GRAVE DIGGER - The Living Dead in Rio

Nem deu tempo de recuperar o fôlego, e dois dias após o show massacre do Nuclear Assault, oGrave Digger_in_Rio_Brazil_Eduardo_Hollanda Rio de Janeiro já estava diante de outra lenda do metal mundial. Dessa vez, foram os alemães do Grave Digger que passaram pelo Brasil com a turnê do disco "The Living Dead". A apresentação no Rio aconteceu no Teatro Odisseia, em mais uma iniciativa da parceria OnStage Agência e No Class Agency.


GRAVE DIGGER - The Living Dead in Rio
Teatro Odisséia/RJ - 25/04/2019
TEXTO: Marcelo Pereira – FOTOS: Eduardo Hollanda

Grave Digger_in_Rio_Brazil_Eduardo_Hollanda

Grave Digger_in_Rio_Brazil_Eduardo_HollandaIniciando a turnê brasileira para divulgação do álbum "The Living Dead", e em nova visita na terra brasilis, os germânicos do Grave Digger tiveram uma pontualidade britânica e iniciaram seu set às 21hs, no palco do conhecido celeiro dos headbangers cariocas. Interessante ver um público de trintões, quarentões e cinquentões na sua maioria, ávidos para curtirem um som que mescla um power/heavy/speed metal, relembrando o auge dos anos 80 que grande parte curtiu na adolescência. Recapitulando que a mídia gosta de rotular estilos, e eles foram considerados junto do Running Wild e Rage como um dos líderes do movimento FWOGHM (First Wave of German Heavy Metal) e continuam mantendo o legado do nome com excursões e discos lançados, além de tocarem nos principais festivais de rock mundo afora.

Escureceu o palco e eis que surge a caveira "living dead" deixando o público em Grave Digger_in_Rio_Brazil_Eduardo_Hollandapolvorosa pelo início do espetáculo. O que esperar de uma banda com longa estrada que não clássicos e mais rock old school? Quando então, entram, Chris "Reapper" Boltendahl (vocal), Axel "Ironfinger" Ritt (guitarra), Jens Becker (baixo) e Marcus Kniep (bateria), que optaram pela longa estrada de quase quarenta anos em tocar os clássicos de outrora e apenas três delas do álbum lançado no ano passado, o que acabou sendo até mais interessante aos presentes. Para esclarecer, o Marcus Kniep tocou teclado no disco de 2018 e nessa turnê está como baterista, muito bom por sinal, e algumas passagens de teclado são pré-progamadas.

Iniciaram com "Fear of The Living Dead" como aquecimento já mostrando a linha de composição evoluída e calcada nos anos oitenta que por conjuntura ainda não estava no sangue do público. O carisma de Chris, com seu colete repleto de "patches", nos faz ver a sinceridade eminente desse único remanescente original da banda em fazer a Grave Digger_in_Rio_Brazil_Eduardo_Hollandaatmosfera oitentista reinar.

O público em uníssono gritava como em jogos de futebol, "Olê, olé, olé, olé, Digger, Digger..." toda vez que Chris interagia com a galera ou anunciando alguma música. Seguindo o baile tocaram "Tatooed Rider", "The Clains Will Rise Again" com o público ainda se aquecendo e agitando bastante.

A próxima, foi "Lionheart", um clássico que geral cantarolou com a banda numa sintonia e saudosismo. Quem conhece a banda apenas pelos discos não imagina o quão grandioso de ver o estilo rocker tanto no visual quanto sonoro apresentado por Axel com grande influência dos melhores mestres das seis cordas do hard rock, sem contar com o baixo galopante do experiente Jens, aquela voz rasgada e poderosa de Chris e a batera coesa e precisa de Marcus que nos faz retornar aos áureos tempos do power metal.Grave Digger_in_Rio_Brazil_Eduardo_Hollanda

Como informado, flertaram por grande parte da discografia com alguns momentos coesos, intensos e outros mais reflexivos fazendo uma interatividade diferenciada do grito de torcida e roda em show de cerca de uma hora e quarenta minutos. O público interagiu cantando e agitando sem parar. Essa soma fã + banda que resulta em uma bela sintonia, só perde pontos por conta de alguns fãs que insistem na mania incessante de levantar seus celulares para filmar toscamente o show, o que leva os fotógrafos credenciados a terem um paciência de Jó para fazerem seu trabalho com maestria. Porém, nada que cause constrangimento, a maioria já se acostumou.

Grave Digger_in_Rio_Brazil_Eduardo_HollandaClássicos como "Excalibur" e "Rebellion" tiveram seus momentos de euforia interna dos bangers com espera de grande ansiedade pelas suas execuções, por ativarem as memórias dos áureos tempos. O ápice ocorreu [foi] no fim da festa com direito a paradinha em tudo na execução e consequente suspense, da extraordinária "Heavy Metal Breakdown" que para nós, cariocas, foi algo marcante por ser tocado no programa "Guitarras" na extinta Rádio Fluminense FM (A "Maldita"). Simplesmente Nostálgico! - Marcelo Pereira.


Próximos eventos com produção da OnStage Agência & No Class Agency:

SHOW: SOTO - Origami World Tour 2019
DATA:
4 de Maio, Sábado, às 19hs.
LOCAL: Teatro Odisséia - Av. Mem de Sá, 66 – Lapa/RJ
INGRESSOS: https://bit.ly/2Lk5sP2
EVENTO: https://bit.ly/2ZRxMvz

SHOWS: Supercombo + Menores Atos + Os Caras & Carol
DATA:
Sábado, 18 de Maio, às 22hs
LOCAL: Circo Voador - Av. Mem de Sá, S/N – Lapa/RJ
INGRESSOS: https://www.tudus.com.br/
EVENTO: https://bit.ly/2ZMIK5m
PRODUÇÃO: Multimeios Produções e OnStage Agência

SHOW: Cradle of Filth (Pela primeira vez no Rio de Janeiro) + Krisiun
DATA:
Sexta-feira, 24 de maio, às 20hs
LOCAL: Circo Voador - Av. Mem de Sá, S/N – Lapa/RJ
INGRESSOS: https://www.tudus.com.br/
EVENTO:  https://bit.ly/2XZgkU4

SHOW: Edu Falaschi - Temple of Shadows in Concert
DATA: Domingo, 26 de maio, às 18h
LOCAL: Circo Voador - Av. Mem de Sá, S/N – Lapa/RJ
INGRESSOS: https://www.tudus.com.br/
EVENTO: https://bit.ly/2V6WI3w

SHOW: Rotting Christ
DATA:
Quinta-feira, 30 de maio, às 19:30hs
LOCAL: Teatro Odisséia - Av. Mem de Sá, 66 – Lapa/RJ
INGRESSOS: https://bit.ly/2JcuFsk
EVENTO:  https://bit.ly/2PIx27f
PRODUÇÃO: TC7 Produções e OnStage Agência

SHOW: Living Colour Vivid 30th Celebration 
DATA:
Quinta-feira, 13 de junho, às 19hs
ABRETURA: Seu Roque
LOCAL: Circo Voador - Av. Mem de Sá, S/N – Lapa/RJ
INGRESSOS: https://www.tudus.com.br/
EVENTO: https://bit.ly/2WtyJI8

SHOW: Face to Face
DATA:
Quinta-feira, 4 de julho, às 19hs
LOCAL: Teatro Odisséia - Av. Mem de Sá, 66 – Lapa/RJ
INGRESSOS: https://bit.ly/2FhVWpp
EVENTO:https://bit.ly/2ZOcgYF
PRODUÇÃO: OnStage Agência & Solid Music Entertainment

Posted by Michael Meneses Thursday, May 2, 2019 10:02:00 PM Categories: Grave Digger Hard Rock Heavy Metal Lapa/RJ Metal No Class Agency On Stage Agencia Rock Rock Carioca Teatro Odisseia
Portal Rock Press