Tattoo Week Rio 2019 – Arte, Música, Atitude e Conscientização!

Mais uma vez o Rio de Janeiro foi palco da maior convenção de Tatuagem e Body Piercing da América Latina. A Tattoo WeekDiovany_Tattoo_Week_Rio_2019_FOTO_Michael_Meneses_Rock_Press_CREDITO_OBRIGÁTORIO Rio manteve a tradição e teve como palco o Centro de Convençamos Sulamérica e durante os dias 11, 12 e 13 de Janeiro contou com diversas atrações, entre elas muita música, cinema, conscientização social. Rock Press esteve presente! 

Tattoo Week Rio 2019 – Arte, Música, Atitude e Conscientização!
TEXTO: Thamires Marciano - FOTOS: Michael Meneses + Jorge Heli (Capa e Miss Tattoo Week 2019).

Em meio a milhares de pessoas que cruzaram o Centro de Convenções SulAmérica no primeiro grande evento alternativo e de arte de 2019 Tattoo_Week_Rio_2019_FOTO_Michael_Meneses_Rock_Press_CREDITO_OBRIGÁTORIOna capital carioca, essa edição da Tattoo Week Rio teve seu primeiro dia cheio de atrações, na música os destaques foram às apresentações do DJ Grão, as bandas Beach Combers, Ice’n Fire, Nós e os Pássaros, Vênus, The Experience, Santo Junkie, o DJ Under Closer e o Projeto Morena. 

Conversamos com os integrantes da Beach Combers e eles falaram sobre sua participaçãoBeach_Combers_Tattoo_Week_Rio_2019_FOTO_Michael Meneses_Rock_Press_CREDITO_OBRIGATÓRIO no evento.
“É a primeira vez que tocamos em um evento como a Tattoo Week que é o maior da América Latina, é incrível, ainda mais agora que estamos comemorando dez anos de estrada.” - Comentou Leão, Baterista do grupo.
“Acho que tem tudo haver o Beach Combers tocar num evento como esse. O cara tá ali se tatuando e curtindo o som e isso é muito legal porque chega a marcar o momento.” - Disse Gomma, Guitarrista da banda.

Já o DJ Grão comentou sobre como a música inspira na hora de “rabiscar”.
“A música e o desenho andam juntos desde os primórdios. Tatuar é uma arte, e nada melhor do que se inspirar em uma arte para criar outra.”.
Grão também falou sobre seu projeto social chamado DJ por Quilo. “Acho que não é preciso participar de um projeto para ajudar o próximo, mas ter a oportunidade de tocar e arrecadar esses alimentos fazendo o que dá prazer é maravilhoso. Ajudar quem precisa é incrível.” - Concluiu Grão.

Mostra Focus Tattoo reservou sessões com Curtas Independentes e homenageou o diretor Rodrigo Aragão.

No segundo dia de evento as apresentações musicais ficaram com o cantor Edu Gomes, conhecido nos encontros de motociclistas da Região dos Lagos. Nas Picapes, os Focus_Tattoo_Cine_2019_FOTO_MICHAEL_MENESES_Credito_ObrigatórioDJ’s Cacá Werneck (pelo segundo ano consecutivo), Saddam, e a dupla Laura Zennet e Claudio Sangito agitaram a Tattoo Week Rio.

Em meio ao barulhinhos das máquinas e da música a Tattoo Week Rio reservou um espaço ao já tradicional Mostra Focos Tattoo Cine, que esse ano chegou a sua 5ª edição apresentando curtas e longas nacionais de horror, um gênero onde as produções desse segmento crescem a cada dia no Brasil. A mostra contou com a mediação e curadoria de Tatiana Barthem e teve como homenageado o diretor Rodrigo Aragão, do recente “A Mata Negra”. Além dos filmes exibidos, aconteceu um debate de peso com a presença dos atores Roberto Rownteer, Renan Monteiro, o humorista e também ator, Gigante Léo e o diretor e roteirista Neville D’Almeida, responsável pelos filmes “A Dama da Lotação”, “Os Sete Gatinhos” e “A Frente Fria que a Chuva Traz”.Miss_Tattoo_Week_Rio_2019_FOTO_Jorge_Heli_CREDITO_OBRIGATÓRIO

Miss Tattoo Week 2019 dedica seu prêmio à família!

Talvez o grande momento do segundo dia de evento para o público tenha sido o concurso Miss Tattoo Week Rio de Janeiro 2019. Esse ano o evento teve como vencedora a tatuadora Nuna Peixoto.
"Esse é o segundo ano que participo, e estou feliz até por que hoje é meu aniversário, estou comemorando trinta anos e não poderia esperar presente melhor. Dedico essa vitória aos meus filhos.” - Disse a atual Miss Tattoo Week Rio de Janeiro.

Diovany_Tattoo_Week_Rio_2019_FOTO_Michael_Meneses_Rock_Press_CREDITO_OBRIGATÓRIOEmpreendedor comemorou 32 anos de arte durante a Tattoo Week Rio!

A frente do estúdio Diovany Tattoo em Magalhães Bastos na zona oeste do Rio desde 1987, o artista e empreendedor Diovany Francisco festejou todo esse tempo de profissão fazendo o que mais gosta, tatuando é claro! Ele falou sobre sua participação no evento.
“Foi muito emocionante comemorar meus 32 anos de carreira na Tattoo Week. Participo desde a primeira edição e em 2015 fui homenageado, então comemorar assim é maravilhoso. Sou de uma época muito difícil, vi muitos artistas largarem seus sonhos, mas não desisti e estou aqui lutando e vivendo da arte.” - contou Diovany.

Skate, Batalha De Rap, Workshops e Premiação da Melhor Tatuagem marcaram o último dia de evento!Big_Rio_Freestyle_Contest_Tattoo_Week_Rio_2019_FOTO_Michael_Meneses_Rock_Press_CREDITO_OBRIGATÓRIO

O terceiro dia da convenção foi visivelmente o de maior publico e começou com uma alucinante batalha de MC’s, ao lado do palco as rodinhas fluíam no Big Rio Freestyle Contest a competição de skate contou com os melhores nomes da categoria Freestyle, entre eles os atletas o alemão Günter Mokulys 11 vezes campeão mundial. Já as apresentações musicais do dia ficaram nas mãos de Kotfy, MC Alexy, BR70, DJ Priscila Dau e fechando com chave de ouro os sets de 2.2, Camadas Camarão e Duvilão. Outro destaque deste dia foi o workshop com o Renomado artista Norte americano Boog Star. 

Tatuagem: Atitude e Conscientização!

Também não podemos esquecer do espaço kids que realizou pintura corporal nas crianças, um belo jeito de introduzir os pequenos na arte de rabiscar a pele e ajudar a Espaço_Kids_Tattoo_Week_Rio_2019_FOTO_Michael Meneses_Rock_Press_CREDITO_OBRIGÁTORIOconscientizar os futuros jovens que tatuagem é arte. Falando em conscientizar, o stand da Tattoo do Bem realizou trabalhos de micropigmentação gratuitos para Cerca de 100 mulheres que passaram ou estão em processo de quimioterapia. O stand também realizou tatuagens emergenciais ou tatuagens paramédicas, que foram distribuídas – “eu mesma fiz uma e ficou linda!”. Os serviços foram disponibilizados pela ABRAMIC - Associação Brasileira de Micropigmentação. A representante da instituição, Ana Savoy nos falou um pouco sobre a ação deles no evento.
“A ideia foi realizar essa ação trazendo o benefício da micropigmentação para as mulheres com câncer, ou que estejam passando pela quimioterapia para devolver a autoestima delas. Também estamos forte com as tatuagens de segurança, que indicam alergias e doenças crônicas. As pessoas têm aderido ultimamente a essa moda, isso é mais que tatuagem. Acontece das pessoas receberem medicamentos dos quais tem alergias e tatuando esses avisos torna o socorro mais tranquilo e sem chances de erro.” - Explicou Ana.
 
Aproximadamente 34 mil pessoas compareceram aos três dias de evento e a Tattoo Week Rio 2019 arrecadou 22 toneladas de alimentos para doação que foram designados para a instituição “A Minha Casa” que acolhe e cuida de crianças carentes em Campo Grande na Zona Oeste Carioca.

O ultimo dia também foi o momento de eleger os melhores trabalhos, o vencedor desse ano foi o paulista Fabrício Galdino, com a arte surrealista intitulada “A face do Universo”. Ao final do evento, Helida Yama curadora cultural da Tattoo Week falou com a Rock Press fez o balanço da edição 2019:
“É incrível ver essa fusão de tribos de forma geral é o evento foi o esperado. Com as iniciativas pedagógicas, a Miss Tattoo atuando na manifestação da violência contra a mulher, o Focus Cine Tattoo... O evento teve uma interação com o publico, isso é muito importante. O reconhecimento público com o evento é incrível e isso nos motiva a trazer coisas novas para a Tattoo Week Rio a cada edição. A equipe trabalhou muito para fazer essa sétima edição e conseguimos alavancar o ponto de vista artístico, esse mercado que se mantêm graças ao publico jovem, esse que queremos encaminhar pelo caminho da arte na pele". - Comemorou Helida

E assim terminou a sétima edição da Tattoo Week Rio, em Outubro será a vez de São Paulo, até lá, outros eventos já estão confirmados pelo Brasil, segue a agenda e que venha a Tattoo Week Rio 2020! - Thamires Marciano.

Alguns Eventos de Tatuagens confirmados para 2019:
CAMPINAS/SP -
Tattoo Experience - Dias 15, 16 e 17 de Março.
PADRE MIGUEL/RJ – Oeste Fest Tattoo - Dias 3, 4 e 5 de Maio.
BELO HORIZONTE/MG - 9ª BH Tattoo - Dias 17, 18 e 19 de Maio.
BLUMENAU/SC - 3ª Art Day - Dias 7, 8 e 9 de Junho.
SÃO PAULO/SP - Tattoo Week São Paulo – Dias 25, 26 e 27 de Outubro.

Portal Rock Press