Steve Hackett - Sua história e a tour no Brasil em Março de 2018

O ano de 2018 é o mais Genesis no Brasil desde 1977, quando a banda esteve em turnê peloSteve Hackett Foto: Roger Salem DIVULGAÇÃO país. Após as surpreendentes apresentações de Phil Collins no país, e eis que o guitarrista do Genesis, Steve Hackett desembarca por aqui. A tour no Brasil terá inicio no dia 20/3 no Teatro Araújo Viana em Porto Alegre/RS, e segue dia 22/03, no Espaço das Américas de São Paulo, dia 23/03 no Vivo Rio (RJ), dia 24/03, no Teatro Municipal de Niterói/RJ e dia 25/03 no Grande Teatro Palácio das Artes, em Belo Horizonte/MG. A tour faz parte da Top Cat Concert Série 2018, que ainda inclui apresentações outras lendas, como Premiata Forneria Marconi em abril, do ex-E.L.P., Carl Palmer, em maio e no segundo semestre, é a vez de Robert Cray. Todos os shows são uma iniciativa de Stephen Altit, que trouxe ao Brasil o Renaissance e 10.000 Maniacs em 2017.

Steve Hackett - Sua História e a Tour no Brasil em Março de 2018
TEXTO: Rick Olivieri - FOTO: Roger Salem/Divulgação 

A Gênese de Tudo

Quiet World The RoadA origem da trajetória do guitarrista, nascido Stephen Richard Hackett, teve como principal ponto de partida o único disco da banda Quiet World, entitulado "The Road". Era questão de tempo para aquele, então, jovem e reservado músico pegar a estrada e ingressar no grande carrossel que era o Genesis, em dezembro de 1970, em substituição a Anthony Phillips - que era membro fundador e visto como uma peça-chave na sonoridade da banda até aquele ponto, mas que acabou se afastando devido a problemas pessoais. No mesmo período, Phil Collins assumiu a bateria, posto que pertencia a John Mayhew e, renovada a banda, viria a ser lançado o ótimo "Nursery Cryme", em 1971. Deste álbum, onde Hackett apresenta sua pegada vigorosa (também no violão de 12 cordas), podemos destacar "The Musical Box" e "The Fountain Of Salmacis". 

Além do imenso feeling, ele também tinha, em seu "arsenal", técnicas usuais como o famoso "tapping", que muitos atribuem (erroneamente) a Eddie Van Halen. Este último teria, inclusive, dito a Steve que fora influenciado, na maneira de tocar, por uma de suas apresentações ao vivo.

No ano seguinte, 1972, seria a vez de "Foxtrot", trabalho que mostrava um ar apocalíptico desde a concepção da STEVE HACKETT Selling England by the Poundcapa, passando pela sombria  “Watcher of the Skies” até a grandiosa "Supper's Ready". 1973 marcou o lançamento do excelente "", primeiro disco a conter um single de sucesso, "I Know What I Like" e também considerado por muitos, o melhor trabalho do grupo nesta fase. Da primeira faixa, "Dancing with the Moonlit Knight", até sua revisitação, em "Aisle of Plenty", passando pela sublime "The Cinema Show", fica aparente a evolução musical de todos ali. 

Evolução esta que levaria ao brilhante e conceitual "The Lamb Lies Down on Broadway", de 1974, que Phil mencionou em uma entrevista como sendo o registro da banda em seu ápice ("nós nunca tocamos tão bem"). Mas, neste ponto, as coisas começaram a desandar, com o distanciamento de Peter Gabriel, devido ao casamento e nascimento de seu filho. Hackett e os demais compuseram praticamente toda a parte instrumental e Peter ficou restrito ao conceito do álbum e às letras. A turnê foi acometida por vários problemas, que culminaram na saída de Gabriel.

Após um período de incerteza, Collins acabou indo (em mais de um sentido) para um lugar à frente do grupo, no posto de vocalista principal. Com essa formação lançaram, no ano de 1976, "A Trick of the Tail" e "Wind and Wuthering", último trabalho de estúdio do qual Steve participou com eles.  Além de confessar ter sentido sempre certo deslocamento com relação ao demais integrantes, ele também achava que a sonoridade da banda estava cada vez mais tendendo ao lado mais "comercial" e abandonando o "Art Rock", mais sofisticado de outrora. Foi nessa época que o público brasileiro teve a feliz oportunidade de conferir algumas apresentações suas ao vivo do britânico com o Genesis, em São Paulo. Porto Alegre e Rio de Janeiro, em 1977.  LEIA AQUI:  http://portalrockpress.com.br/genesis-s%C3%A3o-paulo-21-e-22-de-maio-de-1977

Alçando Vôo Rumo a Novos Horizontes

Tendo produzido seu primeiro disco solo ("Steve Hackett Voyage of the AcolyteVoyage of the Acolyte") em 1975, quando ainda estava com o grupo, foi natural que prosseguisse nesse caminho. De fato, Steve Hackett se tornou um prolífico artista, lançando disco após disco: "Please Don't Touch" (1978), "Spectral Mornings" (1979), "Defector" (1980), "Cured" (1981), "Highly Strung" e "Bay of Kings" (1983 - ano em que também participou do LP Vôo de Coração do cantor Ritchie, aquele mesmo, do megahit "Menina Veneno").

Depois do "Till We Have Faces" (de 1984) formou com o guitarrista GTR Steve Howe do YES e Steve Hackett do GenesisSteve Howe, do Yes, em 1986, o GTR. Mas a banda não durou muito tempo e Hackett voltou para os álbuns solo, com "Momentum" (de 1988), também revisitando, com frequência, a magistral obra do Genesis, como em "Genesis Revisited" (de 1996) e "Genesis Revisited II" (2012). 

E assim o músico tem seguido até hoje, entremeando os temas clássicos e progressivos com a World Music e, boa parte do tempo, mantendo uma distância segura dos apelos radiofônicos e dos canais de música que movimentaram a indústria nas últimas décadas - e construindo uma trajetória que conta, apenas somando os trabalhos próprios, com quase trinta álbuns.  . 

A Viagem de Volta - O Brasil Revisitado

Steve Hackett tem um longo histórico pelo Brasil, tendo até residido no Rio de Janeiro nos anos 1980 e tocado em terra brasilis por diversas vezes - sendo a mais recente em 2015 - Hackett retorna mais uma vez ao país, após o lançamento do “The Night Siren” (2017). Seu shows costumam ser uma referencia ao estilo e vale conferir. - Rick Olivieri*

 

SERVIÇO - Steve Hackett no Brasil - Março de 2018

PORTO ALEGRE/RS - 20 de março de 2018 - Terça-feira, às 21h.

LOCAL: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685). – Porto Alegre/RS
INFO: www.auditorioaraujovianna.com.br
CLASIFICAÇÃO LIVRE 
INGRESSOS (sujeito à taxa de conveniência):
 www.uhuu.com/evento/rs/porto-alegre/steve-hackett-3939
Agência Brocker Turismo: Av. das Hortênsias, 1845 – Gramado (de segunda a sábado, das 9h às 18h30min, e feriados das 10h às 15h).
Universidade Feevale: R. Coberta, Campus II, Novo Hamburgo (de seg. a sexta, das 13h às 21h, e sáb. das 9h às 14h). INFO: 3271-1208
Bourbon Shopping Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2001 – 2º Piso / Centro de Novo Hamburgo (de seg. a sáb. das 13h às 20h).
INGRESSOS (sem taxa de conveniência):
Bilheteria do Teatro do Bourbon Country: Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar (de seg. a sáb., das 10h às 22h, e dom. e feriado, das 14h às 20h). 
NO LOCAL: Somente na data da apresentação, a partir das 14h. 
SITE: https://www.auditorioaraujovianna.com.br/programacao.php?id=303&evento=STEVE+HACKETT+

SÃO PAULO/SP - 22/03/2018 (quinta-feira), às 22h.
LOCAL: Espaço das Américas - Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda/SP.
ABERTURA DA CASA: 20h
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
INGRESSOS: Bilheteria do Espaço das Américas - (de segunda a sábado, das 10h às 19h).

RIO DE JANEIRO/RJ - 23/03/2018 – Sexta-feira, às 22h.
LOCAL: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo/RJ. 
ABERTURA DOS PORTÕES: 20h
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos. Menores de 18 anos apenas com pais/responsável.
INGRESSOS: SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo/RJ. De terça a sexta das 11h às 18h, aos Sábado e domingo das 15h às 18h. Venda e retirada de ingressos dos eventos do Vivo Rio.
INGRESSOS – SUJEITO A COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA: FNAC - Barra Shopping - ATENÇÃO: Apenas venda de ingressos. Não realiza retirada.
MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS: Confira as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios. 25% de desconto sobre o valor da inteira para clientes Vivo Valoriza, na compra de até 02 ingressos. Para comprovar seu cadastro no programa, basta enviar um SMS para o número 1058 com a palavra VALORIZA. Para clientes Vivo Fixo, Vivo Internet e Vivo TV, basta apresentar a última conta paga. Promoção válida apenas para bilheteria do Vivo Rio.

NITERÓI/RJ - 24/3/2018 (sábado), às 20h
LOCAL:
Teatro Municipal de Niterói - Rua Quinze de novembro, 35 – Centro – Niterói/RJ
ABERTURA DA CASA: 19h
INFO: (21) 2620-1624
INGRESSO: www.ingressorapido.com.br/venda/?id=4550#!/tickets
CLASSIFICAÇÃO LIVRE

BELO HORIZONTE/MG - 25/3/2018 (domingo), às 19hs.
LOCAL:
Grande Teatro Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte/MG.
INGRESSOS: ingressorapido.com.br
CLASSIFICAÇÃO LIVRE

 

Rick Olivieri - Músico, Produtor de Conteúdo Audiovisual e apreciador do bom e velho Rock Progressivo e afins.

Portal Rock Press