Nação Zumbi + Zé Cafofinho + DJ TioPensamento no Circo Voador: O Show! - 22/9/2018

No último sábado, 22/9, o Circo Voador saudou a chegada da Primavera ao som dos tambores da Nação Zumbi, Nação_Zumbi_no_Circo_Voador_RJ_22_9_2018_ FOTO_ANTONIO_CARLOS_PAESe só para variar foi de casa cheia. A festa ainda contou com a presença de Zé Cafofinho, o DJ TioPensamento, e daquela incrível Vibe que só o público Circo Voador tem!

Nação Zumbi + Zé Cafofinho + DJ TioPensamento no Circo Voador: O Show! 
TEXTO: Alexandre Beckão – FOTOS: Antônio Carlos Peres

Nação_Zumbi_no_Circo_Voador_RJ_22_9_2018_ FOTO_ANTONIO_CARLOS_PAES

Desde os tempos mais antigos e até os dias de hoje, a humanidade sempre homenageou e celebrou a Natureza. E a passagem das estações, talvez seja um dos exemplos mais antigos dessa devoção. Marcamos, criamos e edificamos lugares específicos onde esses eventos deveriam ocorrer, e definimos datas para esses momentos. Nessas datas, cantar e dançar ao som dos tambores era algo que fazíamos, e ainda hoje fazemos com muito fervor. Não sei se foi obra do calorzinho de Primavera, ou por conta também da lua cheia, mas no último sábado (22/09) o show da Nação Zumbi no Circo Voador foi um ótimo ritual de boas vindas a estação das fores. Falar sobre a Nação Zumbi é sempre algo que me deixa muito feliz. Banda nacional de primeira linha, que também é sucesso fora do país, e influenciou muitos que vieram depois deles nesses mais de 25 anos de estrada. Mas o que sempre me encantou, e até onde sei todo mundo, foi o som. Hoje é muito comum, ter o som de tambores e percussão junto ao de guitarra e baixo, soando por todos os lados. Mas no início da década de 1990, quando eles se revelaram era tudo bem diferente. Mas deixemos a história para os historiadores, e vamos ao show, que contou ainda com o abre-alas de Zé Cafofinho, e nos intervalos o DJ TioPensamento. Mais uma vez nossos agradecimentos e reconhecimento a produção. Valeu Circo Voador!

A iluminação e o som estavam harmônicos em todas as apresentações. Antes dos shows e durante os intervalos, o DJ TioPensamento mostrou sua mistura de ritmos regionais brasileiros com bastante Grave nos mixes. O bom trabalho foi visto na reação do público, pra cada faixa que descia sempre tinha alguém sorrindo ou cantando junto. Parabéns pelo bom trabalho, DJ!!!

ZÉ_CAFOFINHO_no_Circo_Voador_RJ_22_9_2018_ FOTO_ANTONIO_CARLOS_PAESZÉ CAFOFINHO: O cantor e músico pernambucano tem sua resenha biográfica escrita por seu parceiro, Arnaldo Antunes. Pra muitos, isso já diz alguma coisa, mas pra você que tá ligado nas últimas, sabe que isso quer dizer muito!!! Ele já tem três álbuns independentes: Um Pé na Meia, Outro de Fora (2005), Dança da Noite (2010), e Casulo (2015). Todos trazem diversas parceiras de renome como Bactéria (Mundo Livre S/A), Chiquinho e Marcelo Machado (Monbojó), China (ex-Sheik Tosado), Arnaldo Antunes (ex-Titãs/Tribalistas) e o Mestre da Produção Musical Hildo Hora. Como compositor, ficou conhecido nacionalmente por "Xirlei", regravada por Gaby Amarantos. Acompanhado apenas por Chiquinho Monbojó (Programação & Beats) e sua guitarra, fez um show que contagiou e teve um grande retorno do público. Desfilaram no repertório: “Luva Pele”; "Dança da Noite”; “Migratorium”; “Canela”; o grande Hit “Xirley”, com coro da galera; “Marimbondo”; “Vem Meu Bem”; “O Segredo Da Cobra”; entre outras. Pela reação do público, logo teremos um baile do Zé Cafofinho. Valeu, Zé!!!

Nação_Zumbi_no_Circo_Voador_RJ_22_9_2018_ FOTO_ANTONIO_CARLOS_PAESNAÇÃO ZUMBI: Jorge Du Peixe (Voz), Dengue (Baixo), Lúcio Maia (Guitarra), Pupillo (Bateria) Toca Ogãn (Percussão), Marcos Matias, Da Lua e Tom Rocha (Alfaias, Berimbau e Percussão) não tem segredos com o público carioca. Sem muita enrolação apresentaram o mesmo show que vem sendo executado na divulgação do seu último álbum Radiola NZ Vol. 1 (2017). 

Começaram com uma bela introdução de berimbaus, e “Refazenda” (Gilberto Gil) deu início aos Nação_Zumbi_no_Circo_Voador_RJ_22_9_2018_ FOTO_ANTONIO_CARLOS_PAEStrabalhos, “Defeito Perfeito”; “Não Há Dinheiro Que Pague” (Roberto Carlos); “Hoje, Amanhã e Depois”; “Bossa Nostra”; “Infeste”; em “Novas Auroras” Jorge Du Peixe pediu, e o público cantou junto; Assim como em “Foi de Amor”; “Dois Animais na Selva Suja da Rua” (Erasmo Carlos); “Inferno”; “Do Nothing” (The Specials); “Sexual Healing” (Marvin Gaye) fez a alegria dos casais presentes; “Amor” (Secos & Molhados); “Cicatriz”; “Quando a Maré Encher”; “Um Sonho”; “A Melhor Hora da Praia”; “Meu Nação_Zumbi_no_Circo_Voador_RJ_22_9_2018_ FOTO_ANTONIO_CARLOS_PAESMaracatu Pesa Uma Tonelada” foi cantada em uníssono com a plateia; “Banditismo Por Uma Questão de Classe” levou todos ao delírio, com um breve discurso sobre a situação política atual e pedidos de consciência aos eleitores presentes; “Côco Dub (Afrociberdelia)” foi o fechamento de um grande show, mas que não agradou a todos já que ficaram de fora vários Hits. Mas venhamos e convenhamos, nunca dá pra agradar a todos quando o assunto é Nação Zumbi. Vale destacar, que durante o show da NZ fomos hipnotizadosNação_Zumbi_no_Circo_Voador_RJ_22_9_2018_ FOTO_ANTONIO_CARLOS_PAES por um espetáculo visual, fruto do excelente trabalho de iluminação e projeções do Coletivo Embolex. Parabéns!

E ficamos assim, a Primavera desse ano teve uma recepção de gala, numa noite linda de Circo Voador e Nação Zumbi brilhando junto com a lua. E que venha o Verão! Valeu Nação Zumbi! Boa sorte, e bons ventos aos dois! 

Nota de último instante: Durante a conclusão desse texto, foi divulgada e confirmada a saída de Pupillo das baquetas da Nação Zumbi. Na banda desde 1995, quando assumiu o lugar de Canhoto, ele vai apenas se dedicar aos trabalhos com produção. Recentemente assinou a produção dos álbuns de Paulo Miklos, Erasmo Carlos e Gal Costa. E seu próximo projeto é o novo de Nando Reis. No seu lugar, entra Tom Rocha. Pra quem acompanha a banda, não há muito espanto, Tom já pilota uma das alfaias do grupo desde 2013. – Alexandre Beckão!

Postado por Michael Meneses terça-feira, 25 de setembro de 2018 15:45:00 Categories: Bandas Nacionais Circo Voador DJ TioPensamento Lapa/RJ Nação Zumbi Show Zé Cafofinho
Portal Rock Press