12ª do Festival Setembro Negro – Neste Final de Semana em São Paulo!

Maior festival de Som Extremo do Brasil celebra sua 12ª Edição, neste fim de Semana no Carioca SETEMBRO_NEGRO_2018Clube/SP. O festival marca o retorno após um hiato de 5 anos da Tumba Produções. Ao longo dos anos, com garra e resistência, o Setembro Negro foi palco de grandes nomes da música extrema mundial e nacional. 


12ª do Festival Setembro Negro – Neste Final de Semana em São Paulo!
TEXTO: Anderson Fino - IMAGENS: Divulgação

Não há como negar, o Festival Setembro Negro é um dos grandes festivais da América Latina destinado aos apreciadores e sempre fiéis fãs da música pesada. Produzido pela Tumba Records, um selo que sempre foi visionário na cena, organizando inúmeros eventos, com a precensa de bandas como; Autopsy, Morbid Angel, Napalm Death, Nervochaos, Sodom, WASP, Cannibal Corpse, Mayhem, Krisiun, Hate Eternal, Ratos de Porão, Dissection, Belphegor, Candlemass, entre tantas outras bandas fundamentais ao segmento. A importância do Selo Tumba Rec. é notável entre os selos voltados ao som pesado do país, em atividade desde 1996. Recordo que ainda adolescente adquiri discos lançados pela Tumba Records, das bandas Subtera e Zoltar, numa banquinha no antológico Garage (casa underground do RJ), na ocasião de uma apresentação do Torture Squad. 

A décima segunda edição do Festival Setembro Negro traz bandas das mais diversas épocas e estilos. São 16 atrações, entre nacionais e internacionais. A primeira noite do evento, sábado (29/9), terá como destaque o emblemático Coven (EUA), os canadenses do Razor e os brasileiros do Vulcano; completam esse dia as bandas Aeternus, a clássica banda norueguesa de black/death metal, que vem ao Brasil pela primeira vez. Também da Noruega o Black Metal do Taake retorna ao país para promover seu último disco, “Kong Vinter”. Os alemães do Purgatory, banda da escola Death Metal anos 90 e dando início ao evento, as bandas tupiniquins Infested Blood e Human Atrocity. 

Já o segundo dia do festival (Domingo, 30/9) será marcado pelo peso do Black, Death, Thrash,Grindcore e Crust Punk, que além dos destaques; At The Gates e Wolfbrigade (ambas da Suécia) e os brasileiros do Amen Corner, ainda contará com Martir Schirenc tocando músicas da sua banda lendária do death/grindcore austríaco, Pungent Stench – No momento há uma briga na justiça pelo nome da banda; os belgas do Enthroned voltam ao Brasil para destilar toda sua fúria e a visceral banda americana de thrash metal Morbid Saint, do clássico “Spectrum for Death”. Abrindo o último dia, as bandas nacionais Decomposed God, e o Manger Cadavre, uma das revelações do atual cenário nacional. Confira aqui alguns destaques desses dois dias de evento e toda a programação ao final da Matéria.

SÁBADO 29/11
COVER_no_SETEMBRO_NEGRO_2018COVEN - (EUA)

A lendária banda americana, liderada pela cantora Esther “Jinx” Dawson retorna aos palcos para uma apresentação histórica. Precursores na linha do rock’n roll com temas ocultistas e satânicos, o primeiro lançamento é datado pré-Black Sabbath. Certeza de um show cheio de performance teatral e rico de clássicos, principalmente do emblemático disco “Witchcraft Destroy Minds & Reaps Soul”. Arrisco a dizer ser a grande atração da noite de sábado.


RAZOR - (Canadá)
Referência no speed/trash metal, os canadense do Razor vêm com bagagem de discos clássicos, como “Executioner’s songs”, “Evil Invaders”, “Malicious Intent” e “Violent Restituion”, todos lançados na década de 1980. O quarteto retorna ao Brasil com seus mais 30 anos de histórias, entre idas e vindas, e serão grandes representantes dos fãs do estilo no evento.

VULCANO - (Brasil)
Percussores do metal no Brasil, a banda da baixada santista é uma das primeiras (se não a primeira) a fazer metal extremo ainda no início dos anos 80. Influenciaram inúmeras bandas pelo mundo que vieram a surgir na cena black/death/thrash. Sem sombras de dúvidas, um dos grandes nomes do festival. Vulcano se apresentará na noite de sábado. 

DOMINGO 30/11
AT THE GATES - (Suécia)

Esses suecos são cultuados por adeptos do death metal melódico por todo o mundo; em sua linha de frente, Tomas Lindberg, que já foi de bandas como Grosteque, Lock Up, Disfear e Skittsystem, e recentemente lançou o disco “To Drink From the Nigth Itself”.

WOLFBRIGADE - (Suécia)
Formada em 1995, a lendária banda de crust punk sueca, anteriormente conhecida por Wolfpack, é um dos nomes mais esperados do festival. O peso, as melodias e d-beat sempre foram marcantes, e com letras sócio-políticas. Há um mito que a banda só toca em festivais, ou seja, imperdível essa oportunidade - que poderá ser única!

AMEN CORNER - (Brasil)
Banda da região sul do país, é uma das referências em metal extremo nacional. Formados na década de 90, com os discos/EPs “Etenal Prophecies”, “Finall Celebration”, “Fall, Ascension, Domination”, consolidaram seu nome na seminal Cogumelos Records. Após isso, mais discos foram lançados, e toda essa história de 25 anos estará presente no domingo.

Com um line up que alinha diferentes estilos da música extrema da mais excelente qualidade o Setembro Negro ocorrerá em São Paulo, no Carioca Club. Confira as datas, horários e ordem abaixo:

12ª Edição FESTIVAL SETEMBRO NEGRO - 29 e 30 de Setembro

SETEMBRO_NEGRO_2018

PROGRAMAÇÃO:
Sábado (29/09) – 13Hs
BANDAS:
Human Atrocity + Infested Blood + Purgatory + Aeternus + Taake + Vulcano + Coven + Razor 
Domingo (30/09) – 14hs
BANDAS: Manger Cadavre + Decomposed God + Amen Corner + Enthroned + Morbid Saint + Schirenc Plays Pungent Stench + Wolfbrigade + At The Gates
LOCAL: Carioca Club - Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros-SP/SP. 
INGRESSOS: http://www.clubedoingresso.com/setembronegrofestival
FANPAGE DO FESTIVAL: http://www.facebook.com/SetembroNegroFestival
FANPAGE DA TUMBA PROD.: https://www.facebook.com/tumbaproductions 
SITE OFICIAL: http://tumbaproductions.com.br/
INFO: Tel. (11) 3813-8598 / http://www.cariocaclub.com.br/

Portal Rock Press