CARA DE PORCO - Entrevistamos o único Saci de DUAS PERNAS do Mundo!

Com shows na Smoke Lounge (31/8), CARA_DE_PORCO_Rato_no_Rio_Bangu_2019_FOTO_Michael_Menesescom Supla na Lona de Bangu (8/9), e no Samamba Rock Fest no Distrito Federal (26/10), a banda Cara de Porco se mantém como uma das bandas mais toscas da cena do Rio de Janeiro. Liderada pelo vocalista Marcelo Saci, preparando disco novo e a frente da produção de diversos eventos, a banda segue no underground e se você é um daqueles que acredita que “Quem tá no Rock é para se fuder” leia essa entrevista com Marcelo Saci na coluna 1, 2, 3, 4... da Rock Press!

CARA DE PORCO - Entrevistamos o único Saci de DUAS PERNAS do Mundo!
ENTREVISTA e FOTOS: Michael Meneses e Marcelo Pereira!

Cara_de_Porco_Rato_No_Rio_9_12_2018_FOTO_Marcelo_Pereira

Já falei antes e torno a dizer, no underground quando uma banda passa dos cinco anos ela já carrega algumas vitórias na bagagem, mesmo que tais conquistas tenham sido a duras penas, afinal, não é fácil ter banda alternativa em lugar nenhum. Agora, se uma banda completa 20 anos apresentando um som tosco, cheio de letras com ideias toscas, essa banda, de fato, acredita em uma de suas letras: “Quem tá no Rock é Pra se Fuder!”.
 
Cara_de_Porco_Rato_No_Rio_9_12_2018_FOTO_Marcelo_PereiraFalamos dos cariocas do Cara de Porco, uma banda que entre demos, CDs, clipes e por muitas vezes produzindo seus próprios shows e eventos, vem a 20 anos escrevendo e fazendo o rock na zona oeste e no subúrbio do Rio de Janeiro. É impossível listar bandas do subúrbio em atividade e não se lembrar da Cara de Porco.
 
Seu som é uma porra-louquice que mistura Punk Rock, Hard Core, Ska e Rock’n’Roll. Ao longo dos últimos 20 anos, a banda já mudou de formação diversas vezes. O que não mudou foi a essência de suas letras regadas de humor ácido e críticas sociais, além das performances, nas quais a insanidade é ainda maior, afinal, quase tudo pode acontecer nos vários formatos de shows da Cara de Porco, graça ao figurino de seus músicos, indo do tradicional Marcelo Saci (vocal Saci de duas pernas e Gogo Boy de terreiro), Bispo Anderson (vocal e pastor, Guru Espiritual, presidente do PBU), Rodrigo Fernandes (guitarrista e cachaceiro), Juninho (baixista e Fugitivo da Justiça) e Macarrão (baterista e cachaceiro). Porém, também é possível, eles fazerem shows com um misto de visual Secos & Molhados com corpse paint nas apresentações 100% Black Metal.
 
A Coluna 1, 2, 3, 4... da Rock Press conversou com Marcelinho Saci sobre esses 20 anos, os eventos que produz (entre os quais o Rato no Rio) e o que vem pela frente na banda Cara de Porco...
 
1 – Michael Meneses / Rock Press: A banda está completando 20 anos. Conte um pouco dessa história... 
Marcelo Saci / Cara de Porco – 
Tudo começou com aquela porra de maluco que se juntava no final de semana na casa o Claudio Picolé Cara_de_Porco_Rato_No_Rio_9_12_2018_FOTO_Marcelo_Pereirana Rua Cobé em Bangu e em frente a essa casa havia um desenho de uma “Cara de Porco” com os dizeres  "Olha a cara de quem joga lixo aqui!" e essa era a referência pra chegar nessas festas, e a galera sempre perguntava "É aí que vai ter a festa lá na cara de porco?!". Tempos depois, o nome virou um grupo de confraternização e até time de futebol, e então nada mais justo do que a banda se chamar Cara de Porco, nunca imaginei que ia ficar 20 anos em uma banda que começou com um maluco que tinha umas ideias loucas na viola, eu claro! Fui lá, comprei uma Tonante velha  vermelha que entrou para história do underground de Bangu e na zona oeste do Rio, há pouco tempo encontrei um amigo que falou que tinha um pedaço dessa guitarra até hoje, afinal, quebrei essa guitarra em um show na Praça 1° de Maio (Bangu) em 2000. Essa porra é loucura, é saci, é pastor, é Jesus, já teve até anão saindo de saco de natal, porrada estancando no palco  entre o saci e o papai-noel. E lembrando que, “Quem tá rock e pra se fuder” (risos).
 
2 - Rock Press: Mesmo com 20 anos parece que a banda sempre será underground. Essa é a Cara_de_Porco_Rato_No_Rio_9_12_2018_FOTO_Marcelo_Pereiraideia, ou a banda pensa em alçar saltos maiores?
Marcelo Saci - 
Muito complicado, boa parte das músicas que tocamos mesmo as que não contêm algum palavrão, acabam sendo ofensivas. Tocamos em assuntos que essa sociedade safada e hipócrita ojeriza, falamos de pedofilia, política, zoofilia, drogas, prostituição... Porém, nesses álbuns fizemos algumas coisas mais comercias, mas o alvo nunca foi o mainstream, mas os festivais alternativos. E ter reconhecimento do público é muito legal 
 
3 - Rock Press: Você e a banda Cara de Porco realizam a produção de shows, entre eles o Rato no Rio. Como funcionam as produções? 
Marcelo Saci - 
Não, a banda é à parte. A produção é responsabilidade minha, mas alguns componentes fazem parte  equipe. O Rato no Rio foi o divisor de águas do rock no Rio de Janeiro, bons tempos que não sei se voltam mais, colocar 1200 pagantes em galpão para ver bandas Underground, hoje parece ser um sonho distante, dei um tempo depois de alguns prejuízos (risos). Porém, estou de volta, Cara_de_Porco_Rato_No_Rio_9_12_2018_FOTO_Marcelo_Pereirahoje com alguns associados, a Be Magic, o Heavy Drink e a Caos Fest  fazendo várias parcerias, estamos trazendo o Supla no dia 8 de setembro, e a banda Nervosa no dia 19 de outubro, The Mist em novembro, Atômica e devo fechar o ano com o tradicional “Natal do Cara de Porco” na Lona de Guadalupe (Zona Norte do Rio), um evento tradicional da região. E adianto, estamos elaborando um super projeto para o próximo ano, mas as coisas não dependem só da gente, tem muito roqueiro virtual, a cena mudou, a nossa galera envelheceu. Mas, sinto a cena aos poucos renovar senão não apostaria de novo no underground. E Bangu é Bangu, sempre teve rock, e salve o grande mestre Havengar! (N. do A.: Desde sempre, Havengar foi uma figura ícone do Rock na Zona Oeste Carioca, in memorian).
 
4 - Rock Press: A banda está trabalhando em um novo disco. Adiante aí como será esse trabalho...Cara_de_Porco_Rato_No_Rio_9_12_2018_FOTO_Marcelo_Pereira
Marcelo Saci – 
Sim, ainda trabalhando o “Cada Cão Lambe Sua Caceta”, que tem um pouco mais de um ano. Realizamos três videoclipes em um ano “O Caranguejo não tem Pescoço”, “Bexigão” e “O Canto da Cutia”, vai ter ainda mais um clipe. Também trabalhamos em um curta-metragem que vai se chamar "O Caso do Saci de Duas Pernas da Ilha de Itacuruça" e um documentário sobre os 20 anos da banda e que já estamos em processo de produção. A entrada dos guitarristas Rodrigo Fernandez e Daniel Schin foi uma mudança radical no som da banda, prepare os ouvidos que a pedrada é certa! 
 
5 - Rock Press: A banda está com alguns shows marcados, deixe seu recado final e convide os leitores da Rock Press para marcar presença nesses shows..
Marcelo Saci – 
Opa, vamos lá vender o nosso peixe! O primeiro acontece no próximo fim de semana, no dia 31 de agosto na Smoke Cara_de_Porco_Rato_No_Rio_9_12_2018_FOTO_Marcelo_PereiraLounge, com os amigos das bandas Ramyrez 77 e Korja. Em seguida, tocamos em casa, no dia 8 de setembro, na Areninha de Bangu, dividindo o palco com Supla, os mineiros do Aneurose e os amigos do Ramyrez 77 e Mr. Bronca no palco principal, e no palco alternativo com Wagner José e seu Bando, Rawest e Verme da Lepra. E, no dia  26 de outubro, no Samamba Rock Fest em Brasília/DF.  Em dezembro, tem o “Natal do Cara de Porco” com a data a definir, mas venham confraternizar com a gente! Finalizando, uma reflexão, apesar de vivermos um momento político e social conturbando, ainda vejo a cultura como uma das melhores saídas para o povo, afinal, um povo sem cultura, que não cultua suas raízes, é um povo fraco e sem força. Temos que nos abraçar, comparecer aos eventos, independentes de ser rock ou não, o underground é um mundo, venha e faça sua parte, faça esse mundo girar e vamos que vamos que o trabalho é árduo! Valeu Rock Press e a todos os nossos amigos e fãs que fazem a gente seguir nessa loucura! 
 
Os shows de 20 Anos...
Como parte das comemorações pelos 20 anos a banda tem alguns shows já confirmados e uns a confirmar entre eles o “Natal do Cara de Porco”. Segue o serviço e algumas infos sobre as próximas apresentações.
 
Rock Sem Fronteiras, na Smoke Lounge, no dia 31 de agosto...
Um verdadeiro encontro sul-americano de Punk/HC com shows dos hermanos do Los Chimi Churris e representando a cena carioca, ao lado do Cara de Porco, os batalhadores do underground carioca do Korja, Ramyrez 77. No evento também teria presença do quarteto peruano do Kriadilla Cusco, porém segundo informações a banda que vinha para a tour brasileira de ônibus, teve problemas na Bolivia, contudo os eventos que a banda iria participar no Brasil (em Duque de Caxias/RJ e São Paulo) estão confirmado sem a banda. Na capital carioca, o palco da festa é o Centro Cultural Smoke Lounge que há cerca de dois anos vem ajudando a escrever a história da cultura alternativa carioca, abrigando, além de shows e eventos como exposições e lançamentos de livros, um estúdio de tatuagem e o tradicional headshop. O evento é uma iniciativa da Ferramenta Produções que vem promovendo o lema do “Faça Você Mesmo” em busca do viver a arte. Segue o Serviço:

Rock Sem Fronteiras na Smoke Lounge
Rock_Sem_Fronteiras_RJ_2019SHOWS
: Los Chimi Churris (Argentina) + Korja + Ramyrez 77 + Cara de Porco + DJ Danilo
DATA: 31 de Agosto de 2019 às 21h
LOCAL: Centro Cultural Smoke Lounge - Rua Ibituruna, 8, Tijuca – RJ/RJ (21) 3197-1975
INFO: Siga o Instagram e o Facebook: @smokeloungebrasil
PROD: Coletivo A Ferramenta e o Smoke Lounge 
EVENTO: www.facebook.com/events/713575599078729/
 
Com Supla, na Areninha Carioca Hermeto Pascoal de Bangu...
Nada melhor que comemorar seus 20 anos em casa, no caso a Areninha Carioca que para muitos também ainda é a eterna Lona Cultural de Bangu. Neste show, a banda a Cara de Porco divide o palco com o veterano Supla que faz seu primeiro show em Bangu, na Zona Oeste carioca. Na mesma noite, também se apresentam as bandas, Aneurose (MG), Ramyrez 77 e Mr. Bronca e no palco alternativo Wagner José e seu Bando, Rawest e Verme da Lepra. Se liga no Serviço::

SUPLA_e_Cara de Porco_em_Bangu_RJSHOWS: Supla + Cara De Porco (celebrando 20 Anos) + Melyra + Aneurose (MG), + Ramyrez 77
PALCO ALTERNATIVO COM: Wagner José e seu bando, Kosmo Coletivo e Verme da Lepra.
LOCAL:  Areninha Carioca Hermeto Pascoal - Pça Primeiro de Maio, s/n – Bangu/RJ
DATA: 8 de Setembro de 2019, às 15hs
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INFO: (21) 3463-4945
INGRESSOS: Bilheterias da Areninha Carioca Hermeto Pascoal
EVENTO: https://bit.ly/2FarkqE

Festival Samamba Rock 2019, dias 25 e 26 de outubro em Brasília/DF...Festival_Samamba_Rock_2019
A Cara de Porco é uma das atrações desse tradicional festival independente da capital federal. Alguns nomes do festival estão sendo confirmados e você que tem banda pode inscrever sua banda para a seletiva do festival no site www.institutosolidart.com.br Seja como for, a Cara de Porco tá confirmada no cast do festival. – Michael Meneses!

Portal Rock Press