CaRIOca ProgFest – O Rock Progressivo vive no Rio!

Com shows nos palcos do Centro Cultural Justiça Federal, Centro da Música Carioca e Casa de Carioca_ProgFestival_2018Pedra a parti do dia 28 de agosto e seguindo até o dia 27 de setembro, o Festival CaRIOca ProgFest tem como atrações nomes como Victor Biglione Trio, Caravela Escarlate, Sleepwalker Sun, Únitri, Arcpelago e Laranja Boreal.

CaRIOca ProgFest – O Rock Progressivo vive no Rio!
TEXTO: Michael Meneses – IMAGENS/FOTOS: Divulgação.

Os meses de Agosto e Setembro marcam a força e a complexidade do rock progressivo que voltam a ocupar os palcos da cidade do Rio de Janeiro com o CaRIOca ProgFest, festival que tem inicio a partir desta terça-feira, 28 de agosto e segue até 27 de setembro, em shows que acontecem em diferentes espaços da cidade. A realização é mais uma iniciativa da parceria entre as produtoras Vértice Cultural e a BeProg. Os eventos acontecem no Centro Cultural Justiça Federal (Centro), Centro da Música Carioca (Tijuca) e Casa da Pedra (Ipanema). Indo da Zona Norte a Zona Sul Carioca.

Dando os acordes iniciais do festival, o Caravela Escarlate, faz show nesta terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no charmoso palco do Centro Cultural Justiça Federal (em frente a Estação do Metro da Cinelândia). A banda faz mais um show para promover seu CD homônimo. Formado pelo multi-instrumentista e compositor David Caravelle, pelo tecladista Ronaldo Rodrigues que em sua bagagem a experiência de quem passou por bandas como Massahara, Módulo 1000... e pelo veterano baterista Élcio Cáfaro que tocou com Cássia Eller, Chico Buarque, MPB-4, Boca Livre, Edu Lobo e outros.

A maior parte dos shows acontece no Centro da Música Carioca, localizado no bairro da Tijuca, na Zona Noite Carioca, com shows sempre acontecendo todas as quintas-feiras de setembro, sempre às 20h. Para dar sequencia ao CaRIOca ProgFest e ocupar o palco do Centro da Música Carioca Victor Biglione apresenta no dia 06, seu Tributo de releitura a Jimi Hendrix. Biglione é acompanhado por Jorge Pescara (baixo) e Fábio Cezanne (bateria). No repertorio, estão previstos sons como, "Little Wing", "Foxy Lady", "Voodoo Child", além de composições do próprio Victor Biglione e de Billly Cobham.

A cidade de Niterói tem como representante no festival a banda Sleepwalker Sun, que toca no dia 13/9 no Centro da Música Carioca. Influenciados pelo prog setentista, mas atendo aos sons contemporâneos, a banda vai apresentar sons dos seus dois álbuns e promete músicas novas. O show será a chance do publico conhecer de perto o trabalho dessa banda que vem conquistando boas criticas por parte da mídia especializada.

No dia 20 de Setembro é a vez da banda Únitri ocupar o palco do Centro da Música Carioca. Suas influencias vão de Rush, Genesis, Pink Floyd, Yes, Jethro Tull, The Flower Kings a brazucas como Clube da Esquina, Sagrado Coração da Terra e O Terço. Formada por Rômulo Lima (Baixo), André Zichtel (guitarra), Raphael Montechiari (Teclados) e Michel Melo (batera) a banda deve incluir em seu repertorio sons “Libertas” e “Minas, Cantos e Canções”.

A Zona Sul do Rio recebe o CaRIOca ProgFest no dia 22, sábado, com a banda Laranja Boreal. O show acontece na Casa de Pedra em Ipanema. A Laranja Boreal é um duo formado pelo músico e pesquisador musical Jorge Pescara e pela musicista Renata Puntel e se propõe a fazer releituras com toques contemporâneos em arranjos acústicos, de obras consagradas. No palco, o espetáculo “FALA, Tributo aos Secos & Molhados” onde a dupla promove um diálogo fora do comum entre a viola luso-brasileira de 15 cordas (cordas triplas), acordeon, kantele (mini-harpa de 15 cordas) e vocais.

Fechando o festival, dia 27 de setembro o grupo Arcpelago se apresenta no Centro da Música Carioca. Em atividade desde 2011 a banda e composta por Ronaldo Rodrigues (teclados e vocais), Renato Navega (Bateria), Jorge Carvalho (Baixo) e guitarrista Diogo Albano (guitarra). O Arcpelago bebe da fonte do rock setentista, especialmente o prog.

O CaRIOca ProgFest é uma iniciativa que merece reconhecimento pela bela iniciativa em prol da arte e da música no Rio de Janeiro. Recomendamos a presença e o carinho de todos vocês. – Michael Meneses!
 
SERVIÇO:
CARAVELA ESCARLATE – 28 de Agosto, terça-feira, às 19hs.
LOCAL:
Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 – Centro/RJ - Tel. (21) 3261-2550.
INGRESSOS: No local.

VICTOR BIGLIONE TRIO - 6 de Setembro, quinta-feira, às 20h.
LOCAL
: Centro da Música Carioca – R. Conde de Bonfim, 824 – Tijuca - (21) 3238-3831.
INGRESSOS: No local.

SLEEPWALKER SUN - 13 de Setembro, quinta-feira, às 20h
LOCAL:
Centro da Música Carioca – R. Conde de Bonfim, 824 – Tijuca - (21) 3238-3831.
INGRESSOS: No local.

ÚNITRI - 20 de Setembro, quinta-feira, às 20h.
LOCAL:
Centro da Música Carioca – R. Conde de Bonfim, 824 – Tijuca - (21) 3238-3831.
INGRESSOS: No local.

LARANJA BOREAL - 22 de Setembro, Sábado, 20h
LOCAL:
Casa da Pedra - Rua Redentor, 64 - Ipanema/RJ.
INGRESSOS: No local.

ARCPELAGO - 27 de Setembro, quinta-feira, às 20h.
LOCAL:
Centro da Música Carioca - R Conde de Bonfim, 824 – Tijuca - (21) 3238-3831.
INGRESSOS: No local.

Portal Rock Press