EM TRÂNSITO – Envolvente filme de Christian Petzold, estreando no Brasil

Baseado no romance da alemã, Anna Seghers, estreia no próximo 11 de abril nos cinemas do Brasil, o longa, “Em Trânsito”. Filme_Em_TransitoCom direção e roteiro de Christian Petzold, o filme traz em seu elenco, Franz Rogowski (de “Happy End” e do premiado “In the Aisles”) e Paula Beer, (de “Nunca Deixe de Lembrar”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019). “Em Trânsito”, conta a história de Georg, que faz uso de uma identidade de um falecido escritor para fugir dos nazistas. A trama se torna atemporal se pensarmos na questão atual dos refugiados. 

EM TRÂNSITO – Envolvente filme de Christian Petzold, estreando no Brasil!
TEXTO: Michael Meneses – FOTOS: Divulgação.

Em um período de caos, com pessoas buscando refúgio, fugindo de conflitos e perseguições politicas em outras nações, encontra-se Georg (Franz Rogowski), tentando atravessar o atlântico rumo à América, via México. A situação que parece atual, se passa durante a invasão da França pelos nazistas. Esse é o momento de "Em Trânsito", último filme do diretor Christian Petzold, que também assina o roteiro e com Franz Rogowski e Paula Beer entre os atores principais  do elenco.

92_TRANSIT_Photo_Marco_Krüger_©_Schramm_FilmPara chegar à América, Georg assume a identidade de um famoso escritor falecido, porém acaba se envolvendo com Marie, viúva do escritor e vivida pela atriz Paula Beer (premiada pela sua atuação em “Frantz”). Contudo, mesmo envolvida com Georg, Marie tem a esperança de reencontrar o marido.

A trama ocorre nos arredores de Marselha (França), uma locação com belos e tranquilos cenários e que por algumas vezes nos coloca em um imaginário condomínio de apartamentos do "Minha Casa, Minha Vida" espalhados pela Zona Norte do Rio de Janeiro, dada a semelhança do design dos "aps", ou nas pequenas ruas nas proximidades da Lapa, também no Rio. Tal simplicidade enriquece a fotografia do filme.

Baseado na obra “Transit”, romance de Anna Seghers, uma das mais admiráveis autoras alemã da atualidade, “Em Trânsito” encerra a trilogia do diretor Christian Petzold, com a temática do “amor em tempos de sistemas opressivos”, iniciada com o filme “Barbara” (2012), e em seguida com “Phoenix” (2014). Porém, não necessariamente é preciso ter assistido a esses filmes para se apaixonar por "Em Trânsito". 59_TRANSIT_Photo_Marco_Krüger_©_Schramm_Film

“Espetacular... Passado e presente parecem como se existissem simultaneamente.” Assim classificou o The Hollywood Reporter, tal reconhecimento não foi uma citação isolada, o longa vem sendo aplaudido pela mídia e foi atração em diversos festivais pelo mundo, entre eles, na mostra competitiva do Urso de Ouro no Festival de Berlim. 

A trilha sonora conta com “Road to Nowhere” do Talking Heads, “Em Trânsito” é poético, pela paixão e por fazer refletir sobre passado e presente. Outro destaque é o ator Franz Rogowski, cujo personagem é uma dessas pessoas inspiradoras e sua atuação faz de “Em Trânsito” um filme envolvente. – Michael Meneses!

TRAILER:  https://bit.ly/2VBTpxp

PROGRAMAÇÃO:
Em_Trânsito_CartazSÃO PAULO

Cine Belas Artes
Cinearte
RIO DE JANEIRO
Estação NET Rio
Cine Laura Alvim
VITÓRIA/ES - Cine Jardins
CURITIBA/PR - Cineplex Novo Batel
PORTO ALEGRE/RS - Guion Cinemas
SALVADOR/BA – Sala de arte Paseo
RECIFE/PE - Moviemax Rosa e Silva
JOÃO PESSOA/PB - Cinépolis Manaíra Shopping
GOIÂNIA/GO - Lumière Banana Shopping
BRASÍLIA/DF - Cine Cultura Liberty Mall

EM TRÂNSITO
Um filme de Christian Petzold
Baseado no Romance de Anna Seghers
Transit | Alemanha/França | 2018 | 101 minutos | Drama
Distribuição no Brasil: Supo Mungam Films

ELENCO (Atores Principais):
Franz Rogowski (Georg) 
Paula Beer (Marie) 
Godehard Giese (Richard) 
Lilien Batman (Driss) 
Maryam Zaree (Melissa) 
Matthias Brandt (Mont Ventoux Bartender / Narrador)

EQUIPE
Direção e Roteiro:
Christian Petzold
Produtores: Florian Koerner von Gustorf, Michael Weber
Direção de Fotografia: Hans Fromm bvk
Montagem: Bettina Böhler
Direção de Arte: K.D. Gruber
Figurino: Katharina Ost
Maquiagem: Kitty Kratschke, Sonia Salazar Delgado
Música: Stefan Will
Mixagem de Som: Andreas Mücke-Niesytka
Desenho de Som: Dominik Schleier, Christian Conrad
Diretoras de Produção: Dorissa Berninger, Juliette Lambours
Editores Comissionados: Caroline von Senden (ZDF), Andreas Schreitmüller (ARTE), Olivier Père, Rémi Burah (ARTE France Cinéma) 
Coprodutor: Antonin Dedet
Produção: SCHRAMM FILM Koerner & Weber em coprodução com a NEON PRODUCTIONS e ZDF, ARTE, ARTE France Cinema

Portal Rock Press - Lançamentos