Erasure: Stop! A Little Respect for 30 Years - World Be Gone Tour no Brasil!

Ícone da musica eletrônica o Erasure tá chegando ao Brasil com a “World Be Gone Tour”. As apresentações acontecem no Teatro PositivoErasure_World_Be_Gone_Tour_Brazil em Curitiba, no dia 10 de maio; no Espaço das Américas em São Paulo, no dia 11 de maio; e no Vivo Rio na capital carioca, em 12 de maio. Os shows promovem o álbum homônimo e lançado em 2017, onde hits como “Love You To The Sky”, “World Be Gone” e “Just A Little Love” colocam o Erasure no Top 10 no Reino Unido. A tour no Brasil faz parte do Concerts Series Live Music Rocks, promovido pela MOVE Concerts.


Erasure: “Stop! A Little Respect for 30 Years - World Be Gone Tour no Brasil"!
TEXTO: Alexandre Beckão – FOTOS: Divulgação

Erasure-credito-doron-gild

Uma breve história...
Erasure_World_Be_Gone_Tour_BrazilVince Clarke (teclado, guitarra e composição) se inspirou em fazer música eletrônica ainda na adolescência, depois de ouvir Orchestral Maneuvers In The Dark (que seria uma influência sobre o trabalho de Erasure anos depois). Clarke foi dos fundadores do Depeche Mode e o único compositor de seus três primeiros singles, incluindo o Hit Top 10 “Just Can't Get Enough". Depois de deixar a banda no final de 1981, Clarke forjou uma carreira similarmente notável com a dupla Yazoo (conhecida por Yaz nos EUA). Após dois álbuns de sucesso em 1982 e 1983, ele se separou da parceira de Yazoo, Alison Moyet, e criou um projeto de curta duração intitulado de The Assembly com o produtor Eric Radcliffe. O projeto gerou o single "Never Never", que fez sucesso no Reino Unido e teve Feargal Sharkey nos vocais. Clarke então lançou outro single com o vocalista Paul Quinn, "One Day", porem o som fracassou, levando Clarke a colocar um anúncio na Melody Maker procurando por um vocalista para um novo projeto musical e Andy Bell, nascido em Peterborough, fez contato. Bell ensaiou para o teste ouvindo Alison Moyet, Siouxsie And The Banshees e The Communards. Tudo correu bem, Andy foi escolhido, Clarke era o seu herói, e nascia o Erasure.

Os três primeiros singles foram fracassos comerciais no Reino Unido, embora o terceiro, "Oh L'amour", se saiu bem na Austrália e em alguns países Erasure_Wonderland_World_Be_Gone_Tour_Brazileuropeus (especialmente na França, onde até hoje é seu maior sucesso). O álbum de estreia, Wonderland foi gravado em 1985 e lançado em junho de 1986. Embora tenha apenas alcançado ao Top 75 do Reino Unido, o disco foi bem na Alemanha, alcançando o Top 20. Com o lançamento do quarto single "Sometimes", que finalmente obtiveram o prestígio no Reino Unido no final de 1986. A música chegou ao 2º lugar no Reino Unido e na Alemanha, e passou semanas no Top 40 Inglês, marcando o início de grandes sucessos.

Erasure_The_Circus_World_Be_Gone_Tour_BrazilO segundo álbum, The Circus saiu em março de 1987, chegou ao 6º lugar e ficou nas paradas por mais de um ano, faturando Disco de Platina no Reino Unido e originou os singles: "It Doesn't Have To Be", "Victim Of Love" e "The Circus". O terceiro álbum, The Innocents foi lançado em abril de 1988 e precedido pelo single "Ship Of Fools", que chegou ao 1º lugar no Reino Unido em seu lançamento, e retornou ao topo um ano depois, sendo Platina nos EUA. Dois novos singles que chegaram ao Top 20 "Chains Of Love" e "A Little Respect".  The Innocents foi o primeiro de cinco álbuns consecutivos no 1º lugar no Reino Unido, incluindo a coletânea de sucessos Pop! The First 20 Hits. Em novembro de 1988, o EP - Crackers Internacional, puxado pela música "Stop!" atingiu o 2º lugar na parada de Singles da Inglaterra.

Erasure_Wind!Na sequência vieram os álbuns Wild! (1989), desde saiu o maior sucesso do Erasure no Brasil, o single "Blue Savannah", o som teve direito a exibição do seu clip no Fantástico, na MTV-Brasil e um grande hit radiofônico. Em seguida veio o álbum Chorus (1991). Esses discos tiveram 4 Erasure_Chorus_World_Be_Gone_Tour_BrazilSingles no Top 20, e foram Best Sellers. No início da década de 90, contribuíram na luta contra a AIDS com "Too Darn Hot" para o tributo a Cole Porter, Red Hot + Blue, produzido pela Red Hot Organization. Em 1992, um novo EP, Abba-Esque, composto de quatro covers do ABBA, e se tornando o primeiro (e até hoje, único) 1º lugar na parada de Singles inglesa. O vídeo promocional apresentava a dupla trajando roupas do ABBA e foi um dos principais impulsionadores da cena de reavivamento do ABBA nos anos 90. Ainda em 1992, sai a coletânea Pop! - The First 20 Hits, que reunia todos singles lançados entre 1985 e 1992. A compilação conquistou Triplo de Platina.

Erasure_I_Say_I_Say_I_SayNo ano de 1994, lançam o álbum I Say I Say I Say o 5º consecutivo a ocupar o 1º lugar da parada inglesa. O primeiro single foi "Always", que se tornou o 3º Hit no Top 20 americano. Já o segundo single "Run To The Sun" foi lançado em julho, se tornou o último Hit no Top 10 inglês até 2003. Lançado em outubro de 1995, o disco Erasure foi marcado por mudanças no formato synthpop de três minutos que costumavam fazer para um som mais introspectivo e experimental. Mesmo assim, conquistou o Top 15 inglês e levou dois singles ao Top 20, "Stay With Me" e "Fingers & Thumbs".

Apesar de um retorno às canções pop de três minutos, o álbum de 1997, Cowboy, não restaurou o sucesso de era 1986-1994. Teve um sucesso de curta duração, chegando ao 10º lugar Inglês, por apenas duas semanas no Top 40 da Billboard/EUA, no entanto, foi um dos álbuns de maior sucesso. O primeiro single "In My Arms", alcançou o 13º lugar britânico e entrou no 2º lugar da parada Dance americana. O segundo single "Don't Say Your Love Is Killing Me" foi conquistou o 23º lugar na Inglaterra.

Erasure_Loveboat_World_Be_Gone_Tour_BrazilEm outubro de 2000, lançam Loveboat. O seu nono disco  foi coproduzido por Flood e teve resultados modestos. O lançamento de 2003 é Other People's Songs uma coleção de covers. Seu primeiro single, um cover de Peter Gabriel "Solsbury Hill", alcançou o Top 10 do Reino Unido. O segundo single foi um cover de Steve Harley "Make Me Smile (Come Up And See Me)" que chegou ao 14º lugar inglês o que os levou a se apresentar no Top Of The Pops algo que não acontecia desde março de 1997. Ainda em 2003, uma nova coletânea foi lançada, Hits! The Very Best Of Erasure que incluía uma nova versão de "Oh L'amour" de 1986 - originalmente um fracasso comercial, esta nova versão ficou no Top 15 Inglês.

O primeiro single do álbum Nightbird de 2005 “Breathe” atingiu o 4º lugar no Reino Unido. Seu 1º primeiro Hit no Top cinco em mais de uma década, e alcançou 1º lugar na parada US Dance, 18 anos depois de seu primeiro 1º lugar. O single, "Don't Say You Love Me", que fez o Top 15 inglês e permitia que os compradores fizessem seus próprios remixes através do site da banda, com cada versão da música limitada a um único download. 

No ano de 2007 lançam o álbum Light At The End Of The World. Produzido por Gareth Jones, o disco teve uma pegada bem mais dançante e foi precedido pelo single "I Could Fall In Love with You", que chegou ao 21º lugar no Reino Unido. Um segundo single, "Sunday Girl" chegou ao 33º lugar. O EP - Storm Chaser de 2007 incluiu "Early Bird" num dueto com Cyndi Lauper.

Em maio de 2009 veio a notícia de que estavam trabalhando em um novo álbum. Andy Bell lançou seu segundo álbum solo Non-Stop, em junho de 2010. Vince Clarke afirmou em entrevistas de rádio o desejo em completar o álbum conceitual de rimas infantis em que eles estão trabalhando há algum tempo. Em dezembro de 2010, o site oficial do Erasure anunciou um novo álbum com lançamento previsto para o verão de 2011 e com produção de Frankmusik. Além disso, uma turnê mundial foi anunciada incluindo apresentações no Ultra Music Festival em Miami/EUA e o Total Pop! Forest Tour do Reino Unido, além de shows na Europa e América do Sul. A Tomorrow's World Tour começou em agosto de 2011 em Tampa e terminou em Seattle em outubro de 2011. No mesmo mês teve inicio a etapa europeia em Leicester/UK, e durou até novembro 2011, em Dresden na Alemanha.

Erasure_Tommorrows_World_Be_Gone_Tour_BrazilO disco seguinte foi Tomorrow's World, e alcançou a 29º lugar no Reino Unido, o 35º lugar na Alemanha, e o número 61º lugar nos EUA. O primeiro single do álbum foi "When I Start To (Break It All Down)", já o segundo single "Be with You", alcançou o Top 10 na parada Hot Dance Club americana, tornando-se o pico mais alto desde "Breathe" em 2005. O terceiro e último single “Fill Us With Fire” lançado em março de 2012.

Em maio de 2014, anunciaram seu 16º álbum, intitulado The Violet Flame e com produção de Richard X. O disco entrou na parada de Erasure_The_Violet_Flame_World_Be_Gone_Tour_Brazilálbuns no 20º lugar, dando à dupla o seu primeiro álbum Top 20 desde Other People's Songs em 2003. Em outubro de 2015, para celebrar os seus 30 anos lançaram uma versão atualizada de "Sometimes" com um single e uma nova coletânea intitulada Always: The Very Best of Erasure. Em 29 de julho de 2016, anunciaram que continuariam sua série especial de lançamentos para marcar seu 30º aniversário com o lançamento de uma Anthology Box-Set intitulada From Moscow To Mars.

Erasure_World_Be_Gone_Tour_BrazilEm fevereiro de 2017 é anunciado o 17º álbum do Erasure, intitulado World Be Gone e lançado via Mute Records. Para promover o disco, foram atração principal de três grandes eventos no Reino Unido; Glasgow's O2 Academy em 27/5, Manchester's Albert Hall em 28/5 e no London's Roundhouse em 29/5/2017. Em Junho embarcaram em uma turnê europeia de quatro meses, ao lado de Robbie Williams, antes o single "Love You to the Sky", o primeiro do álbum foi lançado como um single-track. Já em março de 2018, o disco World Beyond foi anunciado, uma regravação de "World Be Gone", em um formato pós-clássico, gravado em apenas dez dias por Andy Bell, com sete músicos dos "Echo Collectives" baseados em Bruxelas.

A dupla é muito popular no Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru. Além disso, são bastantes populares dentro da comunidade LGBT mundial, para quem o abertamente gay Bell tornou-se um ícone. Ao longo dos anos, eles já escreveram mais de 200 músicas e já venderam mais de 25 milhões de álbuns em todo o mundo. Logo, seus shows são um prato cheio aos fãs do estilo. - Alexandre Beckão

PROMOÇÃO ROCK PRESS valendo ingressos para o show do Erasure no RJ: http://portalrockpress.com.br/promo%C3%A7%C3%A3o-rock-press-%E2%80%93-erasure-no-rj

SERVIÇO:
CURITIBA - 10 de maio - (Teatro Positivo) 
DATA:
 10 de maio - 21h15
LOCAL: Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido - Curitiba/PR 
INGRESSOS:  https://www.diskingressos.com.br/event/erasure

SÃO PAULO - 11 de maio (Espaço das Américas) 
DATA:
 11 de maio, 22h30
LOCAL: Espaço das Américas - R. Tagipuru, 795 - Barra Funda - SP/SP
INGRESSOShttp://www.livepass.com.br/event/erasure/

RIO DE JANEIRO - 12 de maio (Vivo Rio) 
DATA:
 12 de maio - 0h
LOCAL: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Flamengo - RJ/RJ
INGRESSOS: Livepass: http://www.livepass.com.br/event/erasure/

Portal Rock Press