MELYRA – Girl Metal Power!

O rock carioca vem ganhando força nos últimos anos graças a uma renovação no cenário e a Melyra_FOTO_Vladimir_Melloconsolidação de algumas bandas que já há algum tempo batalham no underground. E, justiça seja feita, muito desse novo gás vem da energia do rock feminino. Um desses nomes é o quinteto Melyra que no próximo domingo 16/6, toca com Raven (UK) e Leather (EUA) no Rock Experience na Lapa/RJ. Batemos um papo com a guitarrista Fe Schenker na Coluna 1, 2, 3, 4... que avisou: “Preparamos algumas surpresas ainda pra esse ano”. Confira!

MELYRA – Girl Metal Power!
ENTREVISTA: Michael Meneses – FOTOS: Amanda Respicio e Vladimir Mello/Divulgação

Mulheres na música, na arte e na vida como um todo, sempre agregaram e isso não é nenhuma novidade. No rock, independente de estilos, nunca foi diferente, e a força feminina sempre se destacou, mesmo em um cenário (independente ou mainstream) por inúmeras vezes, infelizmente, machista. Seja como for, as mulheres da cultura e do rock seguem conquistando e enriquecendo a arte!
 
Melyra_FOTO_Amanda_RespicioNa correria desde 2012, a banda carioca Melyra é um exemplo dessa força. Formada por Fe Schenker (guitarra), Verônica Vox (vocal), Nena Accioly (baixo e vocal), Roberta Tesch (guitarra e backing vocal) e Drika Martins (bateria), a banda lançou em 2014 o EP “Catch Me If You Can” (foto) e seguiram tocando noMelyra_Catch_Me_If_You_Can circuito independente carioca. Em 2018, veio o play “Saving You From Reality” e mais shows e festivais. Entre os quais, Rio Novo Rock, Rio Banda Fest, Roquealize-se e show com o Arch Enemy no Circo Voador/RJ. Outro destaque foi a participação da banda no tributo ao Edu Falaschi.
 
Atualmente, o Melyra segue promovendo o videoclipe da música “Fantasy”, e faz o show de abertura da etapa carioca da turnê brasileira do Raven (UK) e da cantora Leather (EUA), no próximo dia 16 de junho no Espaço Rock Experience na Lapa/RJ. A banda também se apresenta em setembro na Lona Cultural de Bangu/RJ, dividindo palco com Supla, os mineiros do Aneurose, as cariocas, Cara de Porco, Ramyrez 77, entre outras. Ambos os eventos contam com a produção da Be Magic Produções e os ingressos estão à venda.
 
Conversamos com a guitarrista Fe Schenker, sobre a história e o momento atual da banda na entrevista que segue:
 
1 – Michael Meneses / Rock Press - Falem sobre a história da banda aos leitores da Rock Press?
Fe_Schenker_banda_Melyra_FOTO_Amanda_RespicioFe Schenker / Melyra - A Melyra foi formada em 2012. Começamos como toda banda, tocando covers pra nos conhecermos, mas logo surgiu a vontade de compor e começamos a trabalhar nas nossas primeiras músicas. Em 2014, gravamos e lançamos nosso primeiro registro de estúdio, o EP "Catch Me If You Can". Depois disso, fizemos diversos shows pelo Brasil. Abrimos pro Arch Enemy no Circo Voador, participamos do Rio Novo Rock, no Imperator, e tocamos no Tattoo Week entre outros shows memoráveis! Em 2018, gravamos e lançamos nosso primeiro álbum, o "Saving You From Reality" (foto), que estamos divulgando. Recentemente, lançamos o clipe da música "Fantasy", segunda Melyra_Saving_You_From_Realityfaixa do disco, e ele está sendo muito bem recebido pelo público e crítica! Agora nos preparamos pro grande show que teremos junto com o Raven e a Leather!

2 – Michael Meneses / Rock Press - Ao longo dos anos as mulheres sempre foram de grande importância ao rock, a música e para as artes em geral. Porém, com a força dos movimentos feministas dos últimos anos dentro do rock, a cena ganhou um importante fôlego. Como o Melyra interage com isso tudo?
Fe Schenker / Melyra - Nós apoiamos e adoramos que esse espaço está sendo conquistado e ocupado por cada vez mais mulheres! Nós sonhamos com o dia que as coisas serão tão iguais que não precisaremos mais falar sobre distinção deMelyra_FOTO_Vladimir_Mello gênero, tanto no rock como em qualquer outro estilo musical.

3 – Michael Meneses / Rock Press - Vocês vão tocar com o Raven e com a cantora Leather, nomes veteranos do Hard/Heavy. O que esperam desse show?
Fe Schenker / Melyra - 
Estamos preparando um show incrível! Pra nós é uma grande honra poder dividir o palco com eles e poder mostrar nosso trabalho pros fãs das duas bandas! Estamos muito felizes e empolgadas, será uma grande noite!

4 – Michael Meneses / Rock Press - Além do show com o Raven e a Leather, Quais as novidades da banda?
Fe Schenker / Melyra - Preparamos algumas surpresas ainda pra esse ano. Seguiremos divulgando nosso disco e fazendo shows. Nosso objetivo é fazer com que nossa música chegue o mais lMelyra_FOTO_Amanda_Respicioonge possível!

5 – Michael Meneses / Rock Press - Deixe uma mensagem final aos leitores(as) da Rock Press...
Fe Schenker / Melyra - Primeiramente, queremos agradecer a Rock Press por essa entrevista! Convido os leitores a acompanhar a Melyra pelas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter (@melyraband) e também a conhecer nosso som! Estamos em todas as plataformas de streaming! Por fim, estamos ansiosas para encontrar todos vocês pessoalmente no próximo domingo, 16/6, no Rock Experience! Nos vemos lá!

Raven e Leather in Rio!

Pioneirismo! Assim podemos definir o Raven que com 45 anos de estrada, ajudou a dar vida ao N.W.O.B.H.M. sendo influência fundamental para afirmação do estilo ao longo dos anos. Formada por John Gallagher (vocal e baixo), Mark Gallagher (guitarra e backing vocal) e Mike Heller (bateria) o power trio já esteve em turnês com Iron Maiden, Metallica, Whitesnake e outros grandes nomes do Heavy/Thrash/Speed Metal. Para os shows no Brasil não devem ficar de fora, sons como "Mind Over Metal" e "On and On".
 
Já, a cantora Leather é outro exemplo da força do rock feminino que ultrapassa gerações, afinal Leather Leone faz história desde a década de 1980 por ter integrado bandas como Rude Girl e Chastain. Para essa passagem pelo Brasil, Leather recrutou uma banda de experientes músicos brasileiros, são eles: Vinnie Tex e Daemon Ross (guitarras), Thiago Velasquez (baixo) e Braulio Drummond (bateria).
 
As bandas Raven e Leather, seguem pelo Brasil, no ultimo domingo (9/6), se apresentaram em Belo Horizonte/MG, em companhia da Azul Limão, em noite que ao que nos consta, foi épica. Agora é a vez do Rio de Janeiro e vale conferir! – Michael Meneses!
 
ACESSE MELYRA: 
SITE:
 http://www.melyra.com
TWITTER: https://twitter.com/melyraband
FACEBOOK: https://www.facebook.com/melyraband
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/melyraband

SERVIÇO
Raven_Leather_Melyra_in_RioSHOWS:
 Raven + Leather + Melyra
DATA: 16 de junho, às 18hs.
PRODUÇÃO: Be Magic e Scelza Produções.
LOCAL:  Rock Experience - Rua do Riachuelo, 20 - Lapa/RJ.
INGRESSOS: https://bit.ly/2ZRs7FW
EVENTO: https://bit.ly/2WmKHmW

Próximos eventos confirmados da Be Magic Produções:
Tuatha_de_Danann_Pagan_Throne_LiverkingSHOWS: 
Tuatha de Danann + Pagan Throne + Liverking
DATA: 10 de agosto
PRODUÇÃO: Be Magic Produções
LOCAL:  Rock Experience - Rua do Riachuelo, 20 - Lapa/RJ.
EVENTO: https://bit.ly/2vAOZeE


SUPLA_e_Cara de Porco_em_Bangu_RJSHOWS: Supla + Cara De Porco (celebrando 20 Anos) + Melyra + Aneurose (MG), + Ramyrez 77
PALCO ALTERNATIVO COM: Wagner José e seu bando, Kosmo Coletivo e Verme da Lepra.
LOCAL:  Areninha Carioca Hermeto Pascoal - Pça Primeiro de Maio, s/n – Bangu/RJ
DATA: 8 de Setembro de 2019, às 15hs
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INFO: (21) 3463-4945
INGRESSOS: Bilheterias da Areninha Carioca Hermeto Pascoal
EVENTO: https://bit.ly/2FarkqE

Portal Rock Press