Paz, Amor & Reggae: Dezarie e Groundation na Fundição Progresso/RJ

E as positivas vibrações de Jah se fizeram presentes no último sábado 24/11, a diva do Reggae Dezarie e o todo Groundation_Fundição_Reggae_Music_2018_FOTO_Larissa_Zanchettapoderoso Groundation fizeram a alegria dos presentes na última edição do ano do Fundição Reggae Music. Jah Bless, And Good Vibes!!!

Paz, Amor & Reggae: Dezarie e Groundation na Fundição Progresso
Fundição Reggae Music - Lapa/RJ – 24 de Novembro 2018
TEXTO: Alexandre Beckão - FOTOS: Larissa Zanchetta

Todo fim de ano é sempre a mesma letra: o estresse acumulado, as obrigações a cumprir, o cansaço, bate o desanimo, e toda aquela carga emocional que tudo isso traz, parecem que vão te esmagar. E você ali, buscando uma fonte de recarga pra dar aquele Up pra segurar até a virada do ano (não que isso faça diferença!). Então, essa recarga rolou e foi na noite do último sábado 24/11, em um show de muita positividade, amor e paz!!!

Após uma semana estressante, o sábado na Lapa é sempre uma ótima opção. Melhor ainda, se for pra curtir a um showzaço de Reggae. Com o destino traçado, marquei meu passo a caminho da Fundição Progresso. Lá chegando, e já pareado com minha parceira de labuta, a indignada Fotografa Larissa Zanchetta, constatamos que aquele calor abafado com pinta de chuva precisava de refresco, e partimos até a barraca de Santa Fátima buscando um bendito refrigério de 700ml de fruta gelada. Na sequência dos fatos, seguimos pra nossa missão, o Fundição Reggae Music. Deixo aqui, o nosso muito obrigado. Valeu, Produção!!! Vamos aos shows...

DEZARIE: Já fazia um tempo, que vários amigos me aconselhavam a uma audição mais atenta da minha parte com o trabalho da diva. http://portalrockpress.com/angra-shows-arrasadores-no-rio-juiz-de-fora-e-belo-horizontemg-ao-lado-do-tuatha-de-danann-e-massacrationTirando a óbvia beleza de sua voz e mensagem, nunca tinha me permitido estar mergulhado na beleza de seu som. E poder constatar essa beleza ao vivo, não tem preço. Despida de qualquer excesso de produção, e sem a afetação/badalação desnecessárias, que desfrutam as estrelas internacionais. 

Dezarie fez um show sóbrio, suave e mágico. Sua voz Groundation_Fundição_Reggae_Music_2018_FOTO_Larissa_Zanchettatraz uma mensagem de paz, amor, fé e união, criando desde o primeiro momento uma comunhão imediata com a plateia, que hipnotizada cantou e vibrou em todas as músicas.

Como em seus álbuns, a direção musical é assinada e pilotada por Ron Benjamim (ex-Midnite Band) no baixo, e o som é outra Groundation_Fundição_Reggae_Music_2018_FOTO_Larissa_Zanchettapedrada. Passeando entre o Roots Reggae, Dancehall e Dub, o pulso da batida é sempre muito forte. Desde os primeiros acordes de “Love In Your Meditation”; passando pelas clássicas “Fya” e “What Ah Morning” o clima era de contemplação e muito amor pelo ar. Depois veio “Not One Penny” e o coro se juntando no refrão; Com “Set Da Flame” e “Jah Throne” a mensagem foi recebida e repassada; Numa plateia cheia de casais, as suaves “Flesh And Bone”, “Children Of The Most High”, “Jah Know Better”, “Angels”, e “Always Remember You” fizeram bonito, deixando o clima mais romântico; “Gracious Mama Africa” fez o pulso bater mais forte, assim como “Slew Dem An Done”; “Gone Down” que contou com a animação de Ron Benjamim; Na sequência, “Poverty” “Keep Praising Jah” e “Mind Yu Own” todas cantadas pelo público; O final foi um dueto de Ron Benjamim ao piano e Dezarie na belíssima “Hail Jah”. Não houve bis, e ficou aquela sensação de acordar de repente de um sonho bom, e que valeu a pena ser sonhado... Obrigado, Dezarie... e volte logo!!! 


GROUNDATION: Liderados pelo guitarrista Harrison Stafford o Groundation fez o que todos esperavam, um showzaço. Depois de 3 Fundição_Reggae_Music_2018_FOTO_Larissa_Zanchettaanos em Groundation_Fundição_Reggae_Music_2018_FOTO_Larissa_Zanchettasilêncio, o grupo californiano voltou de álbum novo, nova turnê e nova formação para a alegria de seus muitos fãs.

Formado por: Wil Blades (Teclado), Jake Shandling (Bateria), Isaiah Palmer (Baixo), Alreca Smith & Brady Shammar (Vocais), Craig Berletti (Teclado/Trumpete), Roger Cox (Saxofone), o brasileiro Eduardo Gross (Guitarra), e Harrison (Guitarra/Voz), mostram que sem dúvida nenhuma quando o assunto é tocar muito a parada é com eles. Divulgaram seu novo álbum The Next Generation (2018), mas não decepcionaram seus fãs mais antigos tocando várias faixas que já são clássicos do seu repertório. Com um Harrison inspirado e encantado com a energia do público carioca, começaram com “Jah Spirit” do disco Each One Teach One (2001), pra na sequência mandar “You Can Profit” de Here I Am (2009).

Com a casa já cantando juntinho mandaram as pedradas clássicas “Weeping Pirates” e “Silver Tongue Show” do consagrado álbum Hebron Gate (2003), cantadas do começo ao fim por toda a plateia; Na sequência, “Prophets & Profit” a primeira do novo álbum, que foi muito bem recebida; Depois outra clássica de Hebron Gate, “Freedom Taking Over” que também foi cantada com a plateia; Depois vieram “One But Ten”, “Hero” com a animada participação de Hélio Bentes do Ponto de Groundation_Fundição_Reggae_Music_2018_FOTO_Larissa_ZanchettaEquilíbrio, que também está no disco, e a alegre “Warrior Blues”; Mais uma sequência, abrindo com o hino “Picture On The Wall” (ponto alto do show!), depois “Golan To Galilee” e “Hold Your Head Up”, a única do seu último álbum A Miracle (2014); A interação da banda com o público foi total, e a felicidade estava estampada nos rostos de todos (mesmo com os pequenos problemas técnicos com a guitarra de Eduardo Gross). 

Tivemos o fechamento com mais uma clássica “Undivided” cantada por todos. Na volta do Bis, a bela “Father & Child” última faixa do novo trabalho pra encerrar com um Harrison realmente emocionado, e feliz em estar aqui e tocando pra nós. Nos agradecimentos, juras de amor ao público carioca, e de um até breve ao público que ficou até o final. Sabendo o quanto é querido e respeitado por aqui, resta apenas saber quando eles voltam... Valeu, Groundation... Jah Bless!!! - Alexandre Beckão.

 

Alexandre Beckão é: Carioca, Aquariano, Rude Boy de coração, e devotado de forma irreversível à Música. Paz & Música!!! Namastê!!!

Postado por Michael Meneses sexta-feira, 30 de novembro de 2018 16:59:00 Categories: Dezarie Fundição Progresso Fundição Reggae Music Groundation Ponto de Equilíbrio Reggae Show
Portal Rock Press