Circo Voador em Festa: Blitz festeja os 35 anos de carreira e lança seu 4º DVD!

Próximo dia 26 de maio, o Circo Voador vai ferver com a mistura de Rock, Pop, Funk, Reggae, Samba e Blues da Blitz. A banda sobeBlitz no Rock in Rio 2017 FOTO LU VALIATTI AG Ver + Fotografias ao palco para festejar o lançamento do seu 4º DVD “Blitz no Circo Voador”, celebrando seus 35 anos de estrada, ainda no clima de sua bela passagem pelo último Rock In Rio. O DVD é uma parceria da banda com a gravadora Deck e o Canal Brasil. Em “Blitz no Circo Voador”, a atmosfera de festa característica dos shows da Blitz foi reforçada com as participações mais que especiais do Afroreggae, Alice Caymmi, George Israel e Milton Guedes.

Circo Voador em Festa: Blitz festeja os 35 anos de carreira e lança seu 4º DVD! 
TEXTO: Alexandre Beckão – FOTOS: Lu Valiatti/Ag. Ver+ Fotografias

Bom, pra parcela da população acima dos 35 anos, as informações acima já disseram tudo, e a continuação desta matéria é totalmente irrelevante. Mas se você não está nessa fase ainda, vou tomar a liberdade (sem pretensão alguma!) de te explicar porque você deve ir a esse show. Explicar o quanto todos nós devemos a Blitz é algo muito Blitz no Rock in Rio 2017 FOTO LU VALIATTI AG Ver + Fotografiasdifícil em palavras, a sensação de vida nova que eles trouxeram lá no início da década de oitenta, não pode ser mensurada sob nenhum aspecto. Só quem viveu naqueles idílicos tempos, sabe como é se arrepiar diante de si mesmo ouvindo algo com a sua própria cara. A Blitz representava a liberdade de ser jovem, num tempo em que isso era perigoso porque era crime. Mas antes de me perder em devaneios saudosistas e na iconoclastia política, deixe-me contar uma história sobre a revolução de uma geração e a sua trilha sonora...

No início de 1981, Evandro Mesquita e Lobão foram convidados por Mauro Taubman, dono da marca Company, para tocarem no Caribe, bar que o empresário estava inaugurando na orla de São Conrado/RJ. Embora na época tocassem apenas por passatempo, os dois aceitaram e recrutaram amigos músicos para fazer a apresentação que aconteceria no dia 21 de fevereiro, gerando grande repercussão no local, o que levou a uma série de outras apresentações com uma alta rotatividade de músicos convidados, sempre mantendo os dois fixos. Buscando profissionalizam-se, os dois amigos buscaram músicos para juntarem-se a eles, trazendo Fernanda Abreu e Marcia Bulcão (Backing Vocals), Ricardo Barreto (Guitarra), Antônio Pedro Fortuna (Baixo), e Billy Forghieri (Teclados), além do próprio Evandro (Vocal e Violão) e Lobão (Bateria). Em 15 de janeiro de 1982, a banda sobe no palco do Circo Voador, tocando pela primeira vez sob o nome de Blitz – nome inspirado pela quantidade de vezes que Evandro era parado pela polícia e multado. A grande repercussão chamou atenção da EMI, que assinou contrato com a banda, e em 20 de julho, é lançado o primeiro single, "Você Não Soube Me Amar". Em três meses o compacto vendeu 100 mil cópias, se tornando a canção de maior sucesso deles. Na sequência foi lançado o primeiro álbum “As Aventuras da Blitz 1” (1982), que vendeu 300 mil cópias e gerou grande impacto pela mistura de músicas humoradas e figurinos futuristas. Mas nem tudo eram flores, as divergências artísticas entre Lobão e Evandro cresciam descontroladamente, e dias depois do lançamento do álbum, Lobão decidiu deixar a banda, sendo substituído por Juba na bateria. A Blitz se tornou uma das pioneiras do movimento do Rock Brasileiro dos 1980. O segundo single foi lançado, "Mais Uma de Amor (Geme Geme)", e se tornou o seu segundo maior hit, embora tenha esbarrado na Censura Federal pela composição possuir Teor Sexual. O terceiro e último single foi "Cruel Cruel Esquizofrenético Blues". Em junho de 1983 é lançado um novo single "Dois Passos do Paraíso", trazendo uma temática mais leve para que não fosse barrada pela Censura Federal (Isso é viver na Ditadura!). Na sequência é lançada "Betty Frígida", a canção mais ácida da banda, que contava a história de uma relação sexual que foi ruim para ambos os lados.

Em 10 de setembro é lançado o 2º álbum, Radioatividade, com uma grande festa organizada na sede da EMI, que reuniu grandes artistas como Caetano Veloso e Paulo Cézar Lima. A turnê da banda, dirigida por Patrícya Travassos, atingiu um público recorde e os primeiros shows bateram 50 mil pessoas. O terceiro e último single lançado foi "Weekend". Em março de 1984 participam do especial infantil "Plunct, Plact, Zuuum... 2", da Rede Globo, onde tocaram uma nova faixa, "A Verdadeira História de Adão e Eva", incluída no álbum da trilha sonora do programa. Em julho realizam seu show de maior repercussão na Praça da Apoteose/RJ, que arrastou 30 mil pessoas. Em 14 de setembro a banda estrela seu próprio especial na Rede Globo, Blitz contra o Gênio do Mal, misturando dramaturgia e musical. Logo após é lançado o novo single,Blitz no Rock in Rio 2017 FOTO LU VALIATTI AG Ver Mais Fotografias "Egotrip".

O 3º álbum BLITZ 3, é liberado em 15 de dezembro, tendo três formatos com capas diferentes, produzidas pela empresa de design A Bela Arte. Em 1985 a banda se apresentou em duas datas da primeira edição do Rock In Rio – 13 de janeiro (110 mil pessoas em noite que teve o Rod Stewart como principal atração), e 20 de janeiro (Dividindo o palco com os ingleses do Yes e diante de um publico de 200 mil pessoas). Logo após, lançam "Eugênio" e "Louca Paixão" como o segundo e o terceiro singles do álbum, respectivamente. A grande fama e a quantidade exagerada de compromisso geraram conflitos internos, e eles decidiram que era hora de dar uma parada nos trabalhos. Anunciaram que o trabalho seguinte, intitulado "O Último da Blitz", seria o seu último álbum. No entanto, o álbum nunca chegou a ser gravado, uma vez que Ricardo e Márcia deixaram a banda no final de 1985, e em 3 de março de 1986, a Blitz anunciou sua separação oficial.

Em 1994, tiveram a música "Mais Uma de Amor (Geme Geme)" como o tema da personagem interpretada por Fernanda Rodrigues, na novela “A Viagem”. No mesmo ano, alguns ex-integrantes se reuniram e gravaram os álbuns "Blitz Ao Vivo". O ano de 1994 ainda rendeu apresentações históricas na Praia de Copacabana, a primeira em comemoração ao titulo da Copa do Mundo (Show do Tetra) e o segundo para um público estimado em 4 Blitz no Rock in Rio 2017 FOTO LU VALIATTI AG Ver Mais FotografiasMilhões de pessoas no réveillon de Copacabana dividindo o palco com o Inglês Rod Stewart. Já no ano de 1997 veio o álbum "Línguas".

Em 2006 a banda se reúne novamente, e lança os álbuns "Blitz – Ao Vivo e a Cores" (2007) e "Eskute Blitz" (2009),Blitz no Rock in Rio 2017 FOTO LU VALIATTI AG Ver Mais Fotografias tendo apenas Evandro Mesquita como único remanescente original da banda. 

Em 2017 o grupo lançou álbum novo “Aventuras II”, seu primeiro álbum de inéditas em seis anos, que levou dois anos de produção. O disco chegou em bom momento, afinal comemoram uma formação estável há cerca de dez anos, com seu estúdio próprio (Toca da Onça), e entre viagens inspiradoras pelo Brasil, EUA, Portugal, Japão e vários outros países. A produção gráfica ficou sob os cuidados de Gringo Cardia, que também, foi o responsável pela arte de “Aventuras da Blitz 1”, primeiro álbum da banda, lançado em 1982. Estão em “Aventuras II” parceiros da mesma geração do BRock como Paralamas do Sucesso, Frejat, Arnaldo Brandão, George Israel e Dadi, assim como amigos de outras paragens como Seu Jorge, Sandra de Sá, Zeca Pagodinho, Alice Caymmi, Andreas Kisser, Pretinho da Serrinha e MC Cert. O disco foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa e como não lembrar a apresentação contagiante do Rock In Rio 2017. O próximo vou é uma turnê americana no mês que vem! E é isso, mas não só isso, agora imagina a festa que vai ser sábado... Te vejo lá!!! – Alexandre Beckão!

Serviço: BLITZ - Lançamento de DVD - ‘Blitz no Circo Voador’
DATA:
Sábado, dia 26 de maio de 2018, às 22h
LOCAL: Circo Voador – Arcos da Lapa – Lapa/RJ
INGRESSOS: Bilheteria do Circo Voador: terça a quinta: das 12h às 19h; sexta: das 12h às 24h (exceto feriados) e sábado a partir das 14h.
WEB: www.ingressorapido.com.br
CAPACIDADE: 2.000 pessoas
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos (de 14 a 17 apenas acompanhado dos pais).

Postado por Michael Meneses 23/05/2018 Categories: Afro-Reggae Blitz Blues Circo Voador Palco Sunset
Portal Rock Press