Dorsal Atlântica – Uma História em Quadrinhos

Por Michael Meneses

SEMPRE terei muito ORGULHO do em saber que o primeiro show* UNINDO o HEAVY e o PUNK ocorrido na AMÉRICA DO SUL aconteceu em Marechal Hermes, bairro que faz a divisa da Zona Norte com a Zona Oeste do Rio de Janeiro e elo da capital com a Baixada Fluminense. Foi graças ao fato de tomar conhecimento desse evento que contou com Dorsal Atlântica, Metalmorphose, Desordeiros do Brasil e os mineiros do Patrulha 666 em duas noites e em locais diferentes em 1984 que minha vida cultural tomou outros rumos, se não fosse esse caminho talvez nem estivesse escrevendo essas linhas!

AGORA vamos à HQ Biográfica da banda Dorsal Atlântica de autoria de Carlos Lopes

Dorsal Atlântica – Uma História em Quadrinhos possui mais de 100 páginas cheia de histórias, curiosidades, poesia, metáforas, grafismo e experimentos artísticos que vão além do lápis e papel. Um livro onde alguns momentos se confundem com situações vivenciadas por aqueles que acompanharam a banda e os demais trabalhos e experiências de vida do Carlos Lopes ao logo dos anos. Comparado com as duas edições do livro Guerrilha e ao Documentário sobre a banda, esse HQ talvez seja ainda mais polêmico, onde situações delicadas do Rock e Show business brasileiro não são esquecidas e tem as feridas futucadas. Polemicas a parte, na arte e no universo das Histórias em Quadrinhos a fantasia se dar o luxo de interagir com a realidade dos fatos e aqui isso fica visível de forma intensa! 

Enfim, uma leitura recomendada aos fãs da banda, dos quadrinhos e uma leitura ideal aos pesquisadores e amantes do universo cult! Contudo é importante destacar que essa publicação foi mais uma iniciativa financiada pelos fãs da banda via crowdfunding e que além dessa HQ, também renderam o CD “2012”, o Documentário “Guerrilha” e no momento a banda realiza uma campanha para o um novo financiamento coletivo e com a verba produzir um novo álbum, que já tem nome e inspiração, o conceitual “Canudos”. Mais informações sobre a campanha no link: https://www.catarse.me/dorsal_canudos

*SOBRE O REFERIDO SHOW:
Os referidos shows ocorreram em duas datas e em locais diferentes do segundo semestre de 1984, porem em ruas não muito distantes de Marechal Hermes. Desde do o ano de 1984 o show é lembrado em livros, filmes e artigos, Porem só tomei conhecimento do mesmo ao ler a primeira edição do livro Guerrilha em 1999, naquela tarde do último ano do Século XX minha visão sobre o primeiro bairro operário do Brasil e hoje segundo bairro mais usado em locações do Áudio Visual Nacional mudou, alias EVOLUIU! Pois foi graças ao fato de tomar conhecimento desse show passei a conhecer a valorizar a história do bairro, onde parte da minha família mora desde os anos 1960, assim como reconhecer a história e a força do subúrbio carioca como um todo e isso também me deu sabedoria para exorcizar e não alimentar sentimentos de bairrismos e afins!

Hoje, quase diariamente passo pelo bairro, indo e vindo do trabalho e o vejo pela janela do ônibus sua história perpetuar entre seus históricos casarões, alguns com mais de 100 Anos, as tradicionais barraquinhas de Batata Fritas, ou pelo fato do bairro se palco do Roquealize-se, hoje o melhor festival independente de Rock carioca.

Postado por Leandro Cavalheiro quinta-feira, 10 de agosto de 2017 23:54:00 Categories: Dorsal Atlântica HQ Literatura Quadrinhos Subúrbio
Portal Rock Press