TENACIOUS D mistura Humor e Música no Palco Mundo do Rock in Rio!

A banda do ator Jack Black iluminou o Palco Mundo do Rock in Rio com um show de música e teatralidade. Tenacious D fez Tenacious_D_Marcus_Vini _ VER_MAIS_FOTOGRAFIAversão forró de Nirvana com participação do baixista brasileiro Junior Groovador em show de carisma e competência nas cordas. O humor das letras não descredencia o som como produção a ser levada a sério. Levando em conta o contexto geral, pode-se dizer que a estreia do grupo no Brasil foi de cinema!

TENACIOUS D mistura Humor e Música no Palco Mundo do Rock in Rio!

Rock in Rio - Palco Mundo – 28 de Setembro de 2019
TEXTO: Cadu Oliveira
FOTO: Marcus Vini/Ver+ Fotografia

Tenacious_D_Marcus_Vini _ VER_MAIS_FOTOGRAFIA

Antes de Jack entrar em cena a galera já estava gritando o nome da banda. Nascida em 1994 numa parceria entre Jack Black e Kyle Glass, a Tenacious D nunca tinha tocado no Brasil e estrearam logo no maior festival de música do país. O show começou com o ator, comediante e músico Jack segurando um globo iluminado, cantando a “JB JR RAP”, acompanhado por palmas da plateia.

Tenacious_D_Marcus_Vini _ VER_MAIS_FOTOGRAFIAA banda nasceu como uma dupla acústica, por isso o capricho e entrosamento apresentados no violão. Jack não economizou ao microfone, mostrando que domina não só as cordas da guitarra como também as cordas vocais. Em “Save The World” o telão mostrou a imagem de um desenho do planeta terra.

Muito à vontade na condução de sua apresentação, não deixou de saudar a geografia local. “Rio de Janeiro. Brasil. América do Sul. Nice too meet you. Obrigado”, disse, mesclando português com inglês. Bem-humorado, pergunta ao público como se diz “very sexy” no idioma local. Imagens de frutas e florestas invadem o telão porque era hora da divertida e erótica “Low Hangin’ Fruit”

Na introdução de “Sax-a-Boom” Jack faz um playback de saxofone, brincando com um instrumento infantil. Enquanto isso, Kyle Glass dança divertidamente. No meio dessa música, Jack fala: “Come on, Rio de Janeiro. I want you mother fuck dance”, e chama a participação especial do baixista Junior Groovador, cidadão que veio do Rio Grande do Norte para ter uma noite de rock-star estrela ao lado de Jack Black. Juntos à Tenacious, além da participação em “Sax-a-Boom”, eles tocaram uma versão em ritmo de forró de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana. A execução não só agradou o público como impressionou o próprio Dave Grohl que se encontrava nos bastidores do Rock in Rio e que ao final do show do Foo Fighters agradeceu ao músico potiguar. Groovador é vigilante de profissão e toca baixo em bandas locais de Natal/RN. Após o show, Júnior Tenacious_D_Marcus_Vini _ VER_MAIS_FOTOGRAFIAGroovador declarou que vai leiloar o baixo da apresentação em prol do Hospital Infantil Varela Santiago, especializado no tratamento de crianças com câncer no Rio Grande do Norte.

Aproveitando a energia positiva do show, Jack Black e Kyle Glass fingem uma discussão acalorada, com direito a jogada de palheta na cara e tudo. Como o cara é ator, a cena tem verossimilhança teatral garantida, mesmo com a desconfiança do público de que algo do tipo fosse rolar. No final, Kyle diz “I quit” e abandona o palco. É a deixa para Jack iniciar sozinho, no violão, a romântica “Dude (I totally miss you)”. A ausência de Kyle foi sentida pelo povo que chegou a gritar seu nome, pedindo pela sua volta. E claro que ele voltou, como estava no script. No fim, um abraço sela a paz e finaliza a teatralidade da dupla.

A apresentação contou ainda com a trilha sonora do filme “Tenacious D – Uma Dupla Infernal”, acompanhada em coro pelos presentes. Ao meu lado um jovem de Brasília ameaçou ir às lágrimas: “Assim eu vou chorar, Jack!!”, gritou no máximo volume, e depois confessou que “vim só pra ver o Tenacious, esse gordinho é muito foda”, admitiu Iuri, que viajou de ônibus da capital federal para o Rio de Janeiro só para ver de perto a Cidade do Rock.

Na canção “Tribute” rolou telão demoníaco e um duelo de cordas endiabrado. Na sequência, Glass dá um show à parte na flauta doce, numa introdução do que seria a execução longa de “Double Team”. Durante essa música, Jack apresenta cada um dos músicos, que solam nessa ordem: primeiro o baixo, guitarra, bateria da banda, até que Jack chama novamente a participação do Groovador, que entra à vontade e brinda a todos com um solo swingado, tirado do belo baixo de cordas vermelhas. Ele termina a apresentação dando um beijo na cabeça do Black.

Tenacious_D_Marcus_Vini _ VER_MAIS_FOTOGRAFIA

O show terminou com “Fuck her gently” e o relógio já marcava nove e dez da noite. No fim, apesar das despedidas e da alta demanda de shows e opções gastronômicas, o público permaneceu imóvel, muitos fazendo coro gritando o nome da banda. A Tenacious D abriu as portas do cinema para músico-ator, que protagonizou o clássico filme da "Escola de Rock". Assim como no filme, só que dessa vez no palco Mundo do Rock in Rio, Jack Black e sua banda deram aula. – Cadu Oliveira.


Tudo sobre o Rock in Rio leia em Rock Press: http://portalrockpress.com.br/rock-in-rio 
EQUIPE ROCK PRESS NO ROCK IN RIO 2019: Michael Meneses, Cadu Oliveira, Robert Moura, Jonildo Dacyony, Lorena Brand, Thamires Maciano, Ver+ Fotografias

Portal Rock Press