TEXUGA: Coragem e Atitude no Rock Carioca! ENTREVISTA

Atração deste final de semana do Festival Bonde Verão (18/01) e do Rock Zine Fest (19/01), eventos com a essência da cultura independente, a banda Texuga conversou com a coluna 1,2,3,4… da Rock Press na entrevista que segue…

ENTREVISTA: Michael Meneses!
FOTOS: Ian Dias, Luan Citele, Lucas Vieira, Pedro Alce e MAV

Texugos são animais destemidos e sem medo de enfrentar outros animais, mesmo que esses, sejam maiores ou venenosos, e essa coragem, é a inspiração para o nome e a atitude para uma das mais atuantes bandas do cenário atual no Rio de Janeiro, a Texuga, um nome que também é visto como uma das revelações dos últimos anos na cena rock fluminense.

Apresentando um punk-rock com influências de bandas como The Distillers, Hole, Bikini Kill entre outros nomes, além de fontes além da música. A banda é formada por Marcela Valverde e Thaís Catão (vocais e guitarra), Ana Clara Martins (vocais e baixo) e Lucas Valuche (bateria), Texuga teve seu primeiro EP intitulado de “Escárnio e Maldizer”(capa ao lado) e lançado em Julho de 2023. A banda seguiu trabalhando em novas composições, sempre com letras ácidas e carregadas de sarcasmos.

Texuga no Palco do Circo Voador!

Texuga realiza dois shows neste final de semana no Rio de Janeiro, em dois eventos onde a essência da arte independente se faz presente (serviço de ambos abaixo). Conversamos com a banda na coluna 1,2,3,4… da Rock Press na entrevista que segue…

1 – ROCK PRESS / MICHAEL MENESES: Texuga vem se revelando uma das revelações da atual cena rock do Rio de Janeiro. Conte um pouco da história de vocês aos leitores da Rock Press…

Thaís Catão / Texuga: Eu e Marcela no início pensamos em formar uma banda só de mulheres, a Texuga, após a dissolução da nossa banda anterior, a Kinderwhores, que nós começamos a tocar juntas na escola. Nossas influências sempre foram bandas como L7, Hole, Joan Jett, Runaways e Bikini Kill. Nossa primeira baterista foi a Letícia Lopes (Trash No Star) e depois a Ana Clara Martins se juntou a nós como baixista, formando a primeira composição da banda. Quando Letícia saiu para focar em outros projetos, o Lucas Valuche assumiu como baterista da banda.

2 – ROCK PRESS: As letras da banda são ácidas e com sarcasmo. Por que optaram por essa temática?

Thaís Catão: As letras que eu escrevo para a Texuga geralmente trazem críticas sociais e o sarcasmo é usado não só como um instrumento lírico, mas também como estratégia de luta. Nem sempre se pode ser direto e o humor mais ácido incomoda, e, por incomodar, faz as pessoas pensarem.

3 – ROCK PRESS: Texuga é uma banda feminina. Como vocês estão vendo a cena rock feminino e como vocês estão vendo a atual cena independente brasileira?

Thaís Catão: É muito bom saber que hoje em dia existem mais mulheres montando bandas e isso para a gente é muito potente, principalmente porque no início foi muito importante ter outras mulheres como referência. Apesar dos avanços, vivemos em uma sociedade patriarcal e no rock não é diferente, ainda existe muita misoginia no underground, esse é um dos maiores desafios. Muitas vezes as bandas falam sobre respeito e pautas sociais, mas as ações não acompanham o discurso, dessa forma muitas denúncias são abafadas e as mulheres ainda sofrem com assédio e outras violências sistematicamente com uma certa conivência de produtores, donos de shows, homens membros de bandas e até mesmo outras mulheres que reproduzem comportamentos machistas. Vejo que ainda há um individualismo muito nocivo, produzir cultura de forma independente por si só já é difícil, mas acredito que só iremos avançar com um pensamento mais coletivo e de apoio mútuo.

4 – ROCK PRESS: A banda realiza dois shows importantes neste final de semana, Festival Bonde de Verão e o Rock Zine. O que esperam dessas apresentações e como está a agenda de shows para 2025?

Marcela Valverde: A gente tá muito feliz em começar o ano tocando em dois eventos tão legais como o Festival Bonde de Verão (18/01) e o Rock Zine (19/01), ainda mais em palcos que ainda não tivemos a chance de pisar, como o Pecado Mora ao Lado e a Arena Fernando Torres. É uma super honra dividir o line-up com bandas que a gente curte tanto, como a Trash No Star, que toca com a gente no sábado, e a Plastic Fire, no domingo. Sobre os próximos shows, estaremos pela primeira vez em São Gonçalo no dia 25/01, junto Klitoria e Morrida no evento Girls To The Front. Em breve vamos anunciar mais datas no nosso Instagram, nossa agenda está aberta e estamos animados para rodar ainda mais esse ano!

5 – ROCK PRESS: Quais os planos para 2025? E, deixe uma mensagem aos leitores da Rock Press…

Ana Clara Martins: Uma das nossas maiores realizações seria finalmente realizar uma turnê pelo Brasil! Portanto, em 2025, queremos tocar para além do Rio de Janeiro, explorando o máximo de regiões que conseguirmos. Também planejamos gravar novas músicas e lançar diversos materiais. Agradecemos a todos que nos acompanham e contribuem para a nossa jornada e desejamos um ótimo ano a todos os leitores do Rock Press! Caso você seja do RJ e ainda não tenha conferido nossos shows, apareçam esse final de semana. Caso você seja de fora do RJ e queira nos assistir, chame a Texuga para tocar na sua cidade!

Texuga: Shows no
Bonde Music Festival e no Rock Zine Fest!

Texuga se apresenta neste sábado (18), na terceira noite do Festival Bonde Music 2025, em noite que será composta de bandas de empoderamento feminino como B+P, Guidi Vieira e Trash No Star.

O Festival é uma iniciativa do produtor, músico e DJ André Paumgartten, com quem já conversamos aqui na Colina 1,2,3,4… (leia), e é mais uma produção cultural da Bonde Music. O evento segue acontecendo aos sábados de janeiro, no bar O Pecado Mora ao Lado, na Praça da Bandeira (RJ).

Já no domingo (19) a partir das 14h, a banda se apresenta na primeira edição do Rock Zine Fest de 2025, onde divide o palco com nomes também atuantes do rock carioca, Clava, Metais Pesados, Plastic Fire e 77 Idols na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira (RJ).

O evento é uma produção do Kadu que há décadas segue produzindo eventos de rock, de anime, publicando zines e HQs, já conversamos (leia). Importante mencionar que o evento é multicultural e além dos shows e DJs, haverá:
– Feira de Arte e Quadrinhos: Stands e mostra de trabalhos autorais, zines, prints, ilustrações, artesanatos e itens personalizados. Uma oportunidade de conhecer novas publicações, a arte independente e adquirir raridades.
– Sala de Jogos: Aos gamers e entusiastas, haverá um espaço exclusivo para Jogos Offline, mesas de RPG e torneios de card games como Pokémon e Yu-Gi-Oh!
– Workshop de Desenho: Espaço livre para explorar a criatividade artística.

RECOMENDAMOS…
Ambos os eventos são realizações de gente que segue fazendo história no underground carioca e até a nível brasileiro, tendo em vista que ambos os produtores, já trabalharam com artistas nacionais e internacionais. Os serviços dessas iniciativas em prol do rock carioca estão abaixo e além do Texuga, um timaço de bandas legais, prestigiem. #Recomendamos! – Michael Meneses!

CONTATOS TEXUGA:

SPOTIFY: www.open.spotify.com/texugabanda
YOUTUBE: https://youtube.com/@texuga3722
INSTAGRAM: www.instagram.com/texugabanda
DEEZER: https://www.deezer.com/en/artist/187648967
E-MAIL: bandatexuga@gmail.com

BONDE MUSIC FESTIVAL – 2025

PROGRAMAÇÃO:
04 DE JANEIRO: Drama, Vicejo, Anacrônicos e Paumgartten
11 DE JANEIRO: Velho Jou, Iguanas-X, Movimento da Roda e Magma Velvo
18 DE JANEIRO: B+P, Texuga, Guidi Vieira e Trash No Star
25 DE JANEIRO: Ladrão, Nebulosa, 808 Punks e Coyote Valvulado

LOCAL: O Pecado Mora ao Lado – R. Hilário Ribeiro, 196 – Praça da Bandeira/RJ
HORÁRIOS: Abertura da casa às 20h e o primeiro show às 22h.
INGRESSOS: À venda no site da Sympla (aqui) e na hora, na bilheteria da casa.
ENTRADA GRATUITA: Para PCDs e pessoas trans em todos os dias do festival.
PRODUÇÃO: AndréPaumgartten e Bonde Music
INFORMAÇÕES: Bonde Music – https://bondemusic.com.br/
APOIO:

Portal Rock Press – @portalrockpress
Selo Parayba Records – @paraybarecords
Agenda Rock RJ – @agendarockrj
Site Headbangers Brasil – @headbangers_br
Rob Low Produções – @roblowproducoes
Agencia The Bridge – @thebridgepressbr
Selo Saliva Discos – @salivadiscos

ROCK ZINE FEST – 2025

BANDAS: Clava, Metais Pesados, Plastic Fire, 77 Idols, Texuga
OUTRAS ATRAÇÕES: DJ Renato Lima, Oficinas de Artes, Stands, Mostras de HQs, Jogos…
DATA: 19 de janeiro de 2025 (domingo), a partir das 14h.
LOCAL: Arena Carioca Fernando Torres – Rua Bernardino de Andrade, 200, Parque de Madureira – RJ/RJ.
INGRESSOS: Antecipados com preço promocional (até 18/01), a venda no site da Sympla (aqui) e na bilheteria da casa no dia do evento sem preço promocional.
INFO: www.instagram.com/rockzinefest.rj


MICHAEL MENESES
 –
 É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza
... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube