CANTO CEGO – Distorções poéticas Made in Favela da Maré/RJ – ENTREVISTA

Com a vivência no underground carioca e dedicação ao trabalho, a banda Canto Cego foi CANTO_CEGO_no_rock_in_rio_foto_PAULO_BARROSconquistando seu espaço, o que os levou à uma apresentação no Festival Jazz Montreux (Suíça). Agora, a banda é uma das atrações do Espaço Favela do Rock in Rio ao lado do Grupo Nós do Morro, Agona e BK-81. O show acontece no famoso “Dia do Metal” (4/10) do festival que esse ano terá Iron Maiden, Scorpions, Helloween e Sepultura no Palco Mundo, e Slayer, Anthrax, Torture Squad & Claustrofobia com participação do Chuck Billy (Testament) e a banda feminina Nervosa, no Palco Sunset. A Canto Cego também aproveita a visibilidade do Rock in Rio para lançar no próximo dia 27 de setembro (dia de abertura do Festival), “Karma”, seu novo álbum. Rock Press conversou com a banda sobre o novo disco, as andanças em shows e festivais, o Rock In Rio e as origens dos músicos que são cria cultural da Favela da Maré na Zona Norte do Rio.

CANTO CEGO – Distorções poéticas Made in Favela da Maré/RJ
ENTREVISTA – Michael Meneses
FOTOS (Divulgação): Paulo Barros, Sidnei Ribeiro e Andre Valente.

Banda_CANTO_CEGO_no_rock_in_rio

Unindo distorção e poesia desde 2010, a banda Canto Cego é formada por Roberta Dittz (vocal), Ruth Rosa (bateria), Magrão (baixo) e Rodrigo Solidade (guitarra). Aos poucos foram se apresentando no circuito carioca em festivais como o Roquealize-se, e em palcos como Circo Voador, Imperator, Teatro Rival, Espaço Sérgio Porto, Smoke Lounge e outros. Destacamos também conquistas como terem sido finalistas do Webfestvalda (2012), o prêmio do Festival Nova Música Brasileira, o segundo lugar no Festival Intercultural e o primeiro lugar no Planeta Rock em São José do Rio Preto/SP (2014).

Festival de Jazz Montreux...
A banda carrega a experiência de ter dividido palco com nomes consagrados do Rock Nacional, entre os quais, Ira!, Detonautas, Biquini Cavadão e Fresno. Com a vivência dos palcos e com a banda em ascensão, em 2015 surgiu o convite para uma apresentação no importante Festival de Jazz Montreux, na Suíça. Na ocasião, aproveitaram a estadia no velho continente e realizaram uma mini turnê pelas proximidades.

De show em show, agora é a vez do Rock in Rio...
Em 2016, a banda lançou o álbum, “Valente”. A poesia sonora do disco rendeu shows pelo Brasil, entre os quais, apresentações em São Paulo, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro, Salvador/BA, Recife/PE, João Pessoa/PB, Mossoró/RN e Fortaleza/CE. Agora essa poesia chega ao Rock In Rio. A apresentação ocorre no dia 4 de outubro. Antes, no dia 27 de setembro, a banda lança seu novo play, o já intitulado, “Karma”. A Rock Press bateu um papo com a Canto Cego, no qual falamos sobre o novo disco, a versão de “Zé do Caroço”, clássico da Leci Brandão e que é tema da atual temporada de “Malhação” da Rede Globo e é claro, o Rock in Rio.

1 – Michael Meneses / Rock Press - De todas as bandas de Rock do Espaço Favela, a Canto Cego é a banda com maior experiência em shows e festivais nacionais e internacionais, incluindo o Montreux Jazz Festival, e depois do Rock in Rio vocês estão no Porão do Rock em Brasília. Como foi tocar nesses eventos e o que a participação no Rock In Rio pode agregar à história da banda?
Rodrigo_Solidade _CANTO_CEGO_no_rock_in_rio_foto_Sidnei_RibeiroRodrigo Solidade / Canto Cego:
Tocar no Montreux Jazz Festival foi uma experiência muito importante na história da banda. Viajar pra Europa, tocar para uma plateia completamente diferente do nosso habitual, conhecer músicos estrangeiros, outra cultura musical... Tudo foi muito enriquecedor. Até aquele momento, a Canto Cego pouco tinha saído do Rio de Janeiro, então, encarar a logística de uma viagem internacional foi um desafio e tanto. Mas deu tudo certo e hoje temos um capítulo lindo na história da banda. O Rock in Rio vai ser um outro momento marcante, sem sombra de dúvidas. Assim como o Porão do Rock, que precisou ser adiado e vai acontecer nos dias 25 e 26 de outubro.

2 - Rock Press – Vocês são crias da Favela da Maré, mencionada na música “Alagados” do Paralamas do Sucesso. Como é a vida e a cultura na Maré?Ruth_Rosa _CANTO_CEGO_no_rock_in_rio
Ruth Rosa: A vida na Maré é como em qualquer outra comunidade do Rio de Janeiro. Batalhando a cada dia, correndo atrás e tentando diminuir os impactos que certas ações públicas causam no nosso cotidiano. Mas, apesar de tudo a Maré respira e transpira cultura todo dia. Existem diversas organizações ligadas à cultura, promovendo shows, rodas de leitura, exposições de arte, aulas desenho, dança e etc. A Maré sempre foi muito rica culturalmente. É só abrir os olhos para ela.

3 - Rock Press – Vocês estão na trilha sonora de Malhação com “Zé do Caroço”, um clássico da Leci Brandão. Qual feedback vocês tiveram dela?
Magrão_CANTO_CEGO_no_rock_in_rio_foto_Sidnei_RibeiroMagrão: A Leci adorou nossa versão. Conseguimos entregar um exemplar do "Valente" para ela e dias depois ela postou sobre a gente nas redes sociais dela. Ficamos muito felizes. Além disso, é muito legal ouvir a música na novela. Saber que o som está atingindo mais corações e que uma canção tão potente está aí, atual. Tivemos um retorno muito positivo tanto nas redes sociais quanto no dia-a-dia. É realmente uma música especial.

4 - Rock Press – A banda prepara um novo disco. Fale um pouco sobre esse novo trabalho... 
Roberta Dittz: O "Karma" vem ao mundo dia 27 de setembro!! Com muita emoção, a gente traz um disco cheio de experimentos e sonoridades que há muito tempo queríamos explorar. Foi um processo bem intenso de janeiro até aqui e estamos bem animados com o resultado.

5 - Rock Press – O que a Canto Cego prepara para o show no Rock in Rio? Aproveitem e deixe Roberta_Dittz_CANTO_CEGO_no_rock_in_rio_foto_Andre_Valenteum recado aos leitores da Rock Press...  
Rodrigo Solidade:
O show no Rock In Rio vai ser o começo do ciclo do “Karma”, então podem esperar muitas músicas novas. Mas, também faremos canções do “Valente” e outras anteriores ao primeiro disco, fazendo um apanhado da história da banda até aqui. Vamos ter também participações especiais e vou parar por aqui, que acho que já dei muito spoiler (risos). Para saber mais, só vendo o show ou acompanhando nas nossas redes sociais. Queremos mandar um imenso abraço a todos os leitores e à equipe da Rock Press pelo convite. Ah, e valorizem a música brasileira que está sendo feita hoje, agora. Tem muita coisa boa acontecendo nesse exato momento!

CONHEÇA:
SITE:
 https://www.cantocego.com/
TWITTER: https://www.twitter.com/cantocego
YOUTUBE: https://www.youtube.com/cantocego
FACEBOOK: https://www.facebook.com/cantocego/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cantocego
SOUNDCLOUD: https://www.instagram.com/cantocego
CONTATO PARA SHOWS: bandacantocego@gmail.com

A Rock Press alerta sobre o risco em comprar ingressos com cambistas, mas fica a dica, estejam atentos, afinal sempre pinta alguma promoção de ingressos em empresas parceiras ao festival! - Michael Meneses!

ESPAÇO FAVELA - Programação:
DIA 27 de Setembro - 
Nós do Morro + Heavy Baile + Gabz + Abronca
DIA 28 de Setembro - Nós do Morro + Orquestra Maré Do Amanhã Apresenta Rock Symphony + Batalha Do Slam + Setor Bronx
DIA 29 de Setembro - Nós do Morro + BK’ + Malía + Dudu De Morro Agudo
DIA 3 Outubro - Nós do Morro +  Roda De Samba A Festa Da Raça + P-Tróleo + Dughettu
DIA 4 Outubro - Nós do Morro + Canto Cego + Agona + BK-81
DIA 5 Outubro - Nós do Morro +  Cidinho & Doca + Jonathan Ferr + Lucas Hawkin
DIA 6 de Outubro - Nós do Morro + Delacruz & Maria + Xamã + Tuany Zanini

Tudo sobre o Rock in Rio leia em Rock Press: http://portalrockpress.com.br/rock-in-rio 
EQUIPE ROCK PRESS NO ROCK IN RIO: Michael Meneses, Cadu Oliveira, Robert Moura, Lorena Brand, Thamires Maciano, Ver+ Fotografias

Portal Rock Press