LITERATURA - Rubinho Giaquinto - Músico e escritor mineiro lança, em Belo Horizonte, seu segundo livro de crônicas, “Roda de Carroça”.

“Roda de Carroça”, segundo livro do músico e escritor Rubinho Giaquinto será lançado nessa quinta-feiraRubinho_Giaquinto_Escritor_e_Músico_Divulgação (22/8) em Belo Horizonte/MG. Música, política e os conflitos do cotidiano são as principais referências do escritor que foca seu trabalho no ambiente urbano e periférico.

LITERATURA - Rubinho Giaquinto - Músico e escritor mineiro lança, em Belo Horizonte, seu segundo livro de crônicas, “Roda de Carroça”.
TEXTO: Robert Moura – FOTOS: Divulgação

Rubinho_Giaquinto_Escritor_e_Músico_DivulgaçãoRubens (ou Rubinho, como é mais conhecido) Giaquinto está lançando seu segundo livro de crônicas, “Roda de Carroça”. O evento acontece nessa quinta-feira (22/8), entre 19h e 22h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais Luiz de Bessa, que fica na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte. A entrada é franca. O livro foi editado pela Sangre Editorial que na mesma ocasião também estará lançando os livros “Ventre Nosso de Cada Dia”, de Helena Soares Aphonso, e “Interior de Mim”, de Alzira Cardillo. Eles têm cuidadosa edição artesanal, com pequena tiragem e impressão realizada pela Caravana Grupo Editorial (a Sangre Cultural é um selo Roda_de_Carroça_Livro_de_Rubinho_Giaquintodo grupo) em sua oficina, em Buenos Aires.

O trabalho literário de Rubinho Giaquinto se baseia em crônicas urbanas, com foco na periferia, aonde a música e política sempre se fazem presentes. Rubinho dá voz a uma parte da população normalmente silenciada e ignorada. Seus textos são denunciativos e reflexivos, mas sem abrir mão do fator afetivo. Seu primeiro livro foi a coletânea de crônicas, “São só garotos” publicados pela Cérbero Edições, em 2018. 

Além de escritor, o belo-horizontino Rubinho Giaquinto é músico, ativista cultural, e cursa Licenciatura em Educação Musical pela UEMG. Também compositor, vocalista e guitarrista, ele desenvolve seu trabalho autoral na banda João Andante, além de ser um dos fundadores das bandas Professor Colcheia e Sinais do Sim, esta última, um tributo aos Paralamas do Sucesso. Extremamente atuante, Rubinho é professor de guitarra e teoria musical, e ainda é produtor artístico e executivo em vários eventos culturais, como o projeto “Movimento dos Sem Palco”, que cria oportunidades para novos talentos na música, sendo presença ativa na cena alternativa mineira.

Sempre buscando diálogo com movimentos sociais, ele trabalha por uma democratização do conhecimento e da história da arte, aproximando música e política, especialmente nas periferias e bairros de classe média de Belo Horizonte. Seu projeto “Contando a História do Rock Brasileiro” é apresentado como atividade extraclasse em escolas e centros culturais da cidade, visando a descentralização da cultura e o desenvolvimento da educação através do Rock como forma de entretenimento e ativismo social. Através da banda Professor Colcheia, que dá primazia aos alunos da periferia, ele tem realizado concursos em escolas abrindo oportunidade para que esses jovens participem de shows da banda mostrando seu talento. – Robert Moura

O livro “Roda de Carroça” pode ser adquirido diretamente com a editora: sangreeditorial@gmail.com
Conheça o trabalho de música autoral de Rubinho Giaquinto: https://www.facebook.com/Bandajoaoandante 

Posted by Michael Meneses 20/08/2019 Categories: Literatura Literatura Rock Paralamas do Sucesso Roda de Carroça Rubinho Giaquinto
Portal Rock Press