HOCUS POCUS FESTIVAL 2019 - Graveyard (Suécia), Psilocibina e Auramental - Entrevista com Pedro Butelli

Em tour pela América latina, os suecos do Graveyard levam seu stoner rock ao Hocus Pocus Festival,Graveyard_Tour_Brazil_2019_DIVULGAÇÃO evento com produção da cervejaria Hocus Pocus. Será o primeiro show da banda no Rio de Janeiro e serão produzidas duas cervejas exclusivamente para a edição do festival, que acontece no domingo (19/5), no espaço Bco. Space Makers, no bairro do Santo Cristo/RJ e conta ainda com as bandas Psilocibina e Auramental. A coluna 1, 2, 3, 4... conversou com Pedro Butelli um dos sócios-proprietários da marca, que falou do crescimento das cervejas artesanais no Brasil, e claro, sobre Hocus Pocus Festival, antes um balanço da edição 2019 do Festival! 

HOCUS POCUS FESTIVAL 2019 - Graveyard (Suécia), Psilocibina e Auramental - Entrevista com Pedro Butelli!
TEXTO e ENTREVISTA: Michael Meneses
FOTOS: Divulgação e Bruna_Mastrogiovanni (Auramental)

Hocus_Focus_Festival_2019Rock e cerveja sempre teve forte ligação. Bandas surgiram durante confraternizações, composições atemporais foram criadas durante aquele chopinho em um bar de Ipanema, em uma roda de samba, ou nos guetos do subúrbio, e ainda teve eventos de variados segmentos culturais criados em parcerias com marcas de cervejas (o Rock in Rio e a Malt 90 em 1985 é só um exemplo). Por toda a vida, muita coisa fluiu mediante ao rock e uma gelada, e nessa história o importante é ter atitude e responsabilidade na hora de vivenciar a música e degustar aquela cerva.

Em todo o mundo, iniciativas culturais ganharam existência graças a essa parceria de sensações promovidas entre o rock e o malte cevado. Um belo exemplo é o Hocus Pocus Festival evento produzido pela cervejaria Hocus Pocus e que chega a sua quarta edição, tendo como atração os suecos do Graveyard, um dos mais relevantes nomes do stoner mundial. O evento, também terá as bandas cariocas Auramental e Psilocibina. 

Exclusivamente durante o evento, a cervejaria fará o lançamento de dois novos rótulos, a Fairy Dust e a Prometheus Rising, e apenas quem prestigiar o Festival, degustará as mesmas. Outra novidade é o lançamento de uma NE IPA com um lúpulo inédito, ou seja, até então não foi usado por nenhuma cervejaria comercial no mundo, esta terá aromas tropicais, cítricos, com manga e goiaba, e o sugestivo nome de "O Louco" e vai dar início a uma série inspirada no tarot. Outra novidade é a nova leva da premiada Overdrive, considerada a melhor cerveja brasileira no Untappd, maior mídia social de cerveja artesanal do mundo. 

Sobre as bandas dessa edição do festival...
Ao longo dos anos, tocaram no Hocus Pocus Festival, a americana Radio Moscow e os alemães do Samsara Blues Experiment e do Kadavar, além de uma forte representaçãoGraveyard_Tour_Brasil_2019_DIVULGAÇÃO nacional. Segundo a produção, a vinda dos suecos do Graveyard (foto) é um sonho antigo. Conheça as bandas:

GRAVEYARD – Cria de Gotemburgo na Suécia, e com mais de 10 anos de estrada, a banda que é formada por Joakim Nilsson (vocal e guitarra) e Jonatan Larocca-Ramm (guitarra), Truls Mörck (baixo) e Oskar Bergenheim Graveyard_ÁLBUM_PEACE(bateria), se tornou um referencial do stoner rock mundial. Em seu som, mistura se elementos psicodelismo e blues, uma inspiração pura aos amantes do rock setentista, porém atentos a contemporaneidade. Seu último e quinto álbum intitulado “Peace”, teve lançamento da Nuclear Blast Rec. e possui 10 sons que ao lado de trabalhos anteriores estão compondo os setlists da tour. O facebook da banda é: https://bit.ly/2Jn5Qe1
 
Auramental_FOTO_Bruna_MastrogiovanniAURAMENTAL – Calcado em muita psicodelia e no space rock, a banda formada por Enzo Mastrangelo e Paulo Emmery (Guitarra), Bauer França (Baixo) e Vicente Barroso (Bateria). Vem promovendo seu recém-lançado álbum físico no circuito de shows e agradando os adeptos do estilo. Contato: https://bit.ly/2YB9Jj3
 

Psilocibina_FOTO_DivulgaçãoPSILOCIBINA – Esse power-trio carioca com influências de heavy psych e tropical fuzz, em sua formação, Alex Sheeny (guitarra), Rodrigo Toscano (baixo) e Lucas Loureiro (bateria). A banda lançou um álbum homônimo em 2018 e com ele recebeu boas criticas da mídia especializada. Contato: https://bit.ly/2JKPgE4

Saiba mais sobre a essência do festival na entrevista com Pedro Butelli um dos sócios-proprietários da Hocus Pocus, e em seguida o serviço da edição 2019 do Hocus Pocus Festival.

1 – Rock Press/Michael Meneses - Fale um pouco sobre a história do Hocus Pocus Festival, sobre a edição 2019 e o que motivou o surgimento do evento que chega a sua 4ª edição?
Pedro Butelli / Hocus Pocus  - O Hocus Pocus Festival começou em 2016 trazendo Radio Moscow como headliner, depois Graveyard_Tour_Brazil_2019_Destaquefizemos com Samsara Blues Experiment, Kadavar, e agora com Graveyard. A Hocus Pocus foi criada para transmitir para outras pessoas uma parte da nossa personalidade. O principal, claro, é a cerveja: passamos anos estudando para conseguirmos imaginar uma cerveja e trazer ela para a realidade, então todo rótulo que lançamos é uma cerveja que existia só dentro da nossa cabeça e que gostaríamos que existisse no mundo. Com o Hocus Pocus Festival é a mesma coisa: escolhemos as bandas que ouvimos bastante e que gostaríamos que fizessem um show aqui no Rio e tentamos trazê-las. Esse ano, trazemos os suecos da Graveyard, (foto) banda que desde o início da Hocus Pocus sonhávamos em trazer, mas sempre parecia algo muito distante. Esse ano, diferentemente das outras edições, não fizemos com nossos amigos da Abraxas, quem trouxe a banda foi o pessoal da Xaninho Discos. Temos muito a agradecer a eles por nos ajudarem a realizar esse sonho.

2 – Rock Press - Como já é tradição, novas linhas de cervejas serão lançadas durante o a edição 2019 do festival. Apresente-as aos leitores cervejeiros da Rock Press...
Pedro Butelli -
Criamos duas cervejas exclusivas para o festival, que não serão disponibilizadas em nenhum outro lugar: A Fairy Dust, uma American IPA
Cervejas_Hocus_Focus_Festival_2019com os lúpulos Centennial, Mosaic e Citra, e a Prometheus Rising, uma American IPA single hop Galaxy. As duas IPAs foram feitas para maximizar o frescor, ficando prontas no dia anterior ao evento, não filtradas, utilizando os lúpulos mais frescos do mercado e colocadas rapidamente em barris e levadas ao festival. Assim, conseguimos demonstrar a cerveja como ela é imaginada originalmente, com o máximo de frescor como se fosse provada direto do tanque. Além disso, vamos lançar uma cerveja sazonal no Hocus Pocus Festival com um lúpulo que só mais uma cervejaria do mundo fez alguma cerveja com ela. É a primeira de uma série de cervejas e se chama "O Louco", baseada na 1a carta do tarot. É uma New England IPA com o lúpulo HBC 586, perfeito para IPAs, com aromas de manga e goiaba.

3 – Rock Press - Nos últimos nos a produção e o mercado de cervejas artesanais no Brasil cresceu muito, incluindo muitas ligadas a bandas e ao rock em geral. Qual sua visão sobre essa demanda?
Pedro Butelli -
Essa demanda por cervejas mais personalizadas, com gostos e aromas diferentes e que se conectem mais fielmente a uma banda ou alguma outra marca é algo que já acontecia com mais força lá fora e é muito bem vinda por aqui. As cervejarias artesanais têm a flexibilidade de criar algo mais personalizado, o que acaba sendo bom pra todo mundo.

4 – Rock Press - Voltando ao evento, como é feito a seleção das bandas, tendo em vista que o segmento psicodélico/blues/heavy/psych/stoner-rock e afins é pouco, infelizmente, explorado no Brasil, o que faz do festival um diferencial.
Pedro Butelli -
As bandas, assim como as cervejas que escolhemos fazer, são as que admiramos e gostamos de ouvir. Não pensamos no que pode ser melhor comercialmente, o que pode acabar nos gerando alguns problemas financeiros (Risos...), mas tem funcionado até agora. Ao invés de olhar para fora e ver o que o mercado quer, preferimos olhar para dentro e ver o que nós realmente gostamos muito. Acreditamos que fazer as coisas olhando para essa nossa verdade acaba fazendo com que as pessoas sintam isso, e é algo que, por não otimizar o retorno financeiro, acaba sendo raro de ver por aí.

5 – Rock Press - Deixe o recado final aos leitores da Rock Press, aos fãs da Graveyard e apreciadores das cervejas Hocus Pocus...
Pedro Butelli -
Sempre que chega a época do Hocus Pocus Festival fica muito mais claro o quão importantes são as pessoas que nos apoiam, que gostam das nossas cervejas e participam dos nossos eventos. Não daria para trazer essas bandas se vocês não nos apoiassem aparecendo em massa nos eventos, então a gente só tem a agradecer vocês a tornar isso real. Estamos dando nosso máximo pra fazer o melhor festival até hoje. Muito obrigado e até lá!

Lembrando, o Hocus Pocus Festival acontece no próximo domingo (19/5), e os fãs da Graveyard em São Paulo, podem conferir a banda no sábado (18/5), no Fabrique Club. Prestigiem os shows com descontração e bebam com moderação e consciência. – Michael Meneses!   


SERVIÇO - Hocus Pocus Festival 2019 
Graveyard_Tour_Latin_American_2019SHOWS:
Graveyard (Suécia), Psilocibina (RJ) e Auramental (RJ) 
DATA: 19 de maio de 2019 a partir das 15 horas 
LOCAL: Bco. Makers – Rua Gen. Luís Mendes de Morais, 210 – Santo Cristo/RJ 
INGRESSOS:
No local 
No Site:
 https://bit.ly/2JpBCXD
Antecipados nas Lojas:
Beer Underground - Centro/RJ
Hocus Pocus DNA – Botafogo/RJ
Brewteco Leblon – Leblon/RJ
Brewteco Barra – Barra da Tijuca/RJ
Brewteco Tijuca – Tijuca/RJ
Armazém São Jorge – Niterói/RJ
Meia entrada solidária: Basta levar 1kg de alimento não perecível para ter direito à meia entrada solidária
REALIZAÇÃO: Hocus Pocus e Xaninho Discos
EVENTO: https://www.facebook.com/events/1077529125771510/
HOCUS POCUS: https://www.facebook.com/cervejariahocuspocus/

Portal Rock Press