FACÇÃO CAIPIRA: Agora como power trio, banda apresenta novo trabalho no Campus da UFF em Niterói/RJ

Depois do bem sucedido “Homem Bom”, o Facção Caipira, banda da região metropolitana do RioFACÇÃO_CAIPIRA_foto_divulgação_no_Teatro_da_UFF_11_4_2019 de Janeiro, apresenta “Do lugar onde estou já fui embora”. O show de lançamento do novo álbum acontece no Teatro da UFF (Niterói/RJ) nesta quinta-feira (11/4), às 20hs. 

FACÇÃO CAIPIRA: Agora como power trio, banda apresenta novo trabalho no Campus da UFF em Niterói/RJ
TEXTO: Adriano Dias – FOTOS: divulgação

Recomeço: Ato e efeito de restaurar as ações. Essa é a definição que todos encontram nos dicionários da vida. No mundo musical, essa palavra tem nome e sobrenome como definição: Facção Caipira. O agora “power-trio” de Niterói volta a todo vapor nesta quinta-feira (11/4), no Teatro da UFF (Universidade Federal Fluminense), para apresentar a nova formação e lançar seu mais recente trabalho, o álbum “Do lugar onde estou já fui embora”.
  
Novo trabalho, nova sonoridade...
FACÇÃO_CAIPIRA_ÁLBUM_Do_lugar_onde_estou_já_fui_embora_2019Quem acompanha o trabalho dos niteroienses de Piratininga desde “Homem Bom”, de 2015, já percebeu que as mudanças não se resumem apenas na formação. Jan (guitarra e voz), Renan (bateria) e Vinícius Câmara (baixo) acrescentaram um tempero indie no seu “blues rock”.

O recém-lançado “Do lugar onde estou já fui embora” (Foto) conta com 13 faixas, além do auxílio luxuoso de Felipe Rodarte, que já trabalhou com nomes, como The Baggios, ficou responsável pela produção, e as gravações, ocorreram no Estúdio Toca do Bandido, onde renomadas bandas já trabalharam como O Rappa, Raimundos e Skank. 

Do álbum, as músicas, “Vaidade” e “Um dia de festa”, já estão com clipes disponíveis nos canais oficiais da banda, assim como todo o trabalho já pode ser conferido nas principais plataformas de streaming. 

2015-2019: Fortes emoções para um único período...
Até a chegada de “Do lugar onde estou já fui embora”, muita coisa aconteceu com a Facção. Incluindo, participação da banda no programa FACÇÃO_CAIPIRA_ÁLBUM_Homem_Bom_2015Superstar (Rede Globo), com “Blues Brasileiro Foragido Americano”. A partir daí, surgiu o lançamento do "Homem Bom" (foto), que os levaram a tocar pelo Brasil afora, com direito a passagem pelo Chile. Não à toa, o disco “Homem Bom” apareceu bem ranqueada nas listas dos melhores lançamentos de 2015. 

No entanto, em agosto de 2016, uma fatalidade deu uma pausa nos planejamentos. Após uma apresentação no Canecão (na ocasião a famosa casa em Botafogo na zona sul carioca recebeu o #OcupaMinc em protesto, na época, contra o fim do Ministério da Cultura), o Facção Caipira foi vítima de um assalto em Niterói e teve todos os instrumentos roubados. Rendendo um prejuízo de cerca de R$ 20mil. 

Passado o surto do momento, a banda iniciou uma campanha de financiamento coletivo e com o valor arrecadado compraram equipamentos semelhantes aos que foram perdidos neste assalto. Ficou claro a força daquele velho ditado “A União faz a Força” é com isso, o trio passou a morar juntos e ergueram um estúdio onde era a sala de casa. Atualmente, o espaço é conhecido como “Quintal Estúdios”, onde se destaca pela forte atuação das produções autorais de outras bandas independentes. E o melhor, todo esse período de muita luta e sacrifício desta aguerrida banda pode ser acompanhada nas composições da banda.

Hora de colher os frutos...
Depois de todo esse caos, nada melhor do que celebrar o recomeço no seu próprio quintal. A Facção Caipira retoma a caminhada de sucesso no palco do Teatro da UFF, em Icaraí. Diante de toda mobilização que ocorreu, é essencial a presença do público nesta quinta, para mostrar que a cena independente do rock carioca segue viva. Cada vez mais. #RECOMENDAMOS! - Adriano Dias.

SERVIÇO:
FACÇÃO_CAIPIRA_foto_divulgação_no_Teatro_da_UFF_11_4_2019SHOW:
Facção Caipira no Teatro da UFF - Lançamento do Disco Novo!
LOCAL: Teatro da UFF - Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói/RJ
DATA: 11 de Abril – Quinta-feira – 20h 
INGRESSOS:
No Local:
 Teatro da UFF – R. Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói/RJ
No Site: http://www.centrodeartes.uff.br/
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
EVENTO:  https://www.facebook.com/events/269108530674462/
FANPAGE: https://www.facebook.com/faccaocaipira
SITE: http://faccaocaipira.com.br/

Portal Rock Press