Focus in Niterói/RJ - Teatro Municipal de Niterói/RJ – 14/9/2017

Focus in Niterói/RJ – Teatro Municipal de Niterói/RJ – 14/9/2017Focus live Niterói RJ FOTO Marcia Monteiro
Texto por: Marcus Larbus - Fotos: Marcia Monteiro

Em meio ao opa-opa vivido no Rio de Janeiro esses dias com o Rock in Rio 2017, mesmo que nesses primeiros dias o Rock foi apenas coadjuvante no Festival, o Rock deu foi as caras mesmo foi na vizinha e historicamente Rock cidade em Niterói/RJ, que recebeu os Holandeses do Focus.


O local escolhido para o espetáculo foi nada menos que o histórico Teatro Municipal de Niterói; Um belíssimo espaço cultural datado do século XIX e ali está desde 1842 (175 anos). Nada mais apropriado para a importância do estilo e sonoridade refinada da banda. A casa estava praticamente tomada, tanto as cadeiras de baixo como os três andares das frisas ao redor do local, com exceção do quarto e último nível. Detalhe interessante foi que além do público presente para o dia da semana, os já esperados fãs na faixa etária a partir dos 40 anos de idade observamos muitos jovens e até mesmo adolescentes na plateia, provando que a banda continua angariando novos adeptos até hoje. Como de costume a banda entrou no horário previsto e além dos mestres Thijs van Leer (flauta/hammond) e Pierre Van der linden (bateria), foram acompanhados ainda por Menno Gootjes (guitarra), na banda desde 2012, tendo inclusive gravado o álbum “Focus X” e Udo Pannekeet (baixo). 

Focus Live Niterói Rio de Janeiro FOTOS Marcia Monteiro

O show teve início com o carismático Thijs sendo o primeiro a entrar, logo de cara puxou o clássico tema da bela “Focus 1”; silêncio e com a plateia concentrada ao máximo, entregue. O som e iluminação estavam impecáveis, sem excessos e na medida certa para a dimensão do teatro. O repertório como podíamos imaginar foi calcado sobretudo em músicas clássicas da banda, doze músicas ao total, num apanhado principalmente dos álbuns emblemáticos, a não ser pelas duas músicas do “Focus X”. A Banda mostrou um entrosamento invejável e em especial chamou a atenção a dinâmica dos músicos; A percepção para diminuir a “pegada” e força nos momentos em que a música pedia mais calma e clima e vice versa foi algo que hoje em dia é pouco Focus Niteroi Rio de Janeiro Brasil FOTOS Marcia Monteirovisto e notado. Quanto aos músicos “novos”, esses também surpreenderam positivamente; O guitarrista Menno, que causou impacto com seu visual parecendo ter saído dos Sex Pistols tem extremo bom gosto nos timbres sem querer ser aparecer mais do que o restante. Já o baixista Udo, com seu baixo de 5 cordas foi de uma classe e postura impecáveis, digna de certos momentos a lembrar o grande Peter Trawavas (Marillion). Fora o hors concurs Thijs, lógico, outro destaque foi a técnica apurada de Van der Linden, que inclusive foi o único a não deixar o palco em momento algum além de executar um excelente solo de bateria.
O Focus, pelo gabarito dos músicos “brincava” com o andamento de algumas canções e muitas vezes de maneira sutil, como por exemplo, em “Eruption”, “Sylvia” e até em algo mais radical como foi em “Le Tango”. Os pontos altos do show foram tanto às esperadas “Eruption”, “Harem Scarem” e “Hocus pocus”, impresso em um “grand finale” e que extasiaram a todos. Um momento inusitado foi a descida do palco de Van Leer tocando sua flauta e circulando todo o perímetro das arquibancadas lentamente até retornar ao palco... e sendo ovacionado por todos! 

Focus Live Brasil Niterói Rio de Janeiro 2017 FOTO Marcia Monteiro

Antes do encerramento, Thijs agradeceu educadamente aos presentes, tanto músicos, engenheiro de som e o Tour Manager Sul americano; inclusive terminou dizendo “que a casa deles era aqui”. Isso tudo dito com uma sinceridade e simplicidade digna de alguém que seria esperado de acordo com a sua personalidade. Enfim, mais um show inesquecível e que ficará na memória do público do Rio de Janeiro; por essa e por outras que ainda virão muito mais shows que valem a pena; “O Rio de Janeiro continua lindo”. Marcus Larbos

Postado por Michael Meneses sábado, 16 de setembro de 2017 23:48:00 Categories: Focus Niterói Rock Progressivo Show
Portal Rock Press

Comentários

domingo, 17 de setembro de 2017 11:50:19
Luiz Zamith
Gravatar

re: Focus in Niterói/RJ - Teatro Municipal de Niterói/RJ – 14/9/2017

Marcos parabens pelos comentários super condizentes com o que aconteceu lá. Quem foi vivenciou, quem não foi lamentavelmente perdeu um momento mágico. Shows como este mostram que a boa música tocada por músicos competentes não tem idade.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017 10:40:27
Marcus Larbos
Gravatar

re: Focus in Niterói/RJ - Teatro Municipal de Niterói/RJ – 14/9/2017

Disse uma verdade meu caro amigo Luiz; isso é prova de que tanto a boa música quanto o rock progressivo tem tanto público como espaço aqui no R.J.