Carl Palmer’s ELP Legacy no Brasil!

Após a visita de Phil Collins, mais um renomado baterista inglês aporta em terras brasileiras em 2018. Agora é a vez de Carl Carl Palmer in Brasil 2018Palmer, que traz a Carl Palmer’s ELP Legacy. Os shows acontecem a partir do dia 24 de maio em São Paulo no Espaço Das Américas, dia 25 no Rio de Janeiro no Vivo Rio e encerrando a tour no Brasil, Palmer se apresenta dia 26 no Teatro Municipal de Niterói/RJ. Os shows são promovidos pela Top Cat Produções Artísticas e fazem parte da Top Cat Series.

Carl Palmer  - Retrospectiva de um Homem (Quase) Comum!
TEXTO: Rick Olivieri e Michael Meneses – FOTOS: Divulgação

Carl Palmer in Brasil 2018Carl Palmer (66 anos - nascido Carl Frederick Kendall Palmer) formou, no início dos anos 70,  uma das bandas  mais consagradas do Rock Progressivo, juntamente com o exímio tecladista Keith Emerson (falecido em 10/3/2016) e Greg Lake, baixista, violonista, guitarrista e vocalista (falecido em 7/12/2016) o Emerson, Lake & Palmer. De fato, a emblemática trindade ali reunida, viria ocupar um lugar de destaque dentro do "Panteão dos Deuses" do gênero.

Antes disso, Palmer havia feito parte  de alguns grupos: The Craig, em 1966 e Chris Farlowe and the Thunderbirds, em 1967. Entraria no The Crazy World of Arthur Brown em 1968, em substituição ao antigo baterista que sofria de pânico de altura, indo para o Atomic Rooster, em Emerson, Lake and Palmer Emerson - ELP1969. No ano seguinte, Palmer encontra com os caras a quem parecia estar predestinado a se unir, e entra para o que seria sua segunda família por muitos anos.

O primeiro álbum do Emerson, Lake & Palmer (homônimo) foi bem de vendas, rendendo ao menos um hit: "Lucky Man". Em 1971, sai o grandioso tarkus Emerson Lake and Palmer"Tarkus", primeiro trabalho conceitual da banda e que obtém um sucesso maior que seu predecessor. O ótimo "Pictures at an Exhibition", trabalho ao vivo, e o consistente "Trilogy", de 1972 - que conta com o excelente single "From the Beginning" - aumentam ainda mais a popularidade da banda. Em 1973, é a vez do álbum "Brain Salad Surgery", um dos mais lembrados em toda a trajetória do grupo, inclusive pela bela arte da capa, assinada pelo famoso pintor e escultor suíço, H. R. Giger. Mas não somente por isso. Ele foi um dos trabalhos que ajudaram a consolidar o ELP entre os grandes daquele período.

Para muitos fãs e estudiosos da sonoridade progressiva dos anos 70, a banda conheceu seu ápice em 1974, através do Califórnia Jam, grande evento televisionado e que contou também com a presença do Deep Purple de Coverdale e Glenn Hughes. Com uma interrupção considerável de 3 anos, seguem-se os "Works" (Vol.1 e 2) e o "Love Beach". Este último já demonstrando uma guinada nas composições outrora super-rebuscadas, como foi comum vermos em outros grandes nomes do estilo. A pressão da estrada e certo desgaste de relacionamento, somados ao ego dos músicos, acabou culminando na primeira separação dos três.

Com a dissolução do ELP, Palmer tentou alçar vôo com o grupo P.M., que não foi muito longe. Com antigos integrantes das bandas Yes, King Crimson e The Buggles Asia - AsiaCarl Palmer PM obteve maior êxito com o Asia, lançando álbuns de considerável sucesso comercial. As músicas "Only Time Will Tell" e "Heat of the Moment" se tornaram grandes hits e são lembradas até hoje pelos fãs dessa fase mais pop. Em 1988, Palmer e Emerson reúne-se novamente, para formar o grupo chamado simplesmente de "3", com o guitarrista e vocalista Robert Berry, lançando apenas um álbum sem muito alarde. A banda ELP permaneceu ativa de 1970 a 1979, 1991 a 1998 e em 2010. Após o falecimento de seus ex-companheiros de banda, Palmer prossegue realizando turnês com sua banda e  tocando versões para os antigos sucessos. No ano passado (2017) Palmer fez shows com o Asia no Estados Unidos, dividindo o palco com também lendário Journey.

Carl Palmer’s ELP Legacy no Brasil!
Carl Palmer FOTO MIKE INNSOs fãs brasileiros do baterista terão a oportunidade de presenciar nesta visita do músico ao Brasil durante o mês de maio com a Carl Palmer’s ELP Legacy uma homenagem aos seus amigos Keith Emerson e Greg Lake. Palmer se sente motivado com a tour e durante um intervalo, dessa que é sua maior turnê solo declarou:
“Eu sempre sentirei muita falta do Keith e do Greg, que perdemos em 2016. Agora sou eu que levo adiante o nome do ELP, pretendo continua tocando nossa música ainda por muitos anos. A resposta dos fãs do ELP tem sido incrível, senti que devia isso a eles, continuar”. 

“Pictures at an Exhibition”
Nem só da boa música, se vivencia uma apresentação de Carl Palmer, a tour também abre espaço para mais um talento de Palmer, as artes plásticas. Durante os shows trabalhos do músico nesse segmento serão exibidos no telão, unindo música e artes visuais unificando os talentos do músico. Entre os trabalhos, que incluem fotos e imagens históricas, dois trabalhos assinados por Carl Palmer são destaque, trata-se de duas imagens: ‘Welcome Back’ (dedicada para Emerson) e ‘Lucky Man’ (dedicada a Lake). Os trabalhos são uma parceria com o Scene Four Art Studios da Califórnia/EUA.

Carl Palmer ELP Legacy - Welcome, My Friends, to the Show That Never Ends
Sua banda atual é composta pelo guitarrista Paul Bielatowicz e o baixista Simon Fitzpatrick. Nos shows atuais Palmer se deu a liberdade de reinventar novos arranjos aos sons do ELP, sobre isso Palmer disse:
“Desde 2001 toco com meu próprio trio, trocando os teclados pela guitarra. Eu senti que seria a maneira honesta de me aproximar da música do ELP, esse formato fez sentido pra mim. A ideia era reinventar a música.”.

“Works Live"
Enquanto você se anima com a vinda de Carl Palmer ao Brasil, outra dica é dar um pulo às lojas e conferir os lançamentos que estão chegando. ‘Pictures at an Exhibition’, em DVD/CD é um deles, trata-se de um tributo ao Keith Emerson registrado em 2016 e que contou com o guitarrista do Genesis Steve Hackett – (que esteve recentemente no Brasil), o tecladista e vocalista do Vanilla Fudge, Mark Stein e o baterista David Frangioni. Outra novidade é o CD “Live In The USA”. Os lançamentos são da BMG Music que não parou por ai e relançou toda a discografia do Emerson, Lake & Palmer.

PROMO: Rock Press tá sorteando 2 PARES de Ingressos para o Setor 2 do Vivo Rio. Segue o link da promoção: http://portalrockpress.com.br/promo-rock-press-carl-palmer%E2%80%99s-elp-legacy-no-vivo-rio

Discografia com o Emerson, Lake & Palmer:
1970 - Emerson, Lake and Palmer
1971 - Tarkus
1972 - Pictures at an Exhibition 
1972 - Trilogy
1973 - Brain Salad Surgery
1974 - Welcome Back, My Friends, to the Show That Never Ends 
1977 - Works, Volume 1 
1977 - Works, Volume 2 
1978 - Love Beach
1979 - In Concert 
1992 - Black Moon
1993 - Live at the Royal Albert Hall 
1994 - In the Hot Seat
1996 - Works Live 
1997 - Live at the Isle of Wight Festival 1970


Carl Palmer’s ELP Legacy no Brasil!

Carl Palmer in Brasil 2018

SERVIÇO:
SÃO PAULO/SP - 24 de Maio, (quinta-feira) às 20h30
LOCAL:
Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda – SP/SP
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
INGRESSOS: Bilheteria do Espaço das Américas. 

RIO DE JANEIRO/RJ - 25 de Maio, (Sexta-feira), às 22hs
LOCAL:
Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – RJ/RJ.
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos. Menores de 18 anos apenas acompanhados dos pais/responsável.
INGRESSOS:
Bilheteria oficial (sem cobrança de taxa de conveniência) 
Vivo Rio -
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo/RJ.
Sujeito a Cobrança de Taxa de Conveniência:
FNAC - Barra Shopping - Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca, Piso Lagoa - Loja B101-114.
Meia-Entrada e Ingressos Promocionais - Confira as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios. 25% de desconto sobre o valor da inteira para clientes Vivo Valoriza na compra de até 02 ingressos. Para comprovar seu cadastro no programa, basta enviar um SMS para o número 1058 com a palavra VALORIZA. Para clientes Vivo Fixo, Vivo Internet e Vivo TV, basta apresentar a última conta paga. Disponível apenas para compra na bilheteria do Vivo Rio.

NITERÓI/RJ - 26 de Maio, (Sábado), às 20hs
LOCAL:
Teatro Municipal de Niterói - Rua Quinze de Novembro, 35 - Niterói/RJ
INGRESSOS: https://goo.gl/75KbVL

Portal Rock Press