DR.SIN + AZUL LIMÃO + MANUNKIND - Passado, Presente e Futuro no Teatro Odisseia/RJ

Com uma já longa história, as bandas Azul Limão e Dr. Sin retornam aos palcos do Rio de Janeiro comDr_Sin_Teatro_Odisseia_11_5_2019_FOTO_Luciana_Pires força total e mostram que o Hard Rock e o Heavy Metal continuam vivos. A nova, mas bem entrosada, banda carioca ManUNkind abriu de forma a majestosa a noite.

DR.SIN + AZUL LIMÃO + MANUNKIND - Passado, Presente e Futuro no Teatro Odisseia/RJ
Rio de Janeiro/RJ – 11/05/19
TEXTO: Rick Olivieri – FOTOS: Luciana Pires

Naquele final de tarde de sábado, o público vestido predominantemente de preto que aguardava pela abertura das portas do Teatro Odisséia, localizado próximo aos arcos da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, associado ao peso advindo da passagem de som, parecia ser um recorte no tempo (de volta ao início dos anos 90, para ser mais preciso), a não ser, talvez, pela quase ausência dos cabelos compridos de outrora. A presença de duas atrações que iniciaram nas já longínquas décadas de 80 (Azul Limão) e 90 (Dr. Sin), reforçava esse espírito de “revival” de um momento em que o Rock alcançou seu apogeu mundial e a procura ávida por discos de vinil levava a vendas estratosféricas. Mas, claro, os tempos são outros e retornaremos ao assunto mais adiante.

MANUNKIND - Bem-Vindos...

MANUNKIND_Teatro_Odisseia_FOTO_Luciana_Pires

A abertura do evento ficou por conta da relativamente nova ManUNkind. Tendo na formação músicos experientes no cenário underground - Fábio Trovão (guitarra e vocal), MANUNKIND_Teatro_Odisseia_FOTO_Luciana_PiresRenato Croce (baixo) Victor Cordeiro (vocal) e Bruno Ferreira (bateria) - e com um som que transita de uma forma interessante através de parte do amplo espectro que possui o gênero Heavy Metal, indo desde a sonoridade da Seattle do início dos anos 1990 (porém, com mais peso) até uma pegada mais anos 2000, com vocais que remetem à vibe dos anos 1980 - a banda mostrou um ótimo entrosamento em seu segundo show.

Além de uma cozinha bastante precisa e coesa, um vocalista com boa presença de palco, cabe salientar que o quarteto conta ainda com uma guitarra que não se perde no mero virtuosismo (pelo contrário, Fábio Trovão mostra que sabe criar boas linhas melódicas e “cantáveis”, garantindo profundidade às composições). Realmente, uma grata surpresa. Destaque no repertório para “Love And Lies” e “The Tower” (cover de Bruce Dickinson). A equipe Rock Press deseja sucesso para esta rapaziada.
Setlist - ManUNkind:
1- Welcome
2- Show Me The Way
3- Home
4- The Tower (Bruce Dickinson)
5- All Gone
6- Love And Lies
7- Spread Your Wings
8- Taunting Cobras (Savatage)

AZUL LIMÃO - Guerreiros do Metal...

AZUL_LIMÃO_Teatro_Odisseia_FOTO_Luciana_Pires

Como segunda apresentação da noite, era a vez de um dos grandes nomes do metal nacional: Azul Limão, com Trevas (vocais), Vinícius Mathias (baixo), André Delacroix AZUL_LIMÃO_Teatro_Odisseia_FOTO_Luciana_Pires(bateria) e Marcos Dantas (guitarra) na formação atual, a banda retorna aos palcos em grande estilo. Os fãs presentes deram um significante auxílio, entoando uma verdadeira sequência de hinos tocados pelos músicos veteranos e dando um show à parte, na hora do stage diving do vocalista.AZUL_LIMÃO_Teatro_Odisseia_FOTO_Luciana_Pires

O show, além de marcar a volta aos palcos desse ícone do heavy nacional, e apresentar a nova formação ao publico carioca, a banda lançava o álbum “Imortal”, e além de sons extraídos desse novo trabalho, seu set seguiu Intercalando vários hits dos álbuns “Vingança”, “Ordem e Progresso” e “Regras do Jogo” e fazendo uma ótima cover para “Coração de Metal” (música do Di Castro, gravada pelo Stress e Roberto Cartier), os quatro guerreiros demonstram, numa apresentação memorável, que ainda têm fôlego para manter a velha chama de batalha acesa. Que seja próspero esse novo começo ao Azul Limão!

Agora, a banda segue com show confirmados em Belo Horizonte/MG ao lado dos também veteranos do Mutilator (MG), Raven (ING) eAZUL_LIMÃO_Teatro_Odisseia_FOTO_Luciana_Pires Leather Leone (EUA). André Delacroix conversou com a coluna 1, 2, 3, 4... da Rock Press, onde falou da fase atual do Azul Limão, da sua ex-banda, o Metalmorphose e de sua história leia em: https://bit.ly/2Q4M4EE

Setlist Azul Limão:
1 - Intro
2 - Portas da Imaginação
3 - Sangue Frio
4 - Paranormal
5 - Nada a Perder
6 - Não Vou Mais Falar
7 - Imortal
8 - Coração de Metal
10 - O Grito
11 - Rotina
12 - Guerreiros do Metal
13 - Satã Clama Metal

DR. SIN - Listen to the Doctors (ou Sim, Nós Temos Dr. Sin)...

Dr_Sin_Teatro_Odisseia_11_5_2019_FOTO_Luciana_Pires

Fechando a noite, chegava a vez de um dos power trios mais respeitados do Rock nacional. Com os irmãos Andria e Ivan Busic (baixo/vocais e bateira/vocais, Dr_Sin_Teatro_Odisseia_11_5_2019_FOTO_Luciana_Piresrespectivamente) e Thiago Mello na guitarra, encarando a difícil missão de substituir um dos melhores e mais conceituados instrumentistas do Brasil até hoje, Eduardo Ardanuy - que chegou a ser eleito o “melhor guitarrista brasileiro dos últimos dez anos”, através da revista Cover Guitarra e, para surpresa dos fãs, partiu definitivamente para vôos solo depois de participar de uma turnê de despedida da banda em 2016 (no entanto, esta retornaria às atividades após um hiato de dois anos).

Um após o outro, os competentes músicos em cima do palco, donos de uma técnica admirável, foram largando seus petardos para uma audiência que sabia de cor e salteado as letras das músicas que fizeram sucesso ao longo da trajetória de mais de duas décadas e meia da banda.

Andria, demonstrando uma naturalidade impressionante na condução do baixo e microfone, com linhas melódicas, muitasDr_Sin_Teatro_Odisseia_11_5_2019_FOTO_Luciana_Pires vezes, complexas, mas sempre bem definidas, dividiu os vocais com seu irmão, como de costume e fez as músicas parecerem mais fáceis de executar do que realmente são.

Destaque para a nova “Lost in Space”, que teve participação do excelente Bruno Sá nos teclados, para a clássica "Emotional Catastrophe" (faixa principal do primeiro disco) e para o momento de maior descontração da noite, com Ivan cedendo seu lugar na bateria a Pedro Melo para ir à frente cantar “Foxy Lady”, do eterno mestre Jimi Hendrix. O horário apertado impediu que eles voltassem para o bis, pois o espaço teria que ser liberado em seguida. Mesmo assim, a platéia saiu visivelmente Dr_Sin_Teatro_Odisseia_11_5_2019_FOTO_Luciana_Piressatisfeita, tanto com a apresentação quanto com a nova formação e, claro, na expectativa de que a banda siga na estrada ainda por muitos anos.

O único ponto negativo do evento foi o fato de não ter tido casa cheia, apesar das excelentes atrações. Certamente não foi por falta de divulgação. A Be Magic tem sempre primado pelo profissionalismo nos shows (confira a agenda de produções ao final da matéria) que produz. Infelizmente, vivemos um período em que os fãs de Rock no país ainda dão muito mais valor às atrações internacionais na hora de comparecer e prestigiar, mesmo com as bandas nacionais não deixando nada a dever, musicalmente falando. Lembro de, anos atrás, a poucos metros dali, ver o Dr. Sin e o Viper (já sem André Matos) se apresentarem para um Circo Voador complemente lotado. É preciso valorizar iniciativas culturais e independentes como essa!

Seja como for, o público curtiu, aplaudiu, cantou junto e fez bonito numa noite de comemoração a algo antigo, porém, jamais “velho”, eis que atemporal em sua essência instigadora: o Rock And Roll, em suas incontáveis variações!!! - Rick Olivieri.

Setlist Dr Sin:
1- Fly Away
2- Karma
3- Lost In Space
4- Time After Time
5- Fire
6- Sometimes
7- Nomad
8- Dirty Woman
9- Isolated
10- Scream And Shout
11- Zero
12- Miracles
13- Emotional Catastrophe
14- Foxy Lady (Jimi Hendrix)
15- Down in the Trenches


Próximos eventos confirmados da Be Magic Produções:
RAVEN + LEATHER + MELYRA
DATA: 
16 de junho
PRODUÇÃO: Be Magic e Scelza Produções.
LOCAL: Teatro Odisseia - Av. Mem de Sá, 66 - Lapa/RJ.
INGRESSOS: https://bit.ly/2ZRs7FW
EVENTO: https://bit.ly/2WmKHmW

TUATHA DE DANANN + PAGAN THRONE + LIVERKING
DATA:
 10 de agosto
PRODUÇÃO: Be Magic 
LOCAL: Teatro Odisseia - Av. Mem de Sá, 66 - Lapa/RJ.
EVENTO: https://bit.ly/2vAOZeE

Portal Rock Press