LYRIA – A Força do Heavy Melódico Carioca! - ENTREVISTA

Atração da nona edição da Feira Medieval Carioca, evento gratuito que acontece neste LYRIA_foto_Celio_Ferreirafinal de semana (dias 16 e 17/11) no Rio de Janeiro, e com shows em Curitiba (22/11), Sorocaba/SP (23/11) e em São Paulo (24/11), a banda Lyria segue com a turnê acústica “Immersion”. Além do Lyria, também se apresentam na Feira Medieval Carioca, os mineiros do Tuatha de Danann, a banda Café Irlanda (RJ) e diversas outras atrações. Aline Happ (vocalista da Lyria) conversou com a Rock Press na entrevista que segue...
 

LYRIA – A Força do Heavy Melódico Carioca!

ENTREVISTA: Michael Meneses
FOTOS: Celio Ferreira e Michael Meneses

LYRIA_foto_Celio_Ferreira

Em atividade desde 2012 e com seu nome inspirado na mitologia grega, a banda Lyria é formada Aline Happ (vocal), Thiago Zig (baixo), Rod Wolf (guitarra) e Thiago Mateu LYRIA_foto_Celio_Ferreira(bateria). O objetivo sempre foi produzir material próprio, porém, em um primeiro momento, tocavam covers do After Forever, Evanescence, Epica e Nightwish. No ano de 2014, veio o primeiro álbum, intitulado de “Catharsis”, o disco contou com 10 faixas e rendeu os singles “Revenge” “Jester”. O segundo trabalho foi lançado em 2018 e recebeu o nome de “Immersion”. Ambos tiveram produção de Celo Oliveira.

Em março último, a banda se apresentou em Belo Horizonte/MG (FOTOS) e a Rock Press conferiu, (LEIA AQUI). Para o repertório dos shows na Feira Medieval Carioca em Curitiba (22/11), Sorocaba/SP (23/11) e em São Paulo capital (24/11), além das versões acústicas do álbum “Immersion” (2018), estão previstos sons do “Catharsis”.

A temática das letras explora temas pessoais, psicológicos e bastantes pertinentes nos dias atuais, como autismo, ansiedade e depressão. Entrevistamos a vocalista Aline Happ, na Coluna 1, 2, 3, 4...

1 – Michael Meneses/Rock Press – Com menos de 10 anos de estrada, a banda sempre aparece em bons eventos e com a melhor estrutura. Como foi a fase inicial da banda? Conta um pouco da história da banda aos leitores da Rock Press...
Aline Happ / Lyria:
 LYRIA_foto_Celio_FerreiraFundei a banda em 2012, já com o intuito de viver da música. Começamos tocando alguns covers, em pequenos eventos no Rio de Janeiro, mas a ideia sempre foi ter nosso estilo, nossa música. Assim começamos a criar, e em 2014, lançamos nosso primeiro álbum (Catharsis) por meio de um financiamento coletivo que contou com a colaboração de fãs de diversos países. Nessa fase, a maioria dos nossos fãs ainda era de fora do Brasil, mas o planejamento de uma turnê internacional era inviável. Desta forma, em 2015, surgiu a ideia de realizar shows online, vendendo os ingressos para nossos fãs ao redor do mundo. Essa foi uma forma de preencher esta lacuna, estar presente em diversos lugares ao mesmo tempo e poder satisfazer, pelo menos em parte, o desejo dos fãs em assistir um show nosso ao vivo. A partir daí fomos crescendo também no cenário nacional e começamos a realizar diversos shows aqui no Brasil, muitos dos quais nós mesmos produzimos. Em 2018, lançamos o Immersion, novamente com o apoio dos fãs por meio de financiamento coletivo. A partir de então, estamos com a Immersion Tour rodando por diferentes cidades e estados.

2 – ROCK PRESS - O baterista da banda Thiago Mateu é professor de um aluno autista e o Lyria recentemente lançou o clipe da música de "The Rain", inspirado na história de um fã australiano também autista. Qual foi a repercussão desse clipe e tema com os demais fãs da banda?LYRIA_foto_Celio_Ferreira
Aline Happ: Essa sempre foi uma música muito querida pelos fãs do Lyria e ficamos muito felizes de lançar um clipe para ela. Queremos trazer mais visibilidade para este assunto, e sabemos também que a música pode ser uma grande aliada para pessoas no espectro do autismo. A repercussão está sendo extremamente positiva, tanto pela música, quanto pelo tema. No geral, gostamos de escrever músicas fortes que possam inspirar e reconfortar, e sempre recebemos mensagens de como nossas canções ajudam a superar adversidades. Com o clipe de The Rain recebemos muitas mensagens de pessoas no espectro do autismo e de seus familiares e até de pessoas que se identificaram com a letra, mesmo não sendo tão familiar ao tema.

3 – ROCK PRESS - A banda faz show neste final de semana na 9ª Feira Medieval Carioca e está com uma agenda intensa em novembro. Com apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. O que o público pode esperar dessas apresentações?
Aline Happ:
 LYRIA_foto_Celio_FerreiraO público pode esperar um show repleto de energia e emoção, com muitas músicas de nossos dois álbuns. É sempre ótimo estar nos palcos e dividir essa alegria com nossos fãs!  E queremos ver todos lá!

4 – ROCK PRESS - Falando em shows a banda produz o seu próprio evento. O Lyria Fest. Quando será o próximo e LYRIA_foto_Celio_Ferreiracomo é feito a seleção das bandas?
Aline Happ:
 Ainda não temos data para a terceira edição do Lyria Fest, mas possivelmente, teremos uma próxima edição em 2020. A seleção das bandas é feita pelo contato através do no nosso e-mail, onde analisamos todos os candidatos e selecionamos algumas bandas em ascensão, de diferentes estilos.

5 – ROCK PRESS - O ano de 2020 está chegando e o que a banda prepara para o ano que vem? Aproveitando, deixe um recado final aos leitores da Rock Press....
Aline Happ: Para 2020, a ideia principal é continuar e intensificar a divulgação do Immersion em todos os lugares! Então, continuaremos com a Immersion Tour levando o LYRIA_foto_Celio_Ferreirashow para mais e mais cidades (em breve anunciaremos novas datas). Teremos também clipe novo, e algumas outras surpresas. Agradeço pela entrevista e queria dizer para aqueles que ainda não conhecem o Lyria, que esse é o momento ideal para mudar essa situação. E é muito fácil: aproveite para ouvir nossas músicas em praticamente qualquer plataforma digital, assistir nossos clipes e sigam a gente no Facebook e Instagram para mais novidades! Um grande abraço para toda nossa Lyria Army e vemos vocês na estrada!

Feira Medieval Carioca 2019

Chegando a sua nona edição, a Feira Medieval Carioca evento que é um dos maiores eventos do gênero na América tuatha_de_dannan_foto_michael_meneses_credito_obrigatórioLatina e vai reunir na Arena Socioambiental, no Aterro do Flamengo, diversas atividades do gênero, incluindo gastronomia com comidas e bebidas artesanais, trajes e artesanatos típicos, literatura, arena de esgrima e muito mais. A feira vai está repleta de shows que agradam apreciadores da cultura medieval e afins. Além do Lyria, outro destaque são os mineiros do Tuatha de Danann (FOTO) o qual entrevistamos (LEIA AQUI)  na ocasião da última passagem da banda no Rio de Janeiro (RELEMBRE O SHOW). Lembramos, a Feira Medieval Carioca é um evento gratuito, #prestigiem. – Michael Menenes!

CONTATOS LYRIA:
LYRIA_foto_Celio_FerreiraDeezer: https://bit.ly/2UNAjE2
Site: https://www.lyriaband.com/
Spotify: https://spoti.fi/2JzQu6G
Amazon: https://amzn.to/2OlnIpf
iTunes: https://apple.co/2CB3ao5
Google Play: https://bit.ly/357Y0LU
Facebook: https://www.facebook.com/lyriaband/
Instagram: https://www.instagram.com/lyriaband/
YouTube: https://www.youtube.com/user/lyriaband

 


SERVIÇO: Feira Medieval Carioca 2019 - EVENTO GRATUITO

SHOWS: Tuatha de Danann + Lyria + Café Irlanda + Brazilian Pipers + Duo Magic + Loba Luna + Wakanu + Henrique, o Trovador + atrações típicas
DATA: 16 e 17 de novembro (sábado e domingo) às 10h 
LOCAL: Arena Socioambiental (próximo à Praça do Skate) – Av. Infante Dom Henrique, nº 12 - Aterro do Flamengo - RJ/RJ
INFORMAÇÕES: https://www.facebook.com/feiramedievalcarioca/

Portal Rock Press