O rapper norte-americano Russ passou por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, com a The Journey is Everything Tour. Os shows foram repletos de interações com os fãs brasileiros e contou com abertura do MC Bugus. A Rock Press esteve na etapa carioca da tour e conferiu uma calorosa apresentação no Vivo Rio.
RUSS
The Journey is Everything Tour in Rio!
Vivo Rio – 3 de Dezembro de 2022
TEXTO: Cadu Oliveira
FOTOS: Julia Gomes
Após passar por Finlândia, Egito, Índia, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, Russ aterrizou na Audio (SP) e no Vivo Rio (RJ). No auge dos seus 30 anos, o jovem rapper batizado Russell James Vitale compartilhou com os fãs brasileiros um repertório repleto de hits. Antes de Russ subir ao palco, quem iniciou os trabalhos foi seu melhor amigo, o MC Bugus, produtor musical e artista da cena hip hop de Atlanta (EUA).
Vestido de calça larga, tênis street e blusa de basquete com seu nome nas costas, Russ entrou no palco com vinte minutos de antecedência ao horário combinado. Pegando seus fãs de surpresa, o artista iniciou o show com dois de seus maiores sucessos, “BET” e “Do it Myself”, entoadas de forma enérgica. O rapper mostrou o dedo do meio em várias partes da apresentação, mostrando ser representante legítimo da vertente do Rap de protesto.
Sozinho no palco, acompanhado somente por seus cinegrafistas, Russ busca interação com a plateia. Através de gestos expressivos, pedidos de barulho, incentivo para que a plateia acendesse as luzes dos celulares e até mesmo autografando objetos dos fãs: primeiro um caderno e depois uma camisa.
Seu bom relacionamento com seus admiradores não é de hoje. De dezembro de 2011 a agosto de 2014, o rapper lançou 11 álbuns e 87 singles, de forma independente. Todo esse trabalho lhe rendeu fama, experiência, reconhecimento e um contrato com uma grande gravadora, a Columbia Records. Em maio de 2017, lançou seu décimo segundo álbum, intitulado “There ‘s Really a Wolf”, que lhe rendeu disco de platina (equivalente a um milhão de unidades vendidas nos EUA).
Com tantas canções nas paradas de sucesso, não foi difícil empolgar a plateia. Perto da metade do show, Russ apresentou uma de suas músicas favoritas “Voicemail” de seu álbum Zoo (2018), que alcançou a quarta posição da Billboard 200. Com várias músicas acompanhadas em coro junto ao público e outras arriscadas a capela, o rapper mostrou versatilidade na voz e emoção ao estar cantando novamente no Brasil.
Em uma sequência arrebatadora, Russ finalizou o show com as canções “Best On Earth”, “Missin You Crazy” e “Losin Control”, que levaram o público à loucura antes da pedrada final “What They Want”, celebrada por todos os presentes. Russ saiu de cena por um breve momento, retornou para o bis com a clássica “Do it Myself”, desceu no pit para se despedir dos fãs de forma calorosa e finalizou sua apresentação dizendo “I love you Rio”. – Cadu Oliveira.
Cadu Oliveira – Jornalista, pós-graduado em Jornalismo Cultural (UERJ). Criador do blog Hempadão e rapper com vulgo EXPLICA. Colecionador de vinil há quase 20 anos. Repórter colaborador da Rock Press.