Jah Bless... E o Circo Voador Chama!!! - The Congos, The Slackers, Rod Anton e BNegão & Seletores de Frequência

Com as bênçãos de Jah, o Circo Voador recebe no dia 18 de maio, mais uma majestade da música jamaicana em The Congos The Slackers Rod Anton BNegão & Seletores de Frequêncianoite que promete ser inesquecível. Os decanos do roots reggae The Congos, a lenda do Ska, The Slackers e a participação do francês Rod Anton. E o que representam esses nomes??? Muito, e muito mesmo!!! Sendo fã ou não do ritmo da terra de Marley é Inegável os talentos aqui reunidos em uma só noite. Para fechar o Line-up, representando muito bem a prata da casa, BNegão & Seletores de Frequência. E Já que nossa função é informar, aqui vai um rápido quem é quem, nessa noite tão especial... 

Jah Bless... E o Circo Voador Chama!!! - The Congos + The Slackers + Rod Anton + BNegão & Seletores de Frequência
TEXTO: Alexandre Beckão – FOTOS: Divulgação


The Congos: Certamente o maior nome da noite, seu fundador e líder, Cedric Myton já mostrou ao que veio aos 16 anos quando alcançou o topo das paradas jamaicanas The Congoscom o som “Dance All Night” do seu primeiro grupo, The Tartans. Quando a banda acabou, Cedric se jogou em outra empreitada junto com Lincoln Thompson, a Royal Rasses, que deixou sua marca com o álbum “Humanity” (1974). Um ano após o fim da Royal Rasses, nascia uma das bandas mais aclamadas do reggae roots de todos os tempos...

Formada por Cedric, “Ashanti” Roy, Watty Burnett e Kenroy Fyffe, The Congos tem como legado “Heart Of The CongosThe Congos”, disco primordial em todos os níveis, um dos mais bem conceituados da história e que foi criado sob a produção de ninguém menos que o gênio Lee “Scratch” Perry, em 77. De lá pra cá, esses senhores absolutamente geniais deixaram o mundo mais roots com álbuns como “Congo Ashanti” (1979), e “Face The Music” (1981), aparições no cinema em “Jamdown” (1980) e “Do Wah Dem” (2009), e até uma parceria com a banda carioca Ponto de Equilíbrio na música “Novo Dia” do disco “Dia Após Dia Lutando” (2010). E pensar que eles estão ali, na casa dos 70 anos. Jah Bless!!!

The Slackers: Com mais de 25 anos de estrada, a banda surgiu em um porão sujo do Lower East Side, em Nova York no início dos anos 90. O som é uma mistura de The Slackersmúsica jamaicana antiga com sons americanos clássicos dos anos 50 e 60. Há influências do Rock'n'Roll, Rythmn & Blues, Jazz e Música Latina. O vocalista Vic Ruggiero cunhou o termo "Jamaican Rock'nRoll" para descrevê-los. E disse: "A banda pode tocar um estilo jamaicano clássico, mas os vocais são claramente no estilo da costa leste americana, revelando a conexão óbvia da música jamaicana com o Doo-Wop do Harlem e do Bronx". Lançaram mais de 15 discos, alguns desses pelo prestigiado Selo Hellcat, de Tim Armstrong (Voz e Guitarra do Rancid). Rodaram o mundo em turnês, e acumularam a experiência que lhes garantem uma alta posição quando o assunto é Ska. Não é à toa, que foram apontados como a melhor banda de Reggae/Ska de NovaThe Slackers York pela Revista Beat, e foram definidos como “O Som de Nova York” pelo New York Times.

Após cinco anos sem lançar um disco de inéditas, quebraram o jejum em 2016. Graças a um bem sucedido crowdfunding e que deu vida ao álbum o “The Slackers”. Mas os fãs não precisam se desesperar, pois mesmo com o trabalho novo, Ara Babajian (Bateria), David Hillyard (Saxofone), Jayson Nugent (Guitarra), Vic Ruggiero (Voz, Órgão e Composição), Marcus Geard (Baixo) e Glen Pine (Trombone e Voz) vêm com um repertório especial, que vai contemplar os fãs cariocas com todas as fases da banda.


Preparem suas pernas pra pular muito!!!

Rod Anton: Se não ligou o nome a pessoa, apenas procure o álbum “Reasonin’” (2012), e dê alegria aos seus ouvidos. O disco é simplesmente um dos Ron Antonmelhores álbuns de reggae dos últimos tempos, e conta a participação de ninguém menos que o próprio The Congos, o lendário Max Romeo e Rod Anton - Reasonina banda Midnite. Então quem é esse francês, que em seu álbum de estreia, teve a participação desses gigantes do Reggae? Sua falta de popularidade não é inteiramente estranha: Rod Anton ainda é um novato, e o grande público do reggae, pelo bem ou pelo mal, direciona sua devoção aos antigos e já consagrados artistas. Entretanto, “Reasonin’” já nasceu clássico, misturando sons dos anos ’70 com uma pegada visivelmente moderna, tanto pelas influências quanto pela qualidade sonora das gravações. O número de participações especiais serve apenas pra atestar a pedrada que esse álbum é.

BNegão & Seletores de Frequência: Bernardo Santos tornou-se conhecido do grande público como vocalista da banda Planet Hemp. Ele saiu do Planet Hemp BNegãoem 2001 para dar início a seu novo projeto, BNegão & Seletores de Frequência, dessa vez misturando Rap, Hardcore, Dub e Funk, com letras repletas de críticas sociais. Lançou em 2003 o álbum “Enxugando Gelo” que foi liberado pelo próprio BNegão para download no site da banda, tornando-se um pioneiro no Brasil a abraçar os conceitos de Copyleft e Creative Commons. As faixas "Nova Visão", "Enxugando Gelo" e a conhecida "A Verdadeira Dança do Patinho" fazem críticas fortes ao governo. BNegão também ganhou o prêmio Orilaxé de melhor vocalista negro, concedido pela ONG/carioca Grupo Cultural Afro-Reggae.

Após nove anos sem lançar material inédito, veio o álbum "Sintoniza Lá" (2012), com onze faixas que trazem BNEGÃO - Transmutaçãoinfluências de diversos estilos como Reggae, Rock e Funk, e foi premiado no VMB MTV 2012 como Álbum do Ano. O disco pode ser baixado gratuitamente no site da banda. Em 12 de agosto de 2012 participou do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, homenageando o cantor e compositor pernambucano Chico Science. No ano de 2015 lançou “TransmutAção” (2015), disco que ampliou o sucesso do grupo. E não acabou surpresas estão por vim e devem ser reveladas nessa noite tão especial, com BNegão & Seletores de Frequência na abertura, eles vêm com um projeto inédito de Reggae/Dub. – Jah Bless We All!!! - Alexandre Beckão

Serviço:
The Congos + The Slackers + Rod Anton + BNegão & Seletores de Frequência
DATA
: Sexta, dia 18 de maio de 2018 às 22h
LOCAL: Circo Voador – Arcos da Lapa S/N – RJ/RJ.
INGRESSOS:
Bilheterias do Circo Voador:
terça a quinta: das 12h às 19h; sexta: das 12h às 24h (exceto feriados) e sábado a partir das 14h.
Na Internet: https://www.ingressorapido.com.br/
CAPACIDADE: 2.000 pessoas
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos (de 14 a 17 somente acompanhados dos pais)

Portal Rock Press