Phil Collins no Brasil – “Mais Que Uma Noite a Mais”

O conceituado músico britânico Phil Collins tá chegando ao Brasil em fevereiro para apresentações phil-collins-credito-divulgacaono Rio de Janeiro (dia 22, no Maracanã), São Paulo (dia 24 e 25 no Allianz Parque) e Porto Alegre (dia 27, no Beira Rio). Em seguida a tour que contará com a banda Pretenders como banda de abertura segue pela America Latina com shows no México, Peru, Chile Uruguai e Argentina.

Phil Collins no Brasil – “Mais Que Uma Noite a Mais”
Texto: Rick Olivieri, Silvia Cássivi e Michael Meneses
Fotos e imagens: Divulgação

phil-collins-credito-divulgacao

Philip David Charles Collins, que completou 67 anos no dia 30/01/18, iniciou sua carreira como baterista na conceituada banda Genesis em 1971, ainda em sua fase progressiva, com Peter Gabriel nos vocais e em substituição a Jonathan Mayhew. Conduziu a bateria, percussão e vocais de apoio do "Nursery Cryme" ao "The Lamb Lies Down on Broadway", de 1974. Quando chega o fim da conturbada turnê deste último, em 1975, Gabriel deixa a banda, devido a desentendimentos internos e questões pessoais. 

phil-collins-credito-divulgacaoApós inúmeros testes, o grupo opta por estabelecer Collins como o vocalista principal, por reconhecerem que ninguém cantava tão bem as antigas músicas quanto ele. Muitos fãs mais ardorosos de Rock Progressivo ainda hoje torcem o nariz para a mudança ocorrida na sonoridade da banda. Mas o fato é que Phil Collins substituiu de maneira surpreendente (e com certa relutância) um fantástico frontman como Peter e logo demonstrou ter personalidade o bastante e não ser destinado a viver à sombra de seu antecessor. PodemosGenesis no Brasil em 1977 até mesmo dizer que poucas foram as trocas de vocalista na história do Rock que obtiveram tanto êxito. Os números falam por si e foi a partir dali que o Genesis alcançou seu maior sucesso comercial. Alias foi com Collins nos vocais que o Genesis esteve no Brasil em 1977 para shows em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Saiba como foram esses shows na coluna Shows Que Marcaram Época do Portal Rock Press: http://portalrockpress.com.br/genesis-s%C3%A3o-paulobr-21-e-22-de-maio-de-1977 

Phil Collins é dono de um timbre inconfundível, um bom humor que seus colegas confessam ter quebrado o gelo nas sisudas sessões de gravação do passado e de um ótimo senso para ajudar a compor hits assim como talento para interpretá-los. Após alguns trabalhos na segunda metade dos anos 70 ainda mergulhados na sonoridade mais rebuscada e progressiva, no álbum "And Then There Were Three" começa a se delinear o que viria na década seguinte, através da leve e simples balada "Follow You Follow Me", de alcance mais radiofônico e primeiro grande êxito do grupo nas paradas norte-americanas. Lembrando, contudo, que esta faixa não foi a primeira nessa linha, pois "I Know What I Like" já havia demonstrado uma amplitude maior que a do público aficionado pelo chamado Art Rock. Daí em diante, seguiram-se os hits: "Thats All", "Turn it On Again", "Misunderstanding", "Mama", "Home By the Sea", "Invisible Touch", "Tonight Tonight Tonight", "In too Deep", "Throwing It All Away" e tantos outros, elevando o Genesis a expoente mundial, não só do Rock, mas também da música Pop.

phil-collins-credito-divulgacaoTendo trabalhado na Brand-X entre os anos de 1975 e 1980, Collins resolve partir para uma bem-sucedida carreira solo, nos anos 80. O álbum "Face Value", de 1981, lança a famosíssima "In the Air Tonight", que chegou a tocar com grande destaque no seriado Miami Vice na qual o cantor também fez uma participação especial. No Brasil a série foi exibida no SBT nos anos 1980 e a partir de 1990 pela Globo. 

Outro grande sucesso foi "Against All Odds", composta para o filme "Paixões Proibidas", de 1984 ajudou a consolidar Phil como hitmaker e seus colegas de Genesis chegaram a dizer em entrevista que os problemas de relacionamento na vida pessoal, parecem tê-lo ajudado a se lapidar e a se tornar um extraordinário compositor. "Sussudio", "One More Night", "I Cannot Believe it's True", "Two Hearts", "Another Day in Paradise", "Both Sides of The Story", e "I Wish It Would Rain Down" (que contou com a participação do guitarrista Eric Clapton) são outros sucessos que marcaram bastante a carreira deste prolífico artista britânico, para não dizer workaholic. Além de ter conquistado prêmios como o Grammy e Brit, Phil Collins também arrebatou um Oscar, pela canção da trilha sonora de "Tarzan", de 1999, "You'll Be in My Heart".

Já tendo anunciado sua despedida anteriormente, Phil Collins decidiu dar um tempo na carreira phil-collins-credito-divulgacaoem 2011 e longe das grandes turnês desde 2007, não imaginava que ficaria longe dos palcos por tanto tempo, aproximadamente 10 anos. Contudo estar fora dos grandes shows e turnês não o afastou de continuar sendo um músico influente, seja para amantes do Rock Progressivo ao Pop e seguiu colhendo elogios e reconhecimento de nomes recentes da música pop como Adele, Pharrell Williams, Lorde, Kanye West e Beyonce. Um reconhecimento que soma ao fato que grandes nomes da música já trabalharam com Collins ao longo dos anos, afinal além do já citado Eric Clapton, Phil Collins já dividiu seu talento com Paul McCartney, George Harrison, John Lennon, Elton John, Laura Pausini e Bee Gees.

Passado esse período de descanso, Phil Collins retornou aos palcos e o melhor por uma boa causa ao se apresentar no ano passado em um evento em benefícios da Little Dreams Foundation uma fundação criada por ele mesmo em prol da arte de crianças e jovens. Em seguida se apresentou na abertura do US OPEN - Aberto de Tênis dos EUA - em Nova York em agosto último. A recepção nesses eventos foram tão inspiradoras que o que o colocou de volta aos palcos e em uma nova turnê depois de uma década longe dos shows. Sobre o seu retorno Phil Collins declarou: 

 “Eu pensei que me aposentaria quieto, em silêncio, mas graças phil-collins-credito-divulgacaoaos fãs, a minha família e ao apoio de alguns artistas extraordinários, redescobri minha paixão pela música e pelas apresentações ao vivo. É hora de fazer tudo de novo e estou entusiasmado. Parece a coisa certa a ser feita”.

E é com esse entusiasmo de um artista completo, que Phil Collins vem brindar o Brasil com seu carisma e sua musicalidade ímpares. 

 

The Legendary – Phil Collins Live Brasil e América Latina

Ano passado Phil Collins iniciou uma nova turnê mundial e que agora chega à América Latina, passando pelo Brasil nas cidades de Rio de Janeiro (dia 22, no Maracanã), São Paulo (dias 24 e 25 no Allianz Parque) e Porto Alegre (dia 27, no Beira Rio). Além do Brasil o musico fará shows no México, Peru, Chile, Uruguai, Argentina e Porto Rico. Todos os shows pela América Latina terão o Pretenders como banda de abertura. Os ingressos estão a venda no site: www.eventim.com.br/philcollins 

Além da retomada aos palcos, Collins lançou uma autobiografia, "Not Dead Yet: The Autobiography", que está chegando ao Brasil com o título de Além da retomada aos palcos, Collins lançou uma autobiografia, "Not Dead Yet: The Autobiography", que está chegando ao Brasil com o título de “Phil Collins: Ainda Estou Vivo – Uma Auto Biografia”. Outras novidades no mercado foi relançamento de toda sua discografia de estúdio que foi reeditada e uma coletânea intitulada The Singles com uma seleção de hits escolhidos que foi lançada em CD e LP e que também está disponibilizada para download pela Atlantic Records. 

The Pretenders abrindo a noite é outra bela sacada da tour!

pretenders-credito-divulgacao

Como se não bastasse ter em Phil Collins no palco a turnê The Legendary ainda conta o Pretenders como banda de abertura!  A banda inglesa formada em 1978 e que desde então mesclando do punk ao new wave e música pop abre a noite e sucessos como “I?ll Stand By You”, Don?t Get Me Wrong” e “Back On The Chain Gang” não devem ficar de fora. A banda tráz ao Brasil o show da tour promocional do álbum "Alone", que foi gravado em 2016, na cidade de Nashville, (Tennessee). O disco teve a produção de Dan Auerbach do The Black Keys e foi mixado por Tchad Blake (que já trabalhou com Arctic Monkeys, Peter Gabriel, Elvis Costello). "Alone" ainda contou com participações de Dave Roe, ex-baixista de Johnny Cash e Kenny Vaughan. Liderada por Chrissie Hynde, vocalista e guitarrista, a banda vendeu mais de 25 milhões de discos ao longo de sua história. Chrissie Hynde também se tornou uma das personalidades mais importantes pela causa ambiental e principalmente em defesa dos animais, uma verdadeira guerreira do rock e da ecologia.

SERVIÇO: PHIL COLLINS E PRETENDERS NO BRASIL

ingressos-phil-collins-slider-extraRIO DE JANEIRO - 22 DE FEVEREIRO (ESTÁDIO MARACANÃ).
LOCAL:
 Estádio Maracanã (Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3 - Maracanã/RJ) 
ABERTURA DOS PORTÕES: 17h30
HORÁRIO DOS SHOWS: 
PRETENDERS: 20h
PHIL COLLINS: 21h30.

SÃO PAULO - 24 DE FEVEREIRO (ESTÁDIO ALLIANZ PARQUE).
LOCAL: Allianz Parque (Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca, SP/SP) 
ABERTURA DOS PORTÕES: 16h30
HORÁRIO DOS SHOWS: 
PRETENDERS: 19h15
PHIL COLLINS: 21h.

SÃO PAULO - 25 DE FEVEREIRO (ESTÁDIO ALLIANZ PARQUE) 
LOCAL:
 Allianz Parque (Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca, SP/SP) 
ABERTURA DOS PORTÕES: 15h30
HORÁRIO DOS SHOWS: 
PRETENDERS:
18H15
PHIL COLLINS: 20H.

PORTO ALEGRE - 27 DE FEVEREIRO (ESTÁDIO DO BEIRA RIO) 
LOCAL
: Beira Rio (Av. Padre Cacique, 891 - Praia de Belas, Porto Alegre/RS) 
ABERTURA DOS PORTÕES: 16h
HORÁRIO DOS SHOWS: 
PRETENDERS:
19H45
PHIL COLLINS: 21H15.

DEMAIS SHOWS NA AMÉRICA LATINA:
MÉXICO
- Monterrey – Auditório Citibanamex – 6 de Março 
MÉXICO – Guadalajara - Arena VFG – 7 de Março
MÉXICO – Cidade do México - Palácio de los Deportes – 9 de Março
PERU – Lima - Jockey Club Del Peru – 13 de Março
CHILE – Santiago – Estádio Nacional – 15 de Março
URUGUAI – Montevidéu – Estádio Nacional – 17 de Março
ARGENTINA – Buenos Aires - Campo Argentino de Polo – 20 de Março
PORTO RICO – San Juan - Coliseu de Puerto Rico – 23 de Março

Texto: Rick Olivieri, Silvia Cássivi e Michael Meneses – Fotos e imagens: Divulgação e Arquivo.

Portal Rock Press