"A Fotografia do Olhar"

Mário Quintana disse: "O fotógrafo tem a mesma função do poeta: eternizar o momento que passa", puraFotografia Arte por Allan Na Espinha Art Tattoo IMAGEM SOCIAL Tania Lima verdade. Essa busca do eterno também está presente na pintura e na música, claro. 

"A Fotografia do Olhar"
Texto por Tania Lima - Arte por Allan Na Espinha


Engraçado que no caso da fotografia o uso de novas tecnologias não mudou propriamente o olhar sensível de quem fotografa, apenas permite o uso de recursos capazes de tornar a velocidade de alcance e/ou o acesso de uma foto mais fácil e rápido. Mestres como Cartier Bresson, Dorothea Lange, Pierre Verger, Sebastião Salgado, Andy Warhol escreveram (e escrevem) com a luz e eternizando momentos em uma fotografia. Todos esses e outros tantos, são apaixonados pela fotografia; e é  preciso ressaltar que a paixão faz toda a diferença, afinal um olhar apaixonado é capaz de  eternizar momentos em imagens.

A foto deve representar além do que se vê por isso a necessidade da paixão. Fotografar é o deleite dos sensíveis e a esperança do fotógrafo de deixar sua marca para a eternidade. Acho que é  por isso que as pessoas se apaixonam por fotografar vê-se assim a esperança de tornarem-se eternos; Mas fotografar exige treino; e treinar o olhar implica treinar a alma para enxergar o que ninguém vê. Isso vale também para quem olha a foto; ela sempre nos revela possibilidades; tem pessoas que destacam a luz, o enquadramento, o local e por fim existem aquelas que vão ver a foto por trás da foto: o sentimento, a paisagem, a época; Essas percebem que a foto se comunica;
Mário Quintana disse: "O fotógrafo tem a mesma função do poeta: eternizar o momento que passa", pura verdade. Essa busca do eterno também está presente na pintura e na música, claro. 
 

A música particularmente recria momentos que de tão especiais se tornam fotografia para alma e uma trilha sonora de imagens. Daí tem música do namoro, separação, maternidade, da melhor e maior conquista  etc. Agora mesmo me ocorreu uma muito marcante, aquele tema composto pelo maestro Eduardo Souto Neto e que embalava as corridas de Formula 1 e que muita gente associa ao Airton Senna, lembra?  Tem o tema também o de Rocky Balboa e ainda do filme “Footloose - Ritmo Louco” cujo tema faz parte do Rock and Roll Hall of Fame. Trilha sonora é tudo; 

Enfim minha reflexão defende o uso da emoção e da sincera capacidade de se deixar envolver por ele, o sentimento, este sublime ato de se comover, perceber e apreciar algo. Sorte tem o fotógrafo, exímio intérprete da arte de sentir. - Tania Lima

Tania Lima Olhar da fotografiaSobre Tania Lima - Formada em Administração, Sociologia, possui lato sensu em Docência do Ensino Superior, cursa Mestrado em Políticas Públicas na UFRJ, milita em causas sociais, em prol do movimento afro e nunca se cansa de lutar!

 

Allan Na Espinha Art TattooSobre a arte e seu autor: A arte que ilustra a coluna Imagem Social dessa semana, é um presente do artista Allan Na Espinha, ao Michael Meneses, editor da Rock Press quando Michael Meneses recebeu se mudou para sua residencia atual. Allan Na Espinha é ilustrador e um dos grandes nomes da tatuagem na Região dos Lagos/RJ. Além de eternizar sua arte na pele, no papel e em paredes, Allan também produz shows de rock na região dos Lagos, destaque para o Na Espinha Underground por onde já passaram dezenas de bandas ao longo dos anos.
Conheça seus trabalhos: https://www.facebook.com/naespinhaartetattoo/

 

ATENÇÃO: Essa coluna, assim como outros espaços do Portal Rock Press dará voz a fotógrafos, tatuadores, chargistas e artistas plásticos que desejem ilustrar em prol da consciência social. Escreva para gente!

CONTATO PORTAL ROCK PRESS:
Envie News e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, HQ, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 

Envio material físico das suas produções:
PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30450
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/

Comentários

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018 16:40:55

re: "A Fotografia do Olhar"

Belo Texto e bela matéria !
Feliz em poder fazer parte ai com minha humilde arte, rs

Forte abraço !

Comentários não permitidos neste 'Post'.