"PFM? PFM! – Uma Odisseia do Prog Italiano pelo mundo e a volta ao Brasil!"

A consagrada banda italiana de Rock Progressivo Premiata Forneria Marconi chega ao Brasil neste mês de abril, como parte da tour PFM Premiata Forneria Marconi Foto Orazio Truglio"Emotional Tattoos Tour", realizando  apresentações no Espaço das Américas/SP no dia 19/4, no Vivo Rio/RJ em 21/4 e fechando a turnê no Brasil, dia 22/4 no Cine Brasil Vallourec em Belo Horizonte/MG. A vinda do PFM ao país dá continuidade a Top Cat Series, série de shows promovidos pela Top Cat Produções Artísticas.

“PFM? PFM! – Uma Odisseia do Prog Italiano pelo mundo e a volta ao Brasil” 
TEXTO: Rick Olivieri IMAGENS e FOTOS: Orazio Truglio e Divulgação.

PFM Premiata Forneria Marconi DESTAQUE Foto Orazio Truglio

Uma breve história do grupo:
Em meados dos anos 60, os membros originais da banda, Franz Di Cioccio (bateria), Franco Mussida (guitarra), Flavio Premoli (teclados) e Giorgio Piazza (baixo) faziam parte da ótima  "I Quelli", que devido à qualidade técnica era bastante requisitada por variados artistas italianos. Em 1967, o mundo assistia o nascimento de obras como “Sargent Pepper's”, dos Beatles e “The Piper At The Gates Of Dawn”, do Pink Floyd e via o psicodelismo (inicialmente, underground) emergir com força total.

PFM Premiata Forneria Marconi PER UN AMICO 1972Com ele, começava a nascer o que viria a ser conhecido como Rock Progressivo. Após um breve período, no início dos anos 70, se apresentando como "I Krel" e com a entrada do violinista/flautista Mauro Pagani, a banda, finalmente, muda para "Premiata Forneria Marconi" e abrindo os concertos de bandas como Yes e Deep Purple, eles começaram a ser mais conhecidos e a ampliar seu público. 

Com seu primeiro disco sendo lançado em 1971, e a música "Impressioni di Settembre" dando o pontapé inicial para uma carreira de sucesso, o grupo se consolida de vez com o primoroso "Per un amico", de 1972. Trabalho este seguido, em 1973, do álbum "Photos of Ghost"  que era, PFM Premiata Forneria Marconi  L'isola di niente 1974na verdade, uma versão em inglês do lançamento anterior, recurso usado como uma estratégia de penetrar com mais facilidade no mercado internacional. Isso se repetiria com o "The World Became the World", versão em inglês de "L'isola di niente", de 1974. Também por questões de assimilação, neste período, o grupo optou por reduzir o nome para "PFM", a abreviação do nome teve como meta popularizar a banda para um público ainda maior ao redor do mundo se e facilitar a pronuncia.

PFM Premiata Forneria Marconi  Chocolate kingsEm 1974 saiu o primeiro registro ao vivo. Gravado em solo americano, "Cook" ajudou a catapultar a banda a um novo patamar. Seguiu-se, então, o excelente "Chocolate Kings", de 1975. Apesar da sonoridade empolgante, o trabalho recebeu algumas críticas dos mais radicais pela versão com a capa contendo a bandeira americana. Mas nada que abalasse a trajetória do grupo.

Com uma pausa de dois anos, e já numa fase em que o Rock Progressivo começava a traçar seu caminho com certa dificuldade, afinal naquela época a cultura pop PFM Premiata Forneria Marconi Jet Lag 1977mundial assista a acessão do Punk-Rock e da Disco-Music. Contudo em 1977, os fãs puderam conferir "Jet Lag". O disco foi sucesso de crítica, mas insinuava certa tendência de que houvesse uma mudança no estilo do Premiata. E, de fato, os anos seguintes viram mudanças de som e formação que atravessaram praticamente toda a década de 80. Até que, em 1987, o grupo decidiu dar um tempo nas gravações e  apresentações. Retornando apenas em 1997, com o ótimo álbum "Ulisse". De lá pra cá, houve  vários lançamentos de registro em estúdio e ao vivo, compilações etc. 

Dias Atuais:
PFM Premiata Forneria Marconi FORMAÇÃO 2017O Premiata vem ao Brasil com a seguinte formação: Franz Di Cioccio (bateria, percussão e vocais), Patrick PFM Premiata Forneria Marconi Emotional Tattoos 2017Djivas (Baixo), Lucio Fabbri (Teclado e violino), Marco Sfogli (Guitarra), Roberto Gualdi (Segunda bateria) e Alessandro Scaglione (Teclado e vocais). O trabalho mais recente, de 2017, se chama "Emotional Tattoos" e dá nome à atual turnê da banda. De longeva carreira e com lugar cativo no coração dos fãs, o Premiata Forneria Marconi regressa ao Brasil, após sua última visita, em 2014, e promete mostrar que a boa música progressiva continua viva. E como! - Texto por Rick Olivieri

Discografia parcial da banda:
Storia di un minuto
(1972)
Per un amico (1972) / Photos of Ghost (1973, versão em inglês de Per un amico)
L'isola di niente (1974) / The World Became the World (1974, versão em inglês de L'isola di niente)
Chocolate kings (1975)
Jet lag (1977)
Passpartù (1978)
Suonare suonare (1980)
Come ti va in riva alla città (1981)
P.F.M.? P.F.M.! (1984)
Miss Baker (1987)
Ulisse (1997)
Serendipity (2000)
Dracula (2005)
Stati Di Immaginazione (2006)
A.D. 2010 - La buona novella (2010)
PFM in Classic - Da Mozart a Celebration (2013)
Emotional Tattoos (2017)

FACEBOOK: https://www.facebook.com/premiataforneriamarconiofficial/
SITE: http://www.pfmworld.com/


SERVIÇO: Premiata Forneria Marconi (PFM) no Brasil
SÃO PAULO - 19/04/2018 (quinta-feira), 22hs.
LOCAL:
Espaço das Américas é Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda/SP
ABERTURA DA CASA: 20h
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos. 

RIO DE JANEIRO - 21/04/2018 – Sábado, 21hs
LOCAL: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo/RJ
ABERTURA DOS PORTÕES: 19h
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.
INGRESSOS (sem taxa de conveniência): Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – RJ/RJ
Terça a sexta-feira 11h às 18h, Sábados e domingos das 15h às 18h. Venda e retirada de ingressos dos eventos do Vivo Rio.
INGRESSOS (sujeito à taxa de conveniência): FNAC - Barra Shopping - Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca - Segunda a sábado das 10h às 20h, Domingos das 13h às 19h e Feriados das 15h às 19h. Apenas venda de ingressos. Não realiza retirada.
MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS: Meia-entrada e preços promocionais para clientes Vivo Valoriza na compra de até 02 ingressos, disponível apenas para compra na bilheteria do Vivo Rio.

BELO HORIZONTE/MG - 22 de abril de 2018 (domingo) às 19hs
LOCAL: Cine Brasil Vallourec - Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte/MG.
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INGRESSOS: https://compreingressos.com/espetaculos/9964-premiata-forneria-marconi-grande-theatro-unimed-bh

Portal Rock Press