NOVE ZERO NOVE – Comemorando 10 anos, a banda carioca é uma das atrações do Festival Garage Sounds!

Entrevista com Rafael Cabral!

Sempre atuante no circuito alternativo do Rio, a banda Nove Zero Nove está completando 10 anos, e éNOVE_ZERO_NOVE_foto_Larissa_Zanchetta uma das atrações da etapa carioca do Festival Garage Sounds que acontece nesta sexta-feira (12/7), no Espaço HUB-RJ. Conversamos com o baterista Rafael Cabral que nos contou algumas novidades ainda para 2019, e como será a participação da banda no festival, onde dividem o palco com Krisiun, Surra, Molho Negro, Gloria, Hateen, Esteban e as cariocas, Zander, Psilocibina, Malvina, Pavio, Enterro, Tamuya Thrash Tribe, Ladrão, Join The Dance e N.D.R.

NOVE ZERO NOVE – Comemorando 10 anos, a banda carioca é uma das atrações do Festival Garage Sounds!
Entrevista com Rafael Cabral!
ENTREVISTA e TEXTO: Michael Meneses – FOTOS: Larissa Zanchetta e Lis Martins

Já faz NOVE_ZERO_NOVE_foto_Larissa_Zanchettaalgum tempo, em que graças ao trabalho e ao underground da vida, tenho a boa oportunidade de assistir aos shows da Nove Zero Nove. Seja no, já saudoso, Roquealize, em Marechal Hermes no subúrbio carioca ou no Festival Metal Contra o Fascismo, no Circo Voador, a banda sempre manda muito bem!

Em atividade desde 2009, a banda formada por Mergener (vocal), Paulo Pestana e Julianne Lima (guitarras), Eliza Schinner (baixo) e Rafael Cabral (bateria), desperta curiosidade já pelo nome de “Nove Zero Nove”, que nada mais é, que o número do AP onde a bandaMetal_Contra_o_Fascimo_2019 foi formada.

No palco, quem já os assistiu sabe, o Nove Zero Nove é um nome de atitude, não esperem bons moços e moças no palco, a Nove Zero Nove destroem. Não que seja uma banda de Metal, Punk/HC ou afins, eles bebem dessas fontes, assim como de outras. Porém, entenda, o estilo deles é apenas Rock and Roll em sua melhor essência, desses feitos nas garages ou em apês da Lapa/RJ, apenas isso, e, aliás, tem como ser melhor?!

Talvez por isso, a banda consiga agradar diversos públicos e participar de eventos com bandas com estilos, por vezes, muito mais pesados, mantendo assim o ideal “United Forces” presente na cena. Afinal, se todos estão no mesmo barco, por que remar para sentidos diferentes?

As letras da Nove Zero Nove lidam com temas do cotidiano dos músicos, como solidão, manifestos políticos... o que acaba por se refletir na realidade de todos, provocando assim uma identificação direta com seu público, que pelo  que se vê, estão sempre presente nos shows, em prova de fidelidade.NOVE_ZERO_NOVE_foto_Larissa_Zanchetta

O futuro...
Mesmo com 10 anos de correria, apostamos que chegou a hora! É provável que nos próximos meses, a Nove Zero Nove se torne um desses nomes que a grande mídia, ignorando o fato que a banda iniciou suas atividades em 2009, diga que eles são a “Revelação do Rock Nacional”, “Nova Banda”... Seja o que for que o futuro próximo reserve, a Nove Zero Nove já faz história no Rock, mas é amanha que todos os dias serão “Nove Zero Nove Day”!

Entrevistamos o baterista Rafael Cabral na Coluna 1, 2, 3, 4... da Rock Press, que além de falar da participação do Nove Zero Nove no Garage Sounds, e da nova formação da banda, falou das músicas novas...! Segue:

1 – Rock Press - A Nove Zero Nove completou 10 anos e nos últimos meses a banda mudou sua formação e vive um novo momento. Apresente um pouco da história da banda aos leitores da Rock Press e fale da fase atual...
NOVE_ZERO_NOVE_foto_Larissa_ZanchettaRafael Cabral / Nove Zero Nove - 
Pra começar, um alô pro Michael, grande guerreiro da cena alternativa, e pra todo mundo que acompanha a Rock Press. Como bem frisou, estamos completando 10 anos em 2019, ano que começou a mil por hora aqui pra esses lados. Foi preciso trazer novos parceiros para os vocais e guitarra, tudo ao mesmo tempo. Tarefa bem dura, mas já que não temos tempo a perder, simplesmente seguimos em frente e acabamos topando com as pessoas certas - Mergener, que assumiu os vocais, e Julianne Lima, nova guitarrista solo. Já fizemos alguns shows juntos - todos com ótima resposta do público - e temos novas músicas prontas pra sucederem o álbum "Blindado", que lançamos em 2016. As coisas começaram a caminhar rapidamente depois de todo o baque, e isso tá dando um enorme gás pra gente!

2 – Rock Press - Vocês vem participando de eventos contra o fascismo. Como a Nove Zero Nove vê a atual situação política para a cultura e a música no Brasil?Rock_Carioca_Contra_O_Fascismo_no_Beco_das_Artes_RJ
Rafael Cabral - Vivemos tempos de loucura obscurantista, né? Não dá pra ficar em cima do muro vendo tanto retrocesso, vendo os avanços dos últimos anos, que ainda eram só um começo, indo por água abaixo. Destruir é muito fácil, então não tem como existir otimismo. Fundamentalismo religioso, guerra contra a cultura e o conhecimento, fim da aposentadoria, defesa do trabalho infantil, fortalecimento das milícias, judiciário aparelhado, subserviência aos EUA... e parte da população aplaudindo! O que a gente pode fazer, e faz, é canalizar a nossa raiva pra berrar contra essa merda de situação, e não é de hoje que a gente vem comprando essa briga. Tá tudo ficando mais estranho, agora mesmo cancelaram o Facada Fest, lá em Belém/PA, por pressão de graúdos locais. Mas é isso, ao mesmo tempo em que as coisas apertam pro lado de cá, dá pra ver que podemos tornar a vida mais amarga do lado de lá. Essa turma vai cair de podre.

3 – Rock Press - A banda é uma das atrações do eclético Garage Sounds. Qual a importância da existência de eventos ecléticos como esse festival? E como será a participação da Nove Zero Nove no evento?
Nove_Zero_Nove_FOTO_LIS_MARTINSRafael Cabral - O Garage Sounds era um dos mais desejados na nossa lista de festivais. Essa ideia de juntar várias vertentes em um mesmo dia e no mesmo espaço, comum nos anos 90, derrubou um monte de barreira de estilo, influenciou o mercado, e, é claro, influenciou o Nove Zero Nove também. Um evento como esse une, aproxima públicos, gente que não teria contato com certos estilos em outra situação. Acaba mostrando que, no fim das contas, é tudo rock’n’roll. Foi lindo sermos lembrados pra primeira edição do evento no Rio, justo quando ele se torna o maior festival itinerante do país. Então preparamos um show especial, incluindo algumas músicas novas, e com participação da nossa querida amiga Sonja, diva do blues carioca.

4 – Rock Press - Entre as bandas cariocas e de outros estados, comentem o cast do Garage Sounds, quem e como cada uma influência a Nove Zero Nove?
Rafael Cabral - Admiramos demais Krisiun e Surra, e temos uma relação próxima com algumas das bandas cariocas. Já caímos na estrada NOVE_ZERO_NOVE_foto_Larissa_Zanchettacom a Ladrão e dividimos palco inúmeras vezes com New Day Rising e Zander - o Bill acabou até gravando e mixando um single nosso. O Luciano Vassan, do Tamuya Thrash Tribe, foi um dos que seguraram a onda no show que o Luciano Paz não nos deixou desmarcar quando ficamos sem vocalista (uma noite inesquecível pra gente)! São bandas que acabam nos influenciando de um jeito ou de outro, ou pelo som, ou pelo corre. Estamos nos sentindo em casa!

5 – Rock Press - Para fechar, passado o Garage Sounds, o que vem pela frente na Nove Zero Nove? E deixe seu recado aos leitores da Rock Press...
Rafael Cabral - 
Podem esperar lançamentos nos próximos meses, já temos material finalizado com a nova formação. Estamos apenas discutindo as estratégias, mas logo tem coisa nova pintando. Setembro tá chegando e, como já é tradição, vai ter Nove Zero Nove Day! Dessa vez, comemorando os dez anos de Nove Zero Nove, e no Imperator! A Rock Press está convidadíssima! Falando em Rock Press, é bom a galera saber: trata-se de um patrimônio da cena alternativa carioca, então, valorizem! 

CONTATOS NOVE ZERO NOVE:
Site: 
www.novezeronoverock.com/
Twitter: https://twitter.com/novezeronove
Instagram: https://instagram.com/novezeronove
Soundcloud: https://soundcloud.com/novezeronove
Youtube: https://www.youtube.com/user/novezeronove
Facebook: https://www.facebook.com/novezeronoverock


Garage Sounds Rio 2019

garage_Sounds_Rio_2019O Festival teve inicio em 2017 e e nesses dois anos teve edições em cidades do Nordeste, Norte e em Amsterdam na Holanda. Agora o Garage Sounds aterrissa pela primeira vez nas regiões Sudeste e Sul do Brasil e há planos para edições em outros países da América do Sul ainda em 2019.

No Rio de Janeiro, o evento acontece nesta sexta-feira (12/7) no Espaço HUB-RJ (serviço completo abaixo). Além dos shows, o Garage Sounds também terá outras atrações, como gastronomia (incluindo opções veganas), cervejas artesanais da Hocus Pocus, stands de discos dos selos Abraxas Rec. Electric Funeral Rec. e Obscur Rec. e flash tattoo com a Mega Wartz Tattoo.

Além do Rio, o festival passa por Belo Horizonte (14/7), Salvador (18/7), Aracaju (19/7), Maceió (20/7), João Pessoa (25/7), Recife (26/7), Natal (27/7), Fortaleza (3/8), Santos/SP (10/8), Curitiba/PR (11/8), Manaus (6/9) e Belém/PA (7/9). Somando todas as datas, serão mais de 100 bandas, onde além de fortalecer a cena de cada cidade, nomes de relevância nacional e internacional marcam presença no festival.

É claro que a Rock Press reconhece a importância de um festival como esse e logicamente: #Recomendamos, e recomendamos MUITO! Prestigiem a iniciativa do Garage Sounds Festival em sua cidade, estado ou região, eventos como esse são de mega importância ao rock nacional! – Michael Meneses!


SERVIÇO - Garage Sounds Rio de Janeiro- 12 de julho de 2019
SHOWS: 
Krisiun (RS), Surra (SP), Molho Negro (PA), Gloria (SP), Hateen (SP), Esteban (RS) + Zander + Nove Zero Nove + Psilocibina +Malvina + Pavio + Enterro + Tamuya Thrash Tribe + Ladrão + Join The Dance + N.D.R.
OUTRAS ATRAÇÕES: Cervejaria Hocus Pocus + Flash Tattoo com Mega Wart'z Tattoo + Foodtrucks + Stands de discos dos selos Abraxas, Electric Funeral Rec. e Obscur Rec.
DATA: 12 de julho de 2019, a partir das 19 horas
LOCAL: Hub Rio - Av. Professor Pereira Reis, 50, Santo Cristo - RJ/RJ.
INGRESSOS: 
No Site:
 https://www.garagesounds.com.br/ingressos (parcelado em até 12 vezes).
No Local: Apenas no dia do show.
EVENTO: https://www.facebook.com/events/616967735485837/
REALIZAÇÃO: Garage Sounds - www.garagesounds.com.br/
PRODUÇÃO: Electric Funeral Records e Collapse Agency
APOIO: Radio Cidade.

Portal Rock Press