DRAKE – Streamicendo o Palco Mundo no Rock in Rio 2019

Artista número um em streaming, o canadense Drake, está escalado para encerrar a noite do primeiro Drake_Rock_in_Rio_2019dia de festival, no Palco Mundo. O dia 27 traz, ainda, como atrações principais, Ellie Goulding, Bebe Rexha e Alok, fechando o um line-up direcionado aos amantes do Hip-Hop, do Pop e da Música Eletrônica.


DRAKE – “Streamicendo” o Palco Mundo no Rock in Rio 2019!
TEXTO: Cadu Oliveira - FOTOS: Divulgação

A entrada no universo musical de um dos maiores artistas do cenário internacional da atualidade foi em 2006. Antes disso, aos 17 anos, Drake estreou como ator na série de TV “Degrassi: The Next Generation”, tendo participado de 138 episódios. O que a produção do televisivo canadense não poderia imaginar é que estava no elenco um dos mais proeminentes nomes da próxima geração do Hip-Hop, o jovem Aubrey Drake Graham.

DRAKE_Room_for_ImprovementO nome que pode ser considerado, hoje, como um dos músicos mais populares do mundo, começou com humildade. Sua primeira mixtape recebeu o nome de “Room for Improvement”, que em português quer dizer “Espaço para Melhorar”. O som traz boas batidas de Hip-Hop e afiados instrumentais de R&B. Logo no começo ele deixa claro, explicando o título “Há sempre espaço para melhorar porque não sou perfeito e aposto que vocês também perceberão que não são, se ouvirem isto”.

De lá pra cá a escala de popularidade bateu recordes. Em 2018, quando o álbum “Scorpion” foi lançado, bateu 132 milhõesDRAKE_Scorpion de reproduções no Spotify e 170 milhões de plays na plataforma Apple Music, isso em apenas 24 horas! Tais números assustam e impressionaram os críticos do The New York Times, que afirmaram: “Quase toda estrela ou inovação importante do gênero na última década pode ser ligada a ele - direta ou indiretamente, em homenagem ou em oposição. Ele de fato reformulou o hip-hop à sua imagem", escreveu Jon Caramanica.

DRAKE_Greatest_HitsDrake é filho de Dennis Grahamum músico afro-americano, que chegou a tocar bateria com o mestre Jerry Lee Lewis, com a professora judia Sandi Graham e pertencente à classe média de Toronto. O rapper Lil Wayne é uma grande influência e patrocinador de seu trabalho. Mas foi se afastando do estilo mais falado do Rap que ele encontrou o caminho da melodia nas bases do hip-hop. Drake também é responsável por motivar um movimento global em prol dos “singles”. A maior parte de seus grandes sucessos são lançados anteriormente ao álbum, com divulgação especial. Os números de audiência, a quantidade de participações ilustres em sua lista de feats e a importância no cenário musical explicam porque este foi o nome para fechar a noite do primeiro dia do Rock in Rio 2019. Quem estiver presente pode se preparar para um show repleto de hits, teatralidade e boas batidas.

God´s Plan – Planos de Deus...
Spotfy_DrakeSer o artista número um do mundo do streaming rendeu, não tenha dúvidas, muitas cifras para o artista. A prova disso pode ser sua ostensiva coleção de carros, ou ainda o emocionante clipe da música “God´s Plan”, em que Drake gastou cerca de um milhão de dólares em bonificações sociais na gravação e atingiu mais de um bilhão de views no YouTube. No caso, os planos de Deus abençoaram a vida de um astro imortalizado pela indústria da música pop 2.0 e a dádiva resvalou em populares, músicos e todos os profissionais ligados a ele. O hit “God´s Plan” recebeu o prêmio de “Melhor canção de Rap” no Grammy Awards 2019. Ao pegar troféu, em meio a um longo discurso, cravou: “Se você tem pessoas que estão cantando suas canções palavra por palavra, se você é um herói em sua cidade natal, se você emprega pessoas, se há outras que saem na chuva e na neve, gastando seu suado dinheiro para comprar ingressos para o shows, você não precisa disso aqui. Você já ganhou!", disse, arrancando aplauso da plateia repleta de estrelas.

DRAKE_Nothing_Was_The_SameQuem tentou explicar um pouco do milagre que Drake apresenta em sua discografia foi o rapper brasileiro Don L, que em entrevista ao Diário da Região, disse: “Nothing Was The Same' (2013) é o seu álbum perfeito. Nesse disco ele definiu um estilo, que tem a ver com ser bom de rap e ser bom cantor, com muito R&B. Nas canções desse disco já é possível reconhecer que quando rima, é o Drake, e quando canta, é o Drake. Em termos de lírica, o lance dele foi colocar as coisas juntas, love songs com bagulho de rap, hits populares com conceitos, um boombap chill out. Ele deu uma unidade para vários estilos" defendeu.

Para quem é fã do trabalho dele e aguarda a oportunidade de ver o músico em território nacional, O Rock in Rio será a melhor oportunidade. O rapper vai abandonar o frio do Canadá pra encontrar um Rio de Janeiro pegando fogo, enlouquecido pra fechar o primeiro dia do festival ao som de “Work”, “In My Feelings” e outras pérolas do Drake. - Cadu Oliveira.

Portal Rock Press