Atitude, Maconha e Muito Som... A História do Planet Hemp em livro!!!

O ano de 2018 será lembrado como o ano em que parte do povo brasileiro votou contra a Pedro_de_Luna_Ph©elzacohenliberdade de expressão. Também será lembrado pelo ano em que a banda Planet Hemp, um ícone da liberdade de expressão na música brasileira, ganhou filme, teve disco lançado em K7, fez shows memoráveis e deu um novo “tapa”, a biografia: “Planet Hemp: mantenha o respeito” de autoria do incansável Pedro de Luna. No Rio de Janeiro, o lançamento acontece nesta terça-feira (11/12), no Smoke Lounge na Tijuca. Na ocasião o autor fará palestra com o tema: “O Planet Hemp antes da fama”, sessão de autógrafo e finalizando, shows com Ladrão (Banda do Fomigão, baixista do Planet) e 77 Idols (músicos da Hemp-Family). O livro tem eventos de lançamento confirmados em Niterói/RJ (12/12), Ipanema/RJ (13/12), São Paulo/SP (15 e 22/12) e Vitória/ES (19/12).

Atitude, Maconha e Muito Som... A História do Planet Hemp em livro!!!
TEXTO: Alexandre Beckão
FOTOS: Michael Meneses + Elza Cohen + Divulgação

Na batida cada vez mais frenética, e louca dos nossos dias na busca pelo que ganhar (seja o que for!), acabamos de verdade perdendo Planet_Hemp_D2_na_Lona_Cultural_de_Campo_Grande_RJ_1996_FOTO_Michael_Meneses_Créditos_Obrigatoriogrande parte do nosso tempo. E a consequência mais louca desse descompasso, é perder a noção do próprio tempo. Já faz 25 anos que eles se apresentaram pela primeira vez, e tudo mudou na cena musical carioca, e no cenário cultural brasileiro. Nascidos em um momento, que pra muitos de nós tudo seria diferente, afinal tínhamos banido um ladrão da presidência do país, o Planet Hemp sempre esteve no limiar de um dia que ainda não chegou. Um dia, onde a liberdade de expressão não estaria vigiada por quem não gosta, e sim associada a quem tem algo a dizer. Numa cena musical hoje lendária, a cultura florescia das frestas do concreto por todo o país, reciclando e transformando tudo que havia acontecido nos “idílicos anos 80”.

Naqueles dias, e por incrível que pareça como está acontecendo hoje, ter uma banda era invariavelmente pra tocar covers, claro que havia exceções (mas eram exatamente isso, exceções!). Eu mesmo tive tal experiência com meus companheiros de banda, sempre havia o por onde começar? Ou o que fazer? Será que vai ficar legal? E tantas outras dúvidas, que não podiam ser respondidas ouvindo só o som dos anos 80.

O mundo começava a ficar menor e as distâncias iam diminuindo, através da MTV (que estava surgindo por aqui!) descobrimos que na gringa acontecia a revolução do Som Alternativo, e todas as ideias eram possíveis. Na terra do Tio Sam: o Grunge, o Rapcore, e as College Radios se tornavam fenômenos de massa. Já na corte de sua majestade: acontecia a consolidação do Indie Rock, a febre do British Pop, e a explosão sonora da geração eletrônica, que juntos abalaram as estruturas do velho continente. E aqui, como em outras partes do mundo, também surgiam novos artistas e cenas: Skank, Raimundos, Low Dream, Yo-Ho Delic, Pato Fu, Little Quail And The Mad Birds, Pin Ups, Chico SciencePlanet_Hemp_BNegão_Lona_Cultural_de_Campo_Grande_RJ_1996_FOTO_Michael_Meneses_Créditos_Obrigatorio & Nação Zumbi, Virna Lisi, Mundo Livre S/A, Pavilhão 9, Câmbio Negro, Garage Fuzz, e tantos outros. E na casa do carnaval, não era diferente: Gangrena Gasosa, Second Come, Sex Noise, Pelvs, Funk Fuckers, Suínos Tesudos, Poindexter, Soutien Xiita, Beach Lizards, Piu-Piu e Sua Banda, Dash, Zumbi do Mato, Gabriel “O Pensador”, e obviamente, o Planet Hemp.

Trazendo como bandeira, o polêmico discurso em prol da legalização da Maconha. Trombaram de frente contra o sistema da época, e ainda hoje, com um discurso inflamado e um som que crescia mais e mais a cada show. Misturando de uma forma inédita, até então por aqui, Indie Rock/Ragga/Hardcore/Rap/Funk, criaram em muito pouco tempo uma enorme legião de fãs e admiradores.
 
Logo gravaram seu primeiro álbum, Usuário (1995), apenas 2 anos após o seu surgimento, e que foi disco de ouro (Recentemente “Usuario” foi lançado em Fita K7 pela Polysom). Logo eles foram premiados e presos algumas vezes, tocaram em vários festivais e eventos relevantes do país, gravaram mais discos, e fizeram muitos shows fora do país sempre com grande sucesso, atingindo o reconhecimento nacional e internacional.

Há pouco a amizade de Skunk e D2 chegou ao cinema com o filme “Legalize Já” e pra fechar esse ano de comemoração dos seus 25 anos de atividade a história completa dessa banda, que mudou os alicerces do cenário musical tupiniquim, e que agora sai em livro.

PlanetLivro_Planet_Hemp_mantenha_o_respeito_de_Pedro_de_Luna Hemp: mantenha o respeito, e um lançamento da Editora Belas Letras, e é o novo livro do escritor, jornalista, gestor cultural e quadrinista Pedro de Luna, autor de outros oito livros, entre os quais; “Brodagens”, “coLUNAs”, “Niterói Rock Underground 1990-2010”, “Histórias do Porão" - sobre o Festival Porão do Rock que acontece todos os anos em Brasilia e que completou 20 anos em 2018. Um pouco dessas histórias estão nesta entrevista que a ROCK PRESS fez com Pedro de Luna ano passado. LEIA: https://bit.ly/2zLmkWH

O trabalho de pesquisa que deu vida a Biografia do Planet Hemp, o escritor Pedro de Luna realizou uma vasta pesquisa com os músicos da banda e pessoas ligadas aos músicos, indo do underground carioca ao mainstream brasileiro. E claro, não pense você leitor que o livro equivale a um “Fininho”, a biografia é uma "Tora" com 496 páginas “bem regadas” de informações!

“Passando a Bola” e para finalizar a noite, shows com as bandas 77 Idols (composta por integrantes da chamada hemp family como Squaws e Serial Killer) e Ladrão, cujo baixista é o Lançamentos_da_biografia_Planet_Hemp_mantenha_o _respeito_de_Pedro_de_LunaFormigão do Planet Hemp. Na ocasião, Pedro de Luna vai palestrar sobre o tema “O Planet Hemp Antes da Fama”. Durante todo o evento o livro estará a venda e haverá sessão de autógrafos. O livro também terá lançamento em Niterói/RJ (12/12), Ipanema/RJ (13/12), São Paulo/SP (15 e 22/12) e Vitória/ES (19/12). E você sabe, se não tá ligado na missão... Ph@dassê!!! - Alexandre Beckão.

SERVIÇO:
Lançamento da biografia “Planet Hemp: mantenha o respeito” de Pedro de Luna.
Lançamento_da_biografia_Planet_Hemp_mantenha_o _respeito_de_Pedro_de_Luna_naSmoke_LoungeATRAÇÕES:
Palestra com o tema: “O Planet Hemp antes da fama” + Sessão de autógrafos + Show com as bandas Ladrão e 77 Idols.
LOCAL: Centro Cultural Smoke Lounge – R. Ibituruna, 8 – Tijuca/RJ – (21) 3197-1975.
DATA: 11 de dezembro, terça-feira, das 18h às 0h.
INGRESSOS: No Local.
EVENTO: https://bit.ly/2QhGGRK
SOBRE O LIVRO: https://bit.ly/2E7vMqA

 

NITERÓI/RJ
Lançamento_da_biografia_Planet_Hemp_mantenha_o _respeito_de_Pedro_de_Luna_em_NiteroiDATA:
12 de dezembro (quarta) das 17h às 20h.
LOCAL: Tabacana: R. São João 71, Galeria Garden, loja 19, Centro – Niteroi/RJ - (21) 98683-3828. 
EVENTO:https://bit.ly/2UtnuPn
SOBRE O LIVRO: https://bit.ly/2E7vMqA

 


IPANEMA/RJ
Lançamento_da_biografia_Planet_Hemp_mantenha_o _respeito_de_Pedro_de_Luna_La CucarachaLançamento da biografia “Planet Hemp: mantenha o respeito” com a presença do autor Pedro de Luna. Ambiente legalize com o Capitão Presença.
DATA: 13 de dezembro (quinta) das 18h às 0h
LOCAL: La Cucaracha: R. Teixeira de Melo 31-H - Ipanema/RJ. (21) 2522-0103.
EVENTO: https://bit.ly/2Eo8RZ0
SOBRE O LIVRO: https://bit.ly/2E7vMqA

VITORIA/ES 
Lançamento_da_biografia_Planet_Hemp_mantenha_o _respeito_de_Pedro_de_Luna_VitoriaESLançamento do Livro “Planet Hemp " Mantenha o Respeito" com o autor Pedro de Luna + Show Tributo ao Planet Hemp com a Banda Beck Power .
DATA: 19 de dezembro, ÀS 19h30
LOCAL: Spirito Jazz - Rua Madeira de Freitas 244 , Via Cruzeiro Mall, 2º Andar, Praia do Canto - Vitória/ES.
EVENTO: https://bit.ly/2Qinzr1
ENTRADA GRATUITA.
SOBRE O LIVRO:
https://bit.ly/2E7vMqA

SÃO PAULO/SP
Lançamento_da_biografia_Planet_Hemp_mantenha_o _respeito_de_Pedro_de_Luna_em_São_PauloDATA:
15 de dezembro – Sábado, 16hs.
LOCAL: Ultra 420 – Rua dos Pinheiros, 448B – Pinheiros – SP/SP
ENTRADA GRATUITA.
EVENTO: 
https://bit.ly/2Px5u2V
SOBRE O LIVRO: https://bit.ly/2E7vMqA

 

 

Lançamento_da_biografia_Planet_Hemp_mantenha_o _respeito_de_Pedro_de_Luna_Seman_Internacional_da_Musica_São_PauloDATA: 22 de dezembro – Sábado.
LOCAL: INCA – Vila Madalena - SP/SP
SOBRE O LIVRO: https://bit.ly/2E7vMqA

 


Alexandre Beckão é: Carioca, Aquariano, batizado por influência do PH, e devotado de forma irreversível à Música. Paz & Música!!! Namastê!!

Portal Rock Press