ESKRÖTA: A nova força do rock feminino nacional - ENTREVISTA

No próximo sábado (21/12), o Crossover vai comer solto na Areninha Carioca de Bangu, no Rio de Janeiro. Uma Eskröta_FOTO_Kubo_Metaldas atrações é o retorno do Attomica (SP) aos palcos cariocas. Quem também marca presença, é a revelação do Thrash/Crossover nacional, a banda feminina Eskröta (SP). Abrindo a noite, Forkill, Necrowar e Callamity. Ou seja, o evento promete, e como horas antes acontece a final do Mundial de Clube entre Liverpool X Flamengo, quem for com a camisa do Rubro Negro carioca terá ingresso com desconto. Outro destaque do evento é que renda será revertida para causa em defesa dos animais. Em meio aos preparativos para o full álbum e o show, conversamos com a baixista Tamy da banda Eskröta na Coluna 1, 2, 3, 4...

 

ESKRÖTA:
A nova força do rock feminino nacional!

ENTREVISTA:
Michael Meneses e Larissa Oliveira
FOTOS:
BangerFlash, Kubo Metal, Lyrian Oliveira/Studio Tenda e Divulgação

Eskröta_FOTO

O rock feminino sempre esteve presente no mundo, a lendária guitarrista e cantora gospel Rosetta Tharpe (20/3/1915 - 9/10/1973) foi influência para B.B. King, Bob Dylan, Rosetta_Tharpe_AlbumChuck Berry, Elvis Presley, Etta Jones, Johnny Cash, Little Richard, Muddy Waters e certamente, outros nomes do bom e ETERNO Rock And Roll tiveram Rosetta Tharpe como inspiração!

Filha de camponeses evangélicos, Rosetta Tharpe, cantou pela primeira vez aos quatro anos, “Jesus is on the mainline” (canção gravada por muitos, incluindo o Aerosmith no disco de versões da banda “Honkin' On Bobo” de 2004. OUÇA). Tempos depois, misturando Jazz, Blues com Música Gospel, Rosetta assinou contrato com a Decca Records. Seu talento com a música fazia o então garoto Elvis Presley, correr da escola para casa para ouvi-la no rádio.

Infelizmente, Rosetta também foi vítima de relacionamentos abusivos. Contudo, seu legado à arte, e não apenas ao Rock são reconhecidos (incluindo o Rock and Roll Hall of Fame), “gospel ou não” os críticos!

O leitor pode se perguntar, o porquê desta mini biografia sobre essa lenda da música, e não uma rápida introdução sobre a banda Eskröta e/ou show de Bangu em si. Bom, a resposta é simples: talvez sem o empoderamento de Rosetta Tharpe, nem haveria esse show, talvez nem rock, e talvez, nem eu ou você estivéssemos no mundo, afinal muitos relacionamentos surgiram embalados pelo Rock!

Conhecendo a Eskröta...
Eskröta_FOTO_divulgaçãoEm atividade desde 2017, o power trio feminino apesar do pouco tempo de estrada, as meninas do Eskröta vêm se destacando no underground apresentando um Thrash/Crossover e abordando em português temas sociais, empoderamento de gênero e outros assuntos sempre pertinentes.

A banda é mais uma prova que o interior do Brasil, e não apenas as grandes Yasmin_Eskröta_FOTO_divulgaçãocapitais, são o lar de bandas e de cenas que precisam ser valorizadas. Vindas das cidades de Rio Claro e São Carlos em São Paulo, a Eskröta é formada por Yasmin (guitarra e vocal), Tamy (baixo e vocal) e Miriam Momesso (batera). Todas possuem outros projetos, entre os quais, (Kultist, Aborn, e Braincrusher).

Atualmente, seguem a todo vapor com shows pelo Brasil e na campanha virtual pela gravação do seu full álbum (DEIXE SEU APOIO AQUI). Entre seus registros, o EP “Eticamente Questionável” (2018) que foi gravado no Estúdio Warzone, teve mixagem assinada por Léo (Surra) e masterizado pela Prika (Nervosa). Outro registro foi o split “Ultriz” (2019) com a banda cearense Afronta.

Realizando shows quase que semanais pelo Brasil, entre eles apresentações nos festivais Abril Pro Rock, Kool Metal Fest (ambos em 2019) e em 2018, no Maniacs Metal Meeting. A banda, além da apresentação no Rio de Janeiro, toca neste domingo no Move It - Festival de Música Pelos Animais, que acontece no Centro de Tradições Veganas de São Paulo (dias 21 e 22/12) Move_It_Festival_de_Música_Pelos_Animais_Centro_de_Tradições_Veganas_de_SP_2019e terá as bandas Dominatrix, Bioma, Make It Stop, Boca de Lobo, A Vida Toda Um Quase, Dead Fish, Tpjs Queerpunx, In Venus e Der Baum. Durante os dois dias, o evento ainda entre suas atrações feira vegana, debates, brechós, flash tattoo e workshops. A entrada é gratuita. (INFO: AQUI).

 

Eskröta_Tamy_FOTO_Flashbanger

Em meio aos preparativos para essas apresentações e o novo trabalho a baixista Tamy bateu um rápido papo com a Rock Press na Coluna 1, 2, 3, 4... na entrevista que segue:

1 - Rock Press – É notório a falta de espaço para as bandas femininas nas line-ups de festivais e eventos. Por conta disso, as próprias bandas têm organizado iniciativas musicais que batem na tecla da desigualdade como o Garotas À Frente, Desviantes e Delas, no qual o Eskröta tocou recentemente. Como a banda se posiciona em relação à falta de espaço ainda persistente na cena musical atual?
Eskröta_Tamy_FOTO_FlashbangerTamy - É muito bom tocar em eventos organizados por mulheres, ou por bandas femininas! É preciso ocupar espaços, e se for necessário a gente organiza, faz o corre, ajuda como pode!

2 - Rock Press – Vocês tocam no Rio de Janeiro, no próximo sábado, ao lado de bandas de homens. O que prova que é possível existir eventos com bandas de rock sem segregação por gênero. Acha possível homens, mulheres e LGBTs juntos contra todo tipo de preconceito?
Tamy - 
Sim, claro! É possível sim! A gente luta por isso, um rolê seguro onde haja respeito às minorias! Um rolê que todos possam se respeitar, sem nenhum tipo de preconceito. A questão não é nem a segregação em si, é espaço mesmo... já que em muitos rolês, a maioria das bandas são formadas por homens.

3 - Rock Press – Vocês lançaram um projeto no Catarse a fim de arrecadar fundos para o lançamento do primeiro "full" álbum. Conta um pouco mais sobre o projeto e as expectativas da Eskröta para 2020?
Tamy - 
Estamos quase batendo a meta! Nossa expectativa é imensa!!! Estamos ansiosas, em janeiro entramos em estúdio para a gravação do nosso full, tem muitas novidades, participações especiais, enfim aguardem que vai ser tooop! Mas, não posso dar spoiler do que vem por aí (risos).

4 – Rock Press – Por toda história, o rock feminino apresentou muitos nomes em seus mais variados estilos. Quais foram as bandas femininas mais inspiradoras para vocês e por quê?
Tamy - 
Algumas das bandas femininas que nos inspiraram foram L7, Kittie, Hole, etc! Também Eskröta_Tamy_FOTO_Lyrian_Oliveira_Studio_Tendaamamos outras divas como Lady Gaga, Beyoncé, e Amy Winehouse. Atualmente, nossa grande inspiração é as minas da Nervosa! Metal de “responsa” conquistando o mundo!!! Grande referência.

5 - Rock Press – Deixe sua mensagem final às nossas leitoras e leitores...
Tamy - E aí galera, acompanhem a ESKRÖTA nas redes sociais e aguardem que em 2020 virá um “full” de tirar o fôlego!!! Obrigada pelo apoio, ‘tamô junto!
CONTATOS ESKRÖTA:
INSTAGRAM:
 https://www.instagram.com/eskrotacs/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/eskrota/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCvCSqHPIYEZIsniG-mqlzaQ
CAMPANHA PARA O FULL ALBUM: https://www.catarse.me/eskrota_full_album?


ROCK EM PROL DOS ANIMAIS NA ZONA OESTE CARIOCA!

O ano está chegando ao fim, ainda restam alguns dias, mas até lá, muito show de rock em suas mais variadas tendências, nessa época do ano alguns eventos focam em causas beneficentes, como arrecadação de alimentos, roupas, e diversas ações em prol do despertar de um mundo sem injustiças, preconceitos, segregações e outras mazelas vividas no Brasil como no Mundo.

Na semana em que o país ficou chocado com o episódio covarde das rinhas de cães no interior de São Paulo, o show deste sábado (21/12), tem como meta reverter sua renda ao bem-estar animal, uma causa nobre. Lembramos que no último evento promovido por esta produção, a mesma resgatou um cãozinho abandonado nas imediações da Areninha Cultural Hermeto Pascoal (a eterna Lona Cultural Hermeto Pascoal de Bangu e local desses shows). A produção cuidou do filhote até doá-lo a um novo lar.

Fica a dica Rock Press para que todos no Rio vistam essa camisa em prol dos animais (e não apenas a do Mengão para pagar ingressos com desconto. Lembramos que se os políticos não fazem, aliás, muito pelo contrário, o que se vê são políticos apoiando rodeios, a exploração animal, a caça, a pesca... cabe a nós fazermos! Logo, prestigiem os shows das bandas Attomica, Eskröta, Forkill, Necrowar e Callamity e façamos (ao menos um pouco), a nossa parte pela causa animal. #Recomendamos. – Michael Meneses!

SERVIÇO: 
ATTOMICA_Rio_de_Janeiro_2019Attomica (SP) + Eskröta (SP) + Forkill + Necrowar + Callamity - Evento beneficente, onde sua renda será revertida em prol de um projeto que abriga animais em situação de rua.

LOCAL:  Areninha Cultural Hermeto Pascoal - Praça 1º de Maio S/Nº, Bangu – RJ/RJ - (21) 3463-4945
DATA: Sábado, 21 de dezembro de 2019 de 18h
INGRESSO ANTECIPADOS:
Nas Lojas:
UNDERGROUND ROCK WEAR
- Rua Fonseca box 95, Bangu - Ao lado do Shopping Bangu – RJ/RJ.
REQUIEM ROCK STORE - Galeria B Box 170 - (ao lado da Rodoviária)  - Campo Grande RJ/RJ.
HEADBANGER - Lojas 213 e 214, R. Conde de Bonfim, 346 – Tijuca – RJ/RJ.
HARD AND HEAVY - R. Marquês de Abrantes, 177 - Loja 106 – Flamengo/RJ.
No local: Areninha Carioca Hermeto Pascoal (Lona de Bangu).
EVENTO: https://www.facebook.com/events/718032581972946/
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos.
PRODUÇÃO: Be Magic Produções, Rato no Rio, Heavy Drink e Caos Fest

 

Em janeiro na Areninha de Hermeto Pascoal de Bangu:

FÚRIA Furia_Underground_Areninha_de_Bangu_RJUNDERGROUND - COM: Uzomi + Hierarchical Punishment (Santos/SP) + Issos + Hexen Sabbat

DATA: Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 18hs.
LOCAL:  Areninha de Hermeto Pascoal -Praça 1º de Maio S/Nº, Bangu – RJ/RJ. - (21) 3463-4945
INGRESSO ANTECIPADOS:
Nas Lojas:
UNDERGROUND ROCK WEAR
 - Rua Fonseca box 95, Bangu - Ao lado do Shopping Bangu – RJ/RJ.
REQUIEM ROCK STORE - Galeria B Box 170 - (ao lado da Rodoviária)  - Campo Grande RJ/RJ.
No local: Areninha carioca Hermeto Pascoal (Lona de Bangu)
EVENTO: https://www.facebook.com/events/553339251896393/
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos.
PRODUÇÃO: Porão Produções Underground

Portal Rock Press