A Contracultura e o Poder das Minas em prol das Mulheres Livres!

Março é o mês da conscientização feminina, e em função disso, diversas iniciativas estão acontecendo Contracultura_o_Poder das Minas_em_prol_das_Mulheres_Livrespelo Brasil. São debates, atos políticos, shows de rock, exposições e muita reflexão. Destacamos três desses eventos: Contracultura 4 – Existência e Girl Power & O Poder das Minas (ambos no Rio de Janeiro), e Mulheres Livres Ato V (em São Paulo). Todos acontecendo neste final de semana (veja programação geral na matéria que segue). Vale a participação de todos, afinal “Ninguém larga a mão de ninguém”, para que em breve todos os dias sejam sempre um novo 8 de Março e lembramos: #MariellePresente e o nosso #EleNão é ETERNO!

A Contracultura e o Poder das Minas em prol das Mulheres Livres!
TEXTO: Larissa Oliveira e Michael Meneses! – FOTOS: Divulgação

Respeito e igualdade! O que era para ser um direito de todos, está longe do ideal, especialmente quando se trata das mulheres. Infelizmente não é e NUNCA foi novidade o quanto mulheres, assim como a comunidade LGBTs são vítimas de atos covardes por toda a história da humanidade. A diferença é que atualmente, tomamos maior ciência de atos de feminicídio e homofobia, por conta do poder de divulgação através das redes sociais. Ou seja, lamentavelmente, o mundo sempre foi covarde com quem quer seja!

A partir do momento que ficamos calados diante de qualquer ação de violência contra as mulheres, que vai de um lugar no ônibus que não oferecemos a uma gestante ou idosa(o), e principalmente ao nos calarmos diante dos crescentes casos de feminicídio que diariamente tomamos conhecimento. Somos todos covardes, nossa primeira ferramenta de luta é o MANIFESTO!

Ciente disso, mulheres, LGBTs e homens em várias cidades do mundo estão na correria de iniciativas de cunho cultural que alimente o grito em favor do RESPEITO! Tais ações acontecem durante todo o ano, mas ganham força durante o mês de março. Afinal, se temos o poder de lutar por igualdade através da música e da arte, por que não fazer uso da poesia, do cinema, da fotografia, das artes visuais, em prol de um objetivo tão importante?! Selecionamos três iniciativas, duas delas no Rio de Janeiro, e outra em São Paulo, abaixo mais informações.

Mulheres Livres Ato V em São Paulo/SP - Dois anos de ação do coletivo Levante das Minas!

Mulheres_Livres_Ato_VComemorando dois anos de atitudes e ações em prol da causa feminina, LGBT e contra qualquer tipo de preconceito, o coletivo Levante das Meninas, cuja proposta é sonorizar as mulheres no underground, promove nesse sábado (16/3), no Morfeus Club em Santa Cecília em São Paulo capital, o Mulheres Livres Ato V. O evento terá shows das bandas Dominatrix, Ratas Rabiosas, Vozes Incômodas, Vermenoise, Messias Empalado e Inhuman Penitence, além de exposições e comida vegana. O coletivo convida mães e seus filhos, sendo todos bem-vindos, e o microfone ficará aberto para poesias e manifestos. E como todo tipo de preconceito se combate com denúncia, a organização avisa: “Nenhum tipo de preconceito será tolerado durante o evento: Racismo, homofobia, transfobia, racismo, gordofobia e etc. Se tiver algum desconforto, chame a organização”. Saiba mais no serviço que segue:

MULHERES LIVRES ATO V
LOCAL: 
Morfeus Club - Rua Ana Cintra, N: 110, SP/SP - (Pertinho do Metrô Santa Cecília).
BANDAS: Dominatrix + Ratas Rabiosas + Vozes Incômodas + Vermenoise + Messias Empalado + Inhuman Penitence
PERFORMANCE ARTÍSTICA: Lyra D.Lírio 
COMIDA: Rango vegano no local
INGRESSOS: No Local
EVENTO:https://www.facebook.com/events/401411370646692/

Smoke Lounge na Tijuca/RJ promove o Contracultura 4 – Existência

Contracultura_4_Existência_no_Smoke_Lounge_RJUm dos espaços mais democráticos da cultura carioca nesses dias tensos é o Centro Cultural Smoke Lounge, a partir do tema "Enquanto existirmos, a arte resistirá", a quarta edição do Contracultura, no próximo sábado (16/3). O evento tem como meta reunir músicos, lideranças políticas e artistas em geral, além de um público pensante, para discutir por meio da música e da arte a situação política feminina e LGBT atual. Para isso o evento, terá em seu palco as militantes culturais Natalia Carrera (Letrux), Troá, Little Roon e Bel Baroni. Além desses shows, durante a programação, assim como em outros eventos que acontecem na Smoke Lounge, outras atrações artísticas vão enriquecer o pensamento e as reflexões em prol da causa. A produção defende: “O evento não exalta e nem idolatra as garotas: apenas entrega a elas o mérito que lhes é de direito desde sempre”. Segue o serviço:

CONTRACULTURA 4 – EXISTÊNCIA
LOCAL: 
Centro Cultural Smoke Lounge - Rua Ibituruna, 8, Tijuca/RJ - Tel: (21) 3197-1975
BANDAS: Natalia Carrera (Letrux) + Troá + Little Roon + Bel Baroni
DATA: 16 de março de 2019, 21h
OUTRAS ATRAÇÕES: Flash tattoo + publicações independentes + Exposição + Sorteios
INGRESSOS: No Local
EVENTO: https://www.facebook.com/events/246689062929660/

Espaço Duck Walk/RJ é o palco do Girl Power & O Poder das Minas

GIRL_POWER_e_o_Poder_das_MinasO universo underground é repleto de guerreiras, a lista é enorme, e se formos fazer uma relação de mulheres pelo mundo, certamente o Rio de Janeiro, teriam bons exemplos da força feminina no Rock. Dois desses nomes, são as DJs e produtoras Sylvia Sussekind, Priscilla Dau e Suzana Boik que juntas organizam o GIRL POWER & O Poder das Minas que vem acontecendo desde o dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) no Duck Walk Pub, na mítica Rua Ceará na Praça da Bandeira/RJ.

As apresentações ocorrem sempre de quarta a sábado e já participaram: Eufêmea, Cantare Videokê, LauraDJ_Priscila_Dau_FOTO_Divulgação Zennet in Rock em show que contou com a participação guitarrista Cláudio Sangito, Luana Dias Acústico Rock. Os eventos contam com as DJs Priscila Dau (Foto) e Sylvia Von Süssekind discotecando.
 
O projeto não só almeja (assim como os citados acima) enaltecer a contribuição feminina para a música, como também valorizar os diversos tipos de mulheres que lutam muito pelo seu espaço na sociedade. Na década de 90, a banda feminina L7 organizou o Rock for Choice em que diversas bandas como Bikini Kill, Lunachicks e Nirvana tocaram com o intuito de arrecadar fundos para grupos pró-aborto. Assim como Rock For Choice, o GIRL POWER & O Poder das Minas conta com a participação de grupos de forte presença feminina e com a arrecadação de fundos para causas sociais. O valor arrecadado com a bilheteria e com a venda de comes e bebes dos vários dias do evento será doado para a instituição Mapa do Acolhimento, que oferece assistência psicológica e jurídica a mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência. Também serão arrecadados lenços e cabelos para o projeto Cabelinhos do Bem, que confecciona megahair gratuitamente para mulheres em tratamento de câncer de mama. Outro objetivo é distribuir produtos de higiene básica `às presidiárias por meio do projeto Elas Existem. Todas essas Blastfemme_FOTO_Divulgaçãoincríveis iniciativas provam que a solidariedade entre as mulheres está mais viva do que nunca.

Entre as bandas que estão por se apresentar, constam na line-up, o heavy metal feminino, Melyra, Blastfemme (Foto), que com um som despojado e que retornam de uma turnê recente na China. Além de bandas de metal, punk e afins o girl power conta com a presença das DJs Priscila Dau e Sylvia Von Süssekind organizadoras do evento. Abaixo a programação geral do Girl Power & O Poder das Minas.

SERVIÇO:
GIRL POWER & O Poder das Minas

HORARIOS: Todos os shows tem inicio às 21hs
DATAS:
15/03 - 
Melyra
16/03 - Caru De Souza & The Blues Stolens + DJs: Priscila Dau e Sylvia Von Süssekind
22/03 - Blastfemme + DJs: Priscila Dau e Sylvia Von Süssekind
23/03 - Hexwyfe 
29/03 - Venuz + DJs: Priscila Dau e Sylvia Von Süssekind
30/03 - Mauren McGee + DJs: Priscila Dau e Sylvia Von Süssekind
INGRESSOS: Bilheteria da Duck Walk com revertido para instituições de apoio a mulher!
INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS:
Elas Existem:
 https://www.facebook.com/ElasExistem/
Mapa do Acolhimento: https://www.mapadoacolhimento.org/ 
Cabelinhos do Bem: https://www.facebook.com/cabelinhosdobem/
APOIO: Villa Musical + Rede Palcos do Rio + Electric Funeral Records.
EVENTO: https://www.facebook.com/events/323945481660110/
REALIZAÇÃO: Miranda Productions + Collapse Agency + Duck Walk Pub.

Sabemos que essas iniciativas acima, não são as únicas, temos certeza que em sua cidade, alguém nesse momento está levantando a bandeira por uma causa pertinente pelo meio ambiente, educação, mulheres, LGBTs, cultura... A lista é longa, cabe a você, à mídia, aos agitadores culturais e TODO MUNDO dentro do possível ajudar no processo, nós da Rock Press, tentamos fazer nossa parte também e só para reforçar #EleNão! – Larissa Oliveira e Michael Meneses!

Portal Rock Press