Tradicionalmente conhecida como terra do samba, o bairro de Madureira na zona norte carioca, também é a terra do charme, do comercio de rua, do Jongo da Serrinha e do Rock! Sim do Rock, prova disso foi a edição 2025 do Rock Zine Fest que contou Texuga, Metais Pesados, Clava, Plastic Fire, 77 Idols, DJ Renato Lima e atividades como jogos, feira de HQs, Workshops e ocorreu na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira.
ROCK ZINE FEST 2025
Metais Pesados, Clava, Plastic Fire,
77 Idols, Texuga e DJ Renato Lima
Domingo, 19 de janeiro de 2025
Arena Carioca Fernando Torres – Parque de Madureira – Rio de Janeiro/RJ
TEXTO: Wellington Firmino
FOTOS: Jonathan Assis
Depois de dias chuvosos no início do ano, parece que finalmente o verão chegou em terras cariocas, junto com ele, o Rock Zine Fest, uma iniciativa do quadrinista produtor cultural Ricardo Oliveira, ou simplesmente Kado, que há tempos produz eventos de rock, de anime, zines e HQs, a Rock Press já conversou com o produtor (leia). Esta edição do Rock Zine Fest, mostro que além de ser terra de samba, a zona norte também respira o bom e velho rock n’ roll. Confira como foi evento!

DJ RENATO LIMA
Fazendo Madureira Pulsar!
A tarde prometia, com Madureira se abrindo ao rock alternativo, ambientando todo o público com maestria de quem conhece a cena e o DJ Renato Lima fez com que tudo ao redor fosse propício para o que viria. Presente em todos os momentos, as pausas entre um espetáculo e outro foi impecável com seus sets que passeavam entre o melhor do rock.
METAIS PESADOS
O Pré-Carnaval de Rock que Sacudiu Madureira!

A banda de fanfarra Metais Pesados deu o tom, para uma zona norte que ansiava por novos conceitos na cena. Trompete, trombone, tuba, sax, alfaia e uma percussão efervescente que levou até o mais cético portelense se curvar ao som de: “Can’t Stop” (Red Hot Chilli Peppers), “Born To Be Wild” (Steppenwolf), “Fear of The Dark” (Iron Maiden), dentre outros hits. Luiz Sergio Vieira, Cecília Pretti, Amanda Danielli, Lucio Artioli, Pedro Figueiredo (Riba), Martin Andersson, Davi Fontenele, Lara Paciello, Kelly Corrêa, Luiza Paiva e Gabriel Teodoro fizeram o chão tremer em “Killing in The Name” (Rage Against The Machine), cortejando também o nosso “pré-carnaval” com nada mais, nada menos que “Smell Like Teen Spirit”, som atemporal do Nirvana.
TEXUGA
A Militância do Punk Feminino Presente!

Logo após o fervor incessante de todos que ainda ansiavam por mais rock e representatividade, fomos agraciados pelo peso e mensagem da Texuga, banda de punk rock formada por mulheres que mantém viva a cena ANTIFA. Com orgulho, entoaram hinos como: “Não Tenho Medo”, “Porr# Nenhuma”, “Raiva”, “Banda Feminina”, “Autoestima” e “Jorge Peter Punk”. Depois dessa pedrada sonora, restaria para os fascistas (se por um descuido ali tivesse algum) fugir pro seu habitat natural: o esgoto! A banda havia se apresentado no Festival Bonde Music na noite anterior e naquela mesma semana conversou com a Rock Press (leia aqui). Com Thais Catão (vocal e guitarra), Marcela Valverde (vocal e guitarra), Ana Clara Martins (vocal e baixo) e Lucas Valuche (bateria) em sua formação, a banda fez esse mero escritor usar o que restava de sua voz para cantar junto: “Não Tenho Medo”.
CLAVA
Hardcore, Roda Punk e Atitude!

Logo em sequência, mais um soco musical: Clava, banda de hardcore straight-edge, sobe ao palco e em poucos segundos a plateia abre uma roda punk. O público simplesmente sentiu e viveu cada acorde das guitarras de Guilherme Kirk e Guilherme Stephano, o baixo marcante de Theo Ladany, a bateria impecável de Marcos Soli e o vocal visceral de Alex de La Rocha, misturando essa equação rítmica através de sons como: “Amaterasu”, “Primavera das Rosas Negras”, “O Devir – Negro no Mundo”, “Olhos Oblíquos”, “Oeste”, “Sudaméfrica” e “Facínora”. Só para citar alguns dos sons que agitaram a Arena Fernando Torres, com direito a compartilhamento do microfone do Alex com o público, em uma sinergia incrível, e aos gritos entoaram juntos: “Sem perdão Pro Facínora”. O ápice veio mesmo com o cover “Correr Pelo Céu”, tema do anime Dragon Ball Z, que fez a infância do público vir à tona aos empurrões e em uníssono cantar: “Meu Compromisso é Sempre Vencer!”
PLASTIC FIRE
O Furacão Hipnótico!

A noite chegava em Madureira e até São Pedro curtiu o evento e ordenou que a chuva que se insinuava em cair, recuasse. Afinal, a próxima banda era a Plastic Fire! Orquestrada de maneira ímpar pelo vocalista Reynaldo Cruz, a banda ainda conta com Pedro Barbosa e Mario Luiz Netto (guitarras), Gabriel Santos (baixo) e Felipe Vieira (bateria). Veteranos da cena carioca, não é de agora que a banda costuma criar uma sintonia única com o público, que de maneira quase hipnótica logo nas primeiras músicas pegaram o público, suando e cantando junto ao som de: “Talinum Totalis”, “A Terceira Pílula”, “Dinossauros”, “Eu, o Aríete e a Muralha”, “Núcleo”, “Rumo a Ti” e “A Última Cidade Livre”, canção essa que Reynaldo desceu do palco e cantou junto do público extasiado “O Gigante já não foge Mais, O Gigante já não Fala! O Gigante já não foge mais, O Gigante jaz”. Plastic Fire passou pela Arena como um furacão, arrancando todo mundo do chão e fazendo um vendaval de mosh.
77 IDOLS
Celebração Em Dose Dupla

A noite já tinha caído quando entrou em cena o 77 Idol, banda cover formada por veteranos do underground carioca. MP Godinho (Cara de Porco, Filhotes… baixo e vocal), Cesar Nine, (guitarra e Ex-Coquetel Molotov), Fabio Bolinha (guitarrista e produtor) e Marcelo Nunes (batera), que juntos ritmaram: “Blitzktieg Bop” (Ramones), “I Don’t Mind” (Buzzcocks), “We’re Coming Back” (Cock Sparrer), “Saturday Night” (Misfits), “White Riot” (The Clash) e “Time Bomb” (Rancid). Com um set desses, a celebração em dose dupla estava garantida, isso porque o Godinho, comemorava o seu aniversário no dia, o que dava direito a “Should I Stay Or Should I Go” (The Clash).
ROCK ZINE FEST
Arte, Cultura Alternativa e Rock N’ Roll
O Rock Zine Fest trouxe intensidade, suor, HC Antifa e muito Rock N’ Roll na Arena Fernando Torres. Uma maturidade sonora raramente vista foi presenciada pelos presentes e em prol da cena rock da Zona Norte, algo inesquecível e um gostinho de quero mais, que venha a próxima edição. – Wellington Firmino.
CONTATOS ROCK ZINE FEST: @rockzinefest.rj
Wellington Firmino é guitarrista, letrista, poeta, ex-integrante das bandas Allsteen e Frankfurt, apaixonado por rock e estudante de psicologia.
Jonathan Assis é carioca, comunicólogo, publicitário, músico, ator, fotógrafo, movido a descobertas sonoras e sua banda é a Benkens!