Memora - Escrevendo Memórias no Rock

Memora é uma das bandas mais atuantes do rock alternativo carioca. Na Memora Rock in Rio 2017 FOTO Michael Meneses Portal Rock Pressbagagem de memorias da banda estão desde shows pelos undergrounds da vida à até uma segura apresentação no Palco District do Rock in Rio 2017 (Fotos dessa entrevista). Formada por Rafael Lima (vocal, guitarra e violão), Rod Xavier (vocal e guitarra), Lucas Soares no baixo e William Mardônio Jr. na bateria e loopers. A banda está prestes a lançar um DVD e sempre com uma agenda constante de shows, o próximo acontece dia 17/2 no aconchegante Espaço Nectar Som em Vargem Grande/RJ, com Qu4rto Teto e Diogo Gameiro. Rod Xavier e Rafael Lima respondem as cinco perguntas da coluna 1, 2, 3, 4... do Portal Rock Press. Com vocês 1, 2, 3, 4... com Memora!

Memora - Escrevendo Memórias no Rock!
Entrevista e fotos Por Michael Meneses

Memora Rock in Rio 2017 FOTO Michael Meneses Portal Rock Press

1 – Vocês são figurinhas carimbadas do underground carioca, mas na bagagem já estiveram em eventos de médio e de grande porte, como o Rock in Rio. No entanto, optaram por gravar um DVD no Lona Rock Sunday, um dos eventos independentes mais bacanas do RJ. Isso é uma forma de assumir, reconhecer e não esquecer as raízes da banda?    
Memora Rock in Rio 2017 FOTO Michael Meneses Portal Rock PressRod Xavier: São cinco anos fazendo Rock carregado de influências dançantes e a gente adorou a recepção disso no underground carioca, isso jamais sairá do peito da gente. A Zona Norte da capital nos trouxe parceiros de longa data, gente que também trabalha pesado e percebe que tudo está mudando muito. Ainda existe essa dicotomia underground X mainstream? Não tanto na prática. A gente vê artistas assinando novos contratos e o mainstream nunca foi tão independente, tão autônomo. Se um artista não gerenciar ele mesmo, o seu canal de comunicação e se tornar acessível ao seu público, é difícil as coisas se manterem bem. A gente percebe que não é mais uma questão de existir bandeira underground forte como antes, a Memora tem locais estratégicos pra acessar seu público e é especialmente pra mostrar a energia deles que idealizamos as gravações ao Memora Rock in Rio 2017 FOTO Michael Meneses Portal Rock Pressvivo.
 

2 - Falando em Rock in Rio, como foi participar do festival e quais portas foram abertas?
Rafael Lima: O Rock In Rio foi uma experiência única e que nos fez amadurecer muito enquanto banda e estrutura de entretenimento. É um mega release e abre muito interesse, tanto do público, como dos contratantes e das bandas parceiras. Isso viabiliza muitos approaches em festivais que é uma das nossas metas em 2018. Fora poder participar daquele backstage e de toda a infraestrutura que nos foi ofertada. Muitas portas estão sendo estudadas e firmadas, mas ainda estamos no absoluto sigilo. (risos).
 

Memora Rock in Rio 2017 FOTO Michael Meneses Portal Rock Press3 - Como vocês analisam o rock independente atual no RJ e no Brasil?
Rod Xavier: Definitivamente não é a vez dos superficiais. São tempos em que o bom entretenimento e a qualidade de produção destacam as bandas vencedoras das que não tem shows cheios. O público das cenas anteriores está exigente quanto a qualidade sonora e musical e os adolescentes nunca foram tão ávidos por artistas de verdade, ainda que em outros gêneros você pegue umas letras mais simples. Se um (a) rockeiro (a) não tiver perspicácia de produzir shows excelentes e muito compromisso em não mentir quanto a mostrar quem ele (a) é, a molecada fica no Rap e os mais experientes em casa, ouvindo a nostalgia hoje tocando via streaming. Qualidade final é a jogada. 




4 - Como pintou a parceria com a jornalista e apresentadora do RJTV (Rede Globo) Mariana Gross na música “Generosidade”?     
Memora Rock in Rio 2017 FOTO Michael Meneses Portal Rock PressRafael Lima:
A Mariana tinha um blog onde escrevia muitos textos e poesias. Eu (Rafael) conheci o blog através do Twitter e li dois textos que gostei bastante. Na época, estava gravando meu segundo disco solo e achei que as poesias se encaixavam naquele processo. Pedi autorização à ela, que prontamente liberou e assim que as músicas ficaram prontas, mandei pra ela. Ela adorou, divulgou no Twitter dela, mostrou pros amigos Memora Rock in Rio 2017 FOTO Michael Meneses Portal Rock Presse agora com a Memora foi super parceira também, é uma grande entusiasta do nosso som.



5 - Deixem o recado aos leitores do Portal Rock Press e aos que vão ao Selvagem Autoral dia 17 de Fevereiro próximo show da banda?
Memora:
Salve galera! Chegamos em 2018 com a nossa nova tour: “Aos Vivos E Agora”, que também vai virar um DVD. Cheio de músicas novas, show completamente novo e esperamos vocês pra compartilharmos esse novo momento. Venham aos shows, divirtam-se muito e esperamos nos encontrar por aí! Grande abraço!

Memora na Rock Press




CONTATO:

Facebook: https://www.facebook.com/memoraoficial
Instagram: https://www.instagram.com/memoraoficial/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/65cqPJKDgtuWpPWSr5ws3n
Soundcloud: http://www.soundcloud.com/memoraoficial
YouTube: https://www.youtube.com/user/MEMORAbanda

Portal Rock Press