Celio Jr. - Porão Produções Underground

Produzir shows independentes não é algo fácil, tem que ter amor e determinação! Celio Jr Porão Produções e HexenSabbat e Eterno DesolationEspecialmente quando o foco são eventos voltados ao Doom-Metal e afins. Contudo há 25 Anos, Celio Jr. por meio da Porão Produções Underground vêm realizando shows dessas ramificações do Metal no Rio de Janeiro. E Não para por ai, "Celio Metalhammer" como também é conhecido na cena, ainda toca bateria nas bandas HexenSabbat e Eternal Desolation. Segue: 1, 2, 3, 4... Com Celio Jr.

 

1 –  Portal Rock Press: Porão Produções Underground está completando 25 anos. Conta essa história...
R.: Celio Jr. Porão Underground Produções: Tudo começou sem maiores pretensões pela Porão Produções Undergroundcomemoração ao meu aniversário, em um 09 de Janeiro qualquer no final dos anos 1980. Convidei alguns amigos para ouvir um barulho na minha antiga casa. Com o passar dos anos, o mês de Janeiro passou a ser aguardado, ansiosamente por uma galera fiel. As reuniões anuais passaram a acontecer no porão da minha casa e a cada reunião que acontecia aumentava o número de participantes. Eram festas simples, mas logo comecei a  convidar bandas para ensaiar no dia do meu aniversário, e a coisa foi evoluindo. A galera que frequentava gostava e espalhava a notícia, isso em tempos em que não tínhamos internet e a rede social era o boca-a-boca. O publico foi aumentando consideravelmente com o passar do tempo, quando percebi, o local já não suportava aquela quantidade de loucos, então comecei a procurar espaços maiores e logo comecei a fazer pequenos shows, dando início assim ao Porão. O primeiro show de fato aconteceu no ano de 1993. Tempos depois comecei a convidar bandas de fora do RJ, algumas com nome na cena. O que antes era no meu aniversario,Porão Produções Underground em 2004 passou a ser algo rotineiro, comecei a contratar profissionais de palco e seguranças para trabalharem, aquela pequena brincadeira despretensiosa, tornou-se um evento, e dando-se com isso a criação da produtora. Ao longo dos anos muitas bandas participaram e vão continuar participando dos nossos eventos entre elas; Imago Mortis, Maya, Avec Tristesse, Sepulcro, Land of Tears, Mythological Cold Tower, Thrash Terror, Cold Blood, Eternal Desolation, HexenSabbat, As Dramatic Homage, TerrorStorm, Ambiose, Cancro e várias outras. Estaremos sempre com as portas abertas para essas e outras bandas que busquem espaço na cena!

2 – A produtora tem tradição em produzir shows de Metal, sobretudo variações mais extremas. Vocês também dão espaço para outros segmentos do Rock? 
R.: Celio Jr.:
Já me fizeram esta pergunta algumas vezes. Até pouco tempo, eu era uma pessoa bastante radical e só ouvia e optava por trabalhar com bandas de estilos mais pesados ou obscuros, porém, creio eu que com o passar do tempo... evoluí! Hoje aprecio outras vertentes da música. Porém, em se tratando do Porão, a essência é pesada, existe a intenção é fazer eventos ecléticos, porém, dentro das linhas que você bem citou na pergunta. Já é tradição Metal Fire Recordsmanter essa linha, mas convidei bandas de Punk, Hard, Stoner e Heavy tradicional, embora não sejá uma constante. Procuro mesclar, porém, bandas de Rock, Classic, Gótico, não farão parte do cast, não temos essa pretensão. Por outro lado, pensando nesses estilos mais "acessíveis", montei um braço do Porão, no qual essas bandas enquadram-se perfeitamente, que é o Metal Fire Records.

3 – Nesses 25 anos, os eventos a produtora manteve a tradição em realizar seus shows no subúrbio, especialmente na Zona Oeste. Porque o evento de 25 Anos vai acontecer em Botafogo na Zona Sul Carioca?
R.: Celio Jr.
Na verdade, o Porão já realizou eventos em várias partes do RJ. Já fizemos eventos no Centro, na Baixada e na Zona Norte, fizemos um circuito de shows em algumas Lonas Culturais. Porem como aAS_DRAMATIC_HOMAGE No Porão Underground Produtora fica localizada na Zona Oeste, por motivos óbvios, como; logística, custo de produção e divulgação a maioria dos eventos ocorrerem nessa região da cidade.  Confesso que o principal motivo é o fato de que sempre tivemos o desejo de fomentar a cultura rock na região, proporcionar uma opção de lazer nesta linha ao público que gosta desse estilo musical. Nossa intenção é movimentar a cena musical da Zona Oeste com nossos projetos. Em relação ao fato do próximo evento acontecer no Hanói Estúdios em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tratando-se deste evento especificamente, para nós ele é muito importante, é emblemático e marcante, pois, não é qualquer um que atinge essa marca de 25 anos de existência no underground, mas confesso que a escolha foi em função de alguns motivos importantes, como uma logística viável para banda principal, procuramos um local que fosse próximo ao aeroporto e principalmente, buscamos um lugar que já tivesse uma estrutura pronta, pois, como também iremos tocar, evitamos nos preocupar com equipamentos de palco, transporte, iluminação e tudo mais que envolve um evento de bom nível. Outro motivo também, é que numa data tão especial pensamos em fazer numa praça onde a Porão Prod. ainda não tinha atuado.

4 – Além da Produtora você toca no HexenSabbat e recentemente entrou para banda Eternal Delolation. Fale sobre suas bandas.
R.: Celio Jr.
Opa! É um prazer enorme falar do HexenSabbat, trata-se de uma HexenSabbatbanda que está na batalha há 17 anos, com muita luta e determinação. Estou no comando das baquetas há quase 15 anos, nesse período passei por inúmeras experiências e dificuldades, mas também muitas alegrias e histórias para contar. O que mais chama a minha atenção e me motiva é o fato de estarmos em constante evolução, procurando sempre inovar nosso som, acrescentando novos elementos, porém, nunca perdendo a essência obscura. A banda não possui rótulos ou estilo definido, mesmo com a base das canções tendendo sempre ao Doom Metal, é possível encontrar elementos de outros estilos como o Dark Metal, Gothic Metal, Stoner, Heavy Metal Tradicional e até levadas mais rápidas e ríspidas. Fazer som pesado no Brasil é tarefa árdua, fazer músicas na linha Doom Metal, é mais complicado ainda, as dificuldades são enormes e parecem eternas, mas estamos aí sendo um desses loucos que fazem este tipo de som por aqui, e para uma banda dessa linha até que temos feito bastantes shows, o ano de 2016 foi um ano atípico para a banda, pois fizemos vários shows e tocamos com bandas de diversos estilos de metal e a receptividade foi ótima, entretanto, pelo balanço de 2017 acredito que atravessamos o nosso melhor momento, já que estamos com uma formação bem sólida, compondo músicas, preparando material fonográfico novo e convites para shows. Em relação ao Eternal Desolation, trata-se de uma relação recente e uma honra imensa. Confesso que fiquei muito feliz quando o meu grande amigo-irmão, Marcinho Cannibal, me convidou para ressuscitar essa grande banda de Doom-Metal carioca, que possui admiradores por todo Brasil e até algumas partes do mundo. Estou lisonjeado em poder contribuir com o ressurgimento deste ícone do underground. Uma missão árdua e tem sido uma experiência incrível! Estamos ensaiando bastante e trabalhando as novas composições. Em breve, teremos novidades. O ano de 2018 promete para ambas as bandas!

5 – Deixe seu recado final: 
R.: Celio Jr.
Em primeiro lugar como idealizador da Porão Produções Underground, não poderia me esquecer de agradecer aos que direta ou indiretamente permitiram que esses eventos fossem realizados ao longo desses 25 anos. Especialmente, ao Sandro Alex, um veterano em bandas no metal carioca (Eternal Desolation, Cancro, As Dramatic Homage, Nihilistic...), e que atualmente toca na Horrível e ao David Malkuth que além da parceria nos eventos cuidando e identidade visual da Produtora, toca comigo no Eternal Desolation e no Hexensabbat. São dois amigos fundamentais e que dividiram idéias e responsabilidades comigo. Agradeço aos que trabalharam nos eventos como o Paulo "Urso Branco" e a todos que prestigiaram e patrocinaram nossos shows, gente como o Márcio do ABC Estúdio, Walter Loureiro da Loja Réquiem de Campo Grande, Selo Cultural Parayba Records, Márcio da Blizzard Rec, Alan Racca da Loja Underground de Bangu, ao Eric Stick professor de bateria do Espaço Musical Bangu, a todos esses e aos que por ventura tenha esquecido, fica a gratidão e reconhecimento da Porão Produções Underground. Também quero parabenizar o Portal Rock Press pelo brilhante trabalho realizado, principalmente, por ser um espaço sensato, eclético e democrático, muito legal isso. Agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre a Porão Produções Underground e sobre minhas bandas e aos leitores do Portal Rock Press, todo meu respeito e a mensagem que deixo para vocês é que acreditem no Rock Brasileiro, procurem apoiar as bandas nacionais, principalmente do underground e que lutam com todas as forças para manterem-se na ativa. Busquem informações do que acontece na cena em veículos especializados como o Portal Rock Press e tantos outros. Faço o apelo: Prestigiem shows, comprem CDs, camisas e produtos das bandas, a cena precisa evoluir e conta com o apoio de vocês! Aos amigos aqui do Rio de Janeiro o nosso convite: Aguardamos todos vocês em nossos eventos, especialmente no dia 07/01/18 no Hanói Estúdios. Metal na Veia!

CONTATOS da Porão Produções Underground:
E-MAIL: A/C de Celio Jr: celio.jr@bol.com.br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/Por%C3%A3o-Produ%C3%A7%C3%B5es-Underground-931509406916798/

O Porão Produções Underground - 25º aniversário
Porão Produções Underground 25 anosSERVIÇO: 
SHOWS:
Hexensabbat + Vociferatus + Mythological Cold Tower (SP) 
LOCAL: Hanoi Estúdios - Rua Paulo Barreto, 16 – Botafogo/RJ 
DATA: 07/01/2018, às 14 horas
INFO: https://www.facebook.com/events/151601438923273/
INGRESSOS: (Use o Flyer do evento e ganhe desconto).
BLIZZARD RECORDS - R. Pedro Lessa - Stand 08 – Centro/RJ
REQUIEM - Mercado Popular de Campo Grande/RJ. Box 161/162 - Tel: (21) 98818-4818
LOJA UNDERGROUND – Av. Santa Cruz 4396 – Bangu/RJ.
ESTUDIO HANOI - (Antecipados e na hora). – Rua Paulo Barreto, 16, Botafogo/RJ - Tel: (21) 2527-1113 / 2579-0021 – A/C: Heron.

Portal Rock Press