DREAM THEATER - Distance Over Time Tour in Brazil e celebração de duas décadas de um clássico!

De volta ao Brasil para shows em Brasília (04/12 no CC Ulysses), Rio DREAM_THEATER_Brazil_2019de Janeiro (06/12 no Vivo Rio), São Paulo (07/12 na Nova Arena Anhembi), Curitiba (08/12 no Ópera de Arame) e Porto Alegre (10/12 no Pepsi on Stage), o Dream Theater promete shows com cerca de três horas, como vem acontecendo na turnê “The Distance Over Time Tour – Celebrating 20 Years of Scenes From A Memory”. Na capital São Paulo, serão headliner do Dream Festival 2019, que ainda conta com Killswitch Engage (EUA), Turilli/Lione Rhapsody (ITA) e o Sabaton (SUE). Em Curitiba os ingressos estão esgotados, mas ainda restam ingressos para todas as outras apresentações!

DREAM THEATER - Distance Over Time Tour in Brazil e celebração de duas décadas de um clássico!

TEXTO: Jonildo Dacyony
FOTOS: Michael Meneses e Divulgação

DREAM_THEATER_Foto_Michael_Meneses_Revista_Rock_Press_CREDITO_OBRIGATÓRIO

Em meados de 1992, li uma matéria sobre "novas bandas" que haviam surgido no cenário internacional. Uma dessas bandas, segundo a análise do jornalista, tinha influências de Rush, Queensryche, Fates Warning e Metallica. O texto vinha acompanhado de uma foto dos integrantes do grupo, o que não revelava muita coisa, mas despertava curiosidade, devido a forma com que falava sobre a capacidade técnica dos músicos.

Algumas DREAM_THEATER_Foto_Michael_Meneses_Revista_Rock_Press_CREDITO_OBRIGATÓRIOsemanas depois, em um programa da "Maldita" Fluminense FM, ouvi uma canção interessantíssima que era extremamente melódica e ao mesmo tempo complexa, seu título: "Metropolis pt. 1: The Miracle and The Sleeper". A banda: Dream Theater, sobre quem eu havia lido na tal matéria e que agora me brindava com aquela composição belíssima e ao mesmo tempo longa. Não demorou muito para ir até uma loja especializada e adquirir (pelos olhos da cara) o álbum que continha aquela canção. O nome do álbum: Images and Words, sobre o qual logo descobriria algumas curiosidades interessantes, como por exemplo:
- "Images" não era o álbum de estreia da banda, era o segundo. Na verdade, era o álbum de estréia do vocalista, o cara cuja figura não combinava nem um pouco com aquela voz suave e aguda, um tal de James Labrie;
- a banda não era exatamente "novata". Os caras (John Petrucci, guitarra; John Myung, baixo; Mike Portnoy, bateria e Kevin Moore, teclado) estavam juntos desde 1985, quando eram alunos de uma das mais célebres escolas de música dos EUA: a Berklee School of Music; 
- a música que havia ouvido não era o hit do álbum, esse papel era de "Pull me Under", a faixa de abertura do mesmo, apesar de a bolacha conter outras composições com potencial para programação das Rádios FMs, mesmo com o som se situando entre o Metal e o Progressivo.

O fato é que o tempo passou e eu também não posso me alongar demais no texto. A banda só viria aportar aqui pela primeira vez em DREAM_THEATER_Foto_Michael_Meneses_Revista_Rock_Press_CREDITO_OBRIGATÓRIO1997, pouco antes do lançamento do seu quarto álbum de estudio Falling Into Infinity. Na ocasião, a formação já não contava mais com o tecladista original, Kevin Moore, que havia sido substituído por Derek Sherinian, que já havia tocado em turnês com nomes como Alice Cooper e Kiss. 

O Dream Theater voltaria ao Brasil outras vezes, sempre com apresentações que deram o que falar, como em uma das que fizeram em São Paulo, em 2005, quando tocaram o álbum Metropolis pt. 2: Scenes from a Memory na íntegra, e é justamente sobre essa capacidade de surpreender o público a cada turnê que temos que falar: os caras desembarcam mais uma vez por aqui para shows que estão criando enormes expectativas nos fãs, tanto os novos quanto os antigos. Além de chegarem para promover o último álbum de estúdio Distance Over Time (InsideOut Music/Sony Music), que conta com excelentes composições como "Untethered Angel", "Paralized", "At Wit's End" e "Pale Blue Dot", os nova-iorquinos novamente irão executar o "Scenes" completo, em comemoração aos vinte anos de seu lançamento e marcando as mesmas duas décadas da entrada do tecladista Jordan Rudess na banda,  prometendo um show com mais de três horas de duração. O guitarrista John Petrucci (FOTO) falou sobre a tour:DREAM_THEATER_Foto_Michael_Meneses_Revista_Rock_Press_CREDITO_OBRIGATÓRIO

“A turnê é uma espécie de 'An Evening With' e parte da noite tocamos algumas músicas novas, hits da nossa discografia e também 'Scenes From A Memory' em sua totalidade. Essa experiência tem sido muito divertida já que esse disco foi realmente importante para nós, falando de storytelling, porque foi o nosso primeiro registro conceitual, marca a estreia de Jordan Rudess conosco e é o primeiro álbum em que não usamos um produtor externo. Foi como se estivéssemos fazendo o nosso 'Operation: Mindcrime', nosso 'Tommy', nosso 'The Wall'. Foi definitivamente uma decisão consciente de fazer algo ousado, novo e diferente”. Contou John Petrucci.Dream_Theater_Distance_Over_Time_ALBUM

Logo em seu lançamento, Distance Over Time conquistou o 1º lugar no iTunes Top Album Chart, 5ª colocação no Top Current Album Chart, estreou na 24ª Top 200 Albums Chart da Billboard, ficou em 2º lugar no Hard Music Chart, 3º no Rock Chart. Registrando cerca de 10 milhões de streams na semana do seu lançamento. O álbum contou com produção de John Petrucci, foi mixado por Ben Grosse, masterizado por Tom Baker, e arte de Hugh Syme (Rush, Iron Maiden, Stone Sour).

O disco ainda mostra um Dream Theater cada vez mais amadurecido e coeso. Mike Mangini, a despeito do que muitos fãs antigos digam, está cada vez mais consolidado no comando das baquetas, apesar de haverem muitos saudosos de Mike Portnoy, (que recentemente passou pelo Brasil acompanhado da banda Noturnall como banda de apoio).

Em São Paulo a banda é atração do Dream Festival!DREAM_THEATER_Dream_festival_São_Paulo_2019

A última vez que a banda esteve no Brasil foi há três anos a Ópera Rock do disco “The Astonishing”. A formação atual do Dream Theater conta com John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), James LaBrie (vocal), Jordan Rudess (teclado) e Mike Mangini (bateria). A iniciativa da “The Distance Over Time Tour – Celebrating 20 Years of Scenes From A Memory - Brasil” e uma iniciativa da Liberation Tour Booking.

O show em São Paulo (7/12) será no Dream Festival dividindo palco com Killswitch Engage (EUA), Turilli/Lione Rhapsody (ITA) e  Sabaton (SUE). No mais, é correr para garantir os ingressos que estão voando na capital paranaense estão todos esgotados e no Rio de Janeiro, só restam ingressos de pista. É aguardar mais essa passagem do Dream Theater por solo brasileiro, que promete superar as anteriores. - Jonildo Dacyony.

 

The Distance Over Time Tour – Celebrating 20 Years of Scenes From A Memory – Brasil 2019

SERVIÇO:
DREAM_THEATER_Brazil_2019BRASÍLIA
DATA:
04/12/2019 (quarta-feira), às 20h, (abertura da casa).
LOCAL: Ulysses Centro de Convenções - Auditório Master - St. de Divulgação Cultural - Brasília, 05 – DF - TEL: 61 2196-9090
INGRESSOS:  
No site: https://bit.ly/35Luz2y
Nas Lojas:
Porão - (sem taxa, pagamento em dinheiro ou com cartão de crédito) - End: Csb 02 - lt 08 lj 02 - Taguatinga Sul | segunda à sábado, das 09h às 19h
Melodia - (sem taxa, pagamento apenas com cartão de crédito) - End: SHCGN CLR Quadra 706 bloco F lj. 44 e 51 | seg à sex, das 9h às 13h, e sábado das 13h às 17h.
No Local - Ulysses Centro de Convenções - Auditório Master - St. de Divulgação Cultural - Brasília, 05 – DF
EVENTO: https://www.facebook.com/events/494404114710374/
ATENÇÃO:
Meia solidária para não estudantes. Doe um kilo de alimento na entrada da casa no dia do evento e pague meia entrada. 
Assentos selecionados em todos os setores por ordem de chegada.
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos. Entre 16-18 anos somente acompanhado de pai ou mãe.

RIO DE JANEIRO
DATA:
06/12/2019 (sexta-feira), 19:30hs (abertura da casa).
LOCAL: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo. Rio de Janeiro - www.vivorio.com.br
INGRESSOS: 
Bilheteria do Vivo Rio - (sem cobrança taxa de conveniência) - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, RJ/RJ - Terça a sexta-feira 11h às 18h, sábados e domingos das 15h às 18h.
No site: https://bit.ly/2QZBhOz
EVENTO: https://www.facebook.com/events/1095800087285803/
ATENÇÃO:
Venda e retirada de ingressos dos eventos do Vivo Rio. 
Meia solidária para não estudantes. Doe um kilo de alimento na entrada da casa no dia do evento e pague meia entrada.
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos. Entre 16-18 anos somente acompanhado de pai ou mãe.

SÃO PAULO - DREAM FESTIVAL 2019
SHOWS:
Dream Theater (EUA), Killswitch Engage (EUA), Sabaton (SUE) e Turilli/Lione Rhapsody (ITA)
DATA: 07/12/2019 (sábado), 17h (abertura da casa).
LOCAL: Nova Arena Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo - TEL: 11 3031-0393
INGRESSOS:  
No site:
 https://bit.ly/35KfYEU - Formas de Pagamento: boleto, cartões de crédito e débito Visa, MasterCard, e American Express.
Bilheteria do Carioca Club - (apenas pagamento em dinheiro) - Rua Cardeal Arcoverde, 2899, Fone: (11) 3813-8598. Horário de funcionamento: das 13:00 às 19:00, de segunda à sábado.
No Local: Nova Arena Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 – SP/SP
EVENTO: https://www.facebook.com/events/470586870399766/
ATENÇÃO:
Meia solidária para não estudantes.
Doe um kilo de alimento na entrada da casa no dia do evento e pague meia entrada.
Estacionamento: locais próximos sem convênio
Estrutura: acesso para deficientes, área para fumantes
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos. 16 a 18 anos: apenas acompanhados de pai, mãe ou responsável legal.

CURITIBA - SOLD OUT
DATA: 08/12/2019 (domingo), 19h (abertura da casa).
LOCAL: Ópera de Arame - R. João Gava, 874 - Curitiba/PR
EVENTO: https://www.facebook.com/events/361993394490086/
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos. Entre 14-16 anos somente acompanhado de pai, mãe ou representante legal.
Assentos selecionados em todos os setores por ordem de chegada.

PORTO ALEGRE/RS
DATA:
10/12/2019 (terça-feira), 19h30 (abertura da casa).
LOCAL: Pepsi on Stage – Av. Severo Dullius, 1995, Porto Alegre/RS - (51) 3371-1948 - www.pepsionstage.com.br
INGRESSOS:
No site:
https://bit.ly/2L17VeK - Formas de Pagamento: cartões de crédito e débito Visa, MasterCard, Elo, Hipercard e American Express 
Nas Lojas:
Multisom Iguatemi (sem taxa de conveniência – somente em dinheiro).
Multisom Andradas 1001, Multisom Praia de Belas e Multisom Barra Shopping Sul
- Lojas Verse Andradas 1444 e Shopping Lindoia (sujeito à cobrança de taxa de conveniência – somente em dinheiro)
No Local: Pepsi on Stage – Av. Severo Dullius, 1995, Porto Alegre/RS
EVENTO: 
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

Portal Rock Press