MUSEU - Não é novela mexicana, Museu é um filme que Recomendamos!

MUSEU - Longa estrelado por Gael García Bernal e com direção de Alonzo Ruizpalacios estreia nesta quinta-feira dia, 08 de Museu_Filme_com_Gael_García_Bernal_CartazNovembro em 9 cidades do Brasil. O filme baseado no famoso assalto ao Museu Nacional de Antropologia do México na véspera do Natal de 1985, é uma sublime mistura de aventura, drama e o eterno valor da amizade de dois amigos, com mais uma brilhante atuação de Gael García Bernal.

MUSEU - Não é novela mexicana, Museu é um filme que Recomendamos! 
TEXTO: Michael Meneses – IMAGENS: Divulgação

Imagine dois ladrões de obras de artes, agora imagine que esses dois são atrapalhados e sem experiência no ramo de roubo a relíquias arqueológicas da Cultura Maia. De contrapartida pense também na forte amizade entre esses dois jovens vividos por, Juan Núñez (Gael García Bernal de “Amores Brutos”, “Babel” e “E sua mãe também”) e Benjamín Wilson (Leonardo Ortizgris de “Güeros”). A amizade dos dois é algo visto por todo o filme, mesmo que às vezes, essa amizade seja abalada por problemas familiares. 

Assim é a trama de Museu, filme com direção de Alonzo Ruizpalacios (do premiado "Güeros"). e com produção e roteiro de Manuel Alcalá. O longa é baseado em um roubo real e que ocorreu no Museu Nacional de Antropologia do México, em meios as festas natalinas do ano de 1985. 

A ideia do filme partiu de lembranças da infância de Ruizpalacios, algo que leva qualquer brasileiro que foi criança em meados da década de 1980 a se colocar no lugar de Ruizpalacios, afinal foi uma época de traumas e glorias vividos pelo povo mexicano. Naquele ano, o México sofreu com um grande terremoto (em  19 de setembro) e meses depois foi a sede de sua segunda Copa do Mundo. Taís acontecimentos, leva ao questionamento: “Como nossas crianças vão reagir daqui a uns anos ao lembrar do Brasil, da Copa, Olímpiadas, Incêndio no Museu Nacional, #EleNão... e outros fatos vividos nos últimos anos?”.

Voltando ao filme, após o atrapalhado, porém bem sucedido roubo, a missão seguinte é a fuga e conseguir vender as peças de artes no mercado negro, o problema é que ninguém quer correr o risco de comprar o acervo. Falando assim, soa que Museu é uma comedia besteirol, engano! Existe um misto de drama e diversão no filme, que tem como melhor mensagem o valor da amizade entre Juan Núñez e Benjamín Wilson, mesmo com todas as crises vivenciadas por ambos, especialmente no caso de Benjamín, que vive o drama de ter um pai doente em estado terminal e alimenta a esperança que com o dinheiro da venda das peças consiga um bom hospital.

Museu_Filme_com_Gael_García_Bernal_Destaque_no_Festival_do_RioUma bela sacada do filme são as menções aos elementos clássicos da cultura mexicana e não falo das cercas de 100 peças da cultura Maia que são furtadas toscamente pela dupla, mas do fato de figuras como Chapollin Colorado, o escritor Carlos Castaneda, e outros ícones mexicanos lembrados no longa. Nossa dica ao cinéfilo é que fique atento aos detalhes. Ah, sim... já ia me esquecendo, Bowie e Pink Floyd então entre os diálogos da dupla Juan Núñez e Benjamín Wilson.

Alem de Gael García Bernal e Ortizgris, Museu conta em seu elenco com Alfredo Castro (de “O clube” e “De longe te observo”), Simon Russell Beale de (“A Morte de Stalin”), Lisa Owen (“Pecado original”), Leticia Brédice (“Nove Rainhas”), Ilse Salas e Lynn Gilmartin.

Museu chega às salas de exibições no Brasil a partir da próxima quinta-feira (8/11), e é um dos destaques do Festival do Rio deste ano, o filme também participou dos Festivais de Toronto, Londres, Karlovy Vary e Los Angeles. E conquistou o prêmio Urso de Prata de melhor roteiro no Festival de Berlim. Por fim, Museu, não é novela mexicana, Museu é um filme que Recomendamos! – Michael Meneses!

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=YCE3rHqg0Zo
DISTRIBUIÇÃO: Supo Mungam Films
EM EXIBIÇÃO NAS SALAS:
SÃO PAULO/SP

Espaço Itaú de Cinema Augusta
Caixa Belas Artes
Reserva Cultural
Cinesala
Cinesystem Morumbi Town

RIO DE JANEIRO/RJ
Estação NET Botafogo
Estação NET Gávea
Estação NET Ipanema
Espaço Itaú de Cinema Botafogo
Cine Star Laura Alvim
Cine Casal Barra Point
Cine Museu da Republica
Cine Santa
NITERÓI/RJ
Reserva Cultural Niterói

PORTO ALEGRE
Guion Cinemas
Espaço Itaú de Cinema Porto Alegre
 
BRASÍLIA
Cine Cultura Liberty Mall
 
BELO HORIZONTE/BH
Cinema Belas Artes
 
SALVADOR/BA
Espaço Itaú de Cinema Salvador
Saladearte Paseo
Saladearte Museu
 
FLORIANÓPOLIS/SC
Cineshow Beiramar
Cine Multi
 
TERESINA/PI
Cinemas Teresina
  
RECIFE/PE
Moviemax Rosa e Silva

Portal Rock Press - Lançamentos