JOÃO ROCK 2019 – O rock nacional se faz presente em Ribeirão Preto/SP

Mantendo a tradição em levar grandes nomes do Rock Nacional para Ribeirão Preto/SP, acontece no próximo dia 15 de João_Rock_2019Junho o Festival João Rock. Ocorrendo desde 2002, o festival que começou modesto, esse ano atinge a maioridade, tendo como principais atrações Raimundos, Bonfá e Dado Villa-Lobos, Alceu Valença, Marcelo D2, CPM22, Pitty, Rincon Sapiência entre outros. Recebendo o público da região e de excursões de várias partes do país, a estimativa de público é de cerca de 60 mil pessoas. O evento faz parte das comemorações de aniversário da cidade que comemora, 163 anos. E os ingressos para o festival já estão esgotados.

JOÃO ROCK 2019 – O rock nacional se faz presente em Ribeirão Preto/SP!
TEXTO: Jociane Silva – FOTOS: Carolina Moura + Antonio Carlos Paes

A História...
Desde que o mundo é mundo, festivais de rock se fazem presentes no interiorzão de Deus, do Woodstock em 1969, passando pelo Festival das Águas Claras em 1975 em Iacanga/SP, pelo Aldeia Rock Festival em Aldeia Velha/RJ todos fizeram e fazem história e fortalecem a música e a cultura fora do eixo das capitais.

Assim é o João Rock que desde 2002 leva o rock e a música pop para Ribeirão Preto/SP. Naquela primeira edição que contou com um público de doze mil pessoas no Estádio Municipal Doutor Francisco de Palma Travassos, a casa do simpático time do Comercial F. C. na ocasião se apresentaram CPM22, Ira, Titãs e Cidade Negra.
 
Em 2005, o João Rock teve sua primeira transmissão via internet, hoje é transmitido tanto online como pela TV a cabo. Marcando e registrando encontros como: Caetano e Os Mutantes, Marcelo Nova x Chorão, Titãs x Ira.
 
Em 2008, o Estádio do Comercial ficou pequeno e o Festival passou acontecer no Parque Permanente de Exposições. E, confirmando o seu tamanho em 2009 foi reconhecido como Maior Festival Realizado em apenas um dia no Brasil, com doze atrações e um público de 28 mil pessoas. Já na edição de 10 anos, em 2011, o Festival recebeu algumas atrações internacionais e nomes como Men at Work, Grupo de Reggae Catch a Fire e o DJ Ace Ventura, marcaram presença no evento. Mesmo com músicas de diferentes ritmos, o Festival nunca perdeu sua identidade do Rock Nacional.
 
João Rock 2019...
RaimundosAlém dos shows como no Palco Brasil que faz uma homenagem ao rock do Distrito Federal e conta com shows do Bonfá e Dado Villa-Lobos (foto) cantando Legião Urbana, Natirutis, Capital Inicial, Plebe Rude e Raimundos (foto), o festival terá outras atrações que vão agitar Ribeirão Preto (distante 315 km da capital paulista), porém, muita coisa já vem acontecendo, incluindo o “Concurso de Pôster Lambe-Lambe”, que promoveu arte-urbana e os melhores trabalhos serão expostos no Festival.Dado Villa_Lobos
.
Outro destaque foi o “Concurso de Bandas” que esse ano elegeu duas. Foram cinco etapas e recebeu mais de 600 inscrições. Além de disputar entre si todas as etapas do concurso, as bandas também encararam votação pública no site do João Rock. Na grande final, no Teatro de Arena da cidade, as bandas tiveram a oportunidade de dividir o palco com o hardcore capixaba do Dead Fish. Ao final, as duas vitoriosas foram a carioca Fuze que com uma pegada groove e de pop rock que abrirá o Festival no palco principal que receberá Alceu Valença, Zeca Baleiro, Paralamas do Sucesso, Pitty, Marcelo D2, CPM22, Baiana System, Scalene, Emicida, Rael e Mano Brown. Já o outro vencedor foi o rapper Psycoprata, (de Santa Luzia/MG) que vai levantar a bandeira do Hip Hop no Palco Fortalecendo a Cena, que foca na diversidade na música com Rincon Sapiência, Djonga, Big Up, Filipe Ret, BK e Maneva.
 
Horários...
Em festivais é sempre bom chegar cedo, e o público também precisa ficar atento aos horários, pois alguns shows acontecem simultaneamente. Também rolará arena de esportes radicais, uma trupe circense estará interagindo com o público em diversos pontos do Festival com apresentações de stand up, mágicos, palhaços, malabaristas, equilibristas e muito mais. Lembramos, que mesmo com toda uma estrutura, o que inclui área de alimentação, o público pode levar lanches, água, e é sempre bem importante usar roupas e calçados confortáveis.
 
Com mais de 20 atrações a edição 2019 do João Rock promete, aos que já conhece o Festival, sabem da sua essência e importância para cultura e música em Ribeirão Preto e região, aos marinheiros de primeira viagem, podem ter certeza que será uma experiência incrível, e que #RECOMENDAMOS. - Jociane Silva.

SERVIÇO:
João_Rock_2019_Destaque_em_Ribeirão_Preto_SPJOÃO ROCK 2019
DATA:
 15 de junho De 2019
LOCAL: Parque Permanente de Exposições Av. Orestes Lopes de Camargo - Jardim Jóquei Clube - Ribeirão Preto/SP
INFO: https://www.joaorock.com.br/
ATRAÇÕES:
PALCO JOÃO ROCK:
 Baiana System + Banda Fuze + Pitty + Marcelo
D2 + CPM 22 + Zeca Baleiro + Alceu Valença + Scalene +Emicida e Rael
convidam Mano Brown + Paralamas do Sucesso
PALCO BRASIL – BRASÍLIA: Raimundos + Capital Inicial + Tribo da
Periferia + Dado e Bonfá tocam Legião Urbana + Natiruts convida Hamilton de
Holanda + Plebe Rude
PALCO FORTALECENDO A CENA: Djonga + Maneva + Big
Up + Psycoprata + Filipe Ret + Rincon Sapiência + BK

Portal Rock Press