Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocam Legião Urbana na Fundição Progresso/RJ!

Dando continuidade à turnê comemorativa dos 30 anos de lançamento dos discos 'Dois' e 'Que País é Este',Dado_Villa_Lobos_e_Marcelo_Bonfá_tocam_Legião_Urbana_na_Fundição_Progresso_FOTO_ Divulgação Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois integrantes da formação original da Legião Urbana retornam ao Rio de Janeiro e chegam ao palco da Fundição Progresso neste sábado, dia 2 de fevereiro.

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocam Legião Urbana na Fundição Progresso/RJ!
TEXTO: Rick Olivieri – FOTOS: Divulgação

A bem sucedida turnê, que estreou em Miami (EUA), tendo passado por várias cidades do Brasil, faz parte de uma iniciativa que começou em 2015 com a turnê "Legião Urbana XXX Anos", remetendo ao disco de estreia, "Legião Urbana" (de 1985) e vem fechar um ciclo de comemorações de lançamento da trilogia formada pelos três primeiros álbuns da banda. 

Ao longo de aproximadamente  três anos, estima-se que foram feitas apresentações para mais de meio  milhão de fãs, de diferentes idades e regiões do país. Agora é a vez de relembrar o lançamento dos discos "Dois" (1986) e "Que País é Este" (1987), dois grandes sucessos da banda e que ajudaram a consolidá-la como uma das mais importantes do chamado BRock.  

O disco "Dois" teve praticamente todas suas faixas tocadas nas rádios com excelente repercussão entre o grande público e a poesia das letras, mais cerebrais que as de Cazuza (porém contundentes, muitas vezes), ajudou a alçar o seu líder e principal compositor ao status de "guru" da sua geração.

Já "Que País é Este" vinha de um longo período sem descanso para compor e nasceu da falta de repertório para se gravar um álbum inteiro, fazendo com que a banda tivesse a idéia (Dado diz que esta partiu de Renato Russo) de gravar algumas músicas do Aborto Elétrico, que fazia um som mais punk em Brasília, e da fase "trovador solitário" de Renato, e inserir algumas outras inéditas.

Dentre as canções que fazem parte desses dois álbuns estão grandes sucessos como "Daniel na Cova dos Leões", "Eduardo e Mônica", "Tempo Perdido", "Andrea Doria", "Índios", "Que País é Este", e a épica "Faroeste Caboclo" - música de longa duração (9 min e 3 seg) se considerarmos a média das execuções radiofônicas, que girava em torno dos 3/4 minutos, e que se destacou à época por ter toda a letra decorada pelos fãs, apesar da extensão (168 versos) e de não possuir um refrão, algo também bastante unusual para uma canção de qualquer estilo, naquele tempo.

Contando, é claro, com Dado Villa-Lobos na guitarra e Marcelo Bonfá nas baquetas, do projeto fazem parte, ainda, André Frateschi nos vocais, Lucas Vasconcellos na guitarra e violão, Roberto Pollo  nos teclados e programações e Mauro Berman no baixo e que também assina a direção musical do show.

Esta é uma excelente oportunidade daqueles que vivenciaram o auge da Legião Urbana assim como dos apreciadores mais recentes sentirem (ou relembrarem) parte da vibe que sempre esteve presente nos shows e de comemorem a trajetória desta que é uma das bandas mais icônicas do Rock brasileiro até hoje. Mesmo que seu líder máximo não esteja mais entre nós nesta esfera, suas músicas e letras permanecem ecoando através de mais de três décadas.  Eu sei que mesmo que parte daqueles ideais de pessoas tão jovens pareça fazer parte de um sonho esquecido há tempos, uma verdadeira legião de fãs mostra que muito do que era importante em termos de pensar, sentir e lutar, ainda não morreu (nem foi tempo perdido)... Portanto força sempre e o show deve continuar! - Rick Olivieri.

SERVIÇO:
Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá Tocam Legião Urbana

Dado_Villa_Lobos_e_Marcelo_Bonfá_tocam_Legião_Urbana_na_Fundição_Progresso_FOTO_ DivulgaçãoDATA: 2 de fevereiro de 2019, sábado, às 22hs.
LOCAL: Fundição Progresso - Rua dos Arcos, 24 - Lapa/RJ - (21) 3212-0800
INGRESSOS:
Bilheterias da Fundição Progresso:
de segunda a sexta, das 11h às 20h; sábados (somente em dias de show), a partir das 12h, sem taxa de conveniência/administrativa.
Vendas online: https://bit.ly/2FVt2OS
Meia-entrada: Estudantes, idosos, menores de 21 anos, professores da rede estadual/municipal;
Meia-entrada solidária: Mediante doação de 1kg de alimento não perecível;
Meia-entrada Sócio Torcedor: A Fundição Progresso tem parceria exclusiva com o programa Sócio Torcedor do Flamengo. A parceria concede 50% de desconto no valor da inteira em até dois ingressos aos sócios. Para comprovar, nas compras online, basta o associado incluir o código específico sinalizado pelo seu clube. E, nas compras efetuadas na bilheteria, apresentar o código.
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos (menores a partir de 16 anos podem entrar acompanhados dos responsáveis legais, mediante documentação)
CAPACIDADE: 5 mil pessoas
Acesso para pessoas com necessidades especiais e cadeirantes.
Estacionamento:
Catedral – acesso pela Av. Paraguai sentido Zona Sul.
INFO: http://www.fundicaoprogresso.com.br/
EVENTO: https://www.facebook.com/events/258323921526488/

Portal Rock Press